domingo, 21 de junho de 2009



AINDA SOBRE O MOMENTO DE RECEPÇÃO AO NOVO BISPO DA DIOCESE DE IGUATU, DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA.

MEMBROS DOS MOVIMENTOS DE PASTORAL CONDUZINDO FAIXAS E CARTAZES, COM DIZERES DE FRATERNA ACOLHIDA, AO PASTOR DIOCESANO.

POSTADO POR

OSMAR LUCENA FILHO



AQUI, DOM JOÃO JOSÉ, BISPO DE IGUATU, APÓS A MISSA DE ENCERRAMENTO DA FESTA DO CORAÇÃO DE JESUS, PADROEIRO DE PIQUET CARNEIRO, CONCEDENDO UMA ENTREVISTA AO EDITOR DO JORNAL "GERAÇÃO", CINÉSIO LIMA.

CASA PAROQUIAL, MANHÃ DE SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2009.



DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA, BISPO DIOCESANO DE IGUATU, NO ATO DO ENCERRAMENTO DA MISSA, NA SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, PADROEIRO DE PIQUET CARNEIRO.

IGREJA MATRIZ, SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2009.



BISPO DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA, NOVO PASTOR DA DIOCESE DE IGUATU-CE, POR OCASIÃO DA BÊNÇÃO FINAL, NA MISSA DE ENCERRAMENTO DA FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, PADROEIRO DE PIQUET CARNEIRO, NA MANHÃ DA SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2009.



DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA, BISPO DIOCESANO DE IGUATU, LADEADO PELOS PROFESSORES OSMAR LUCENA FILHO E FRANCISCA GOMES DE MORAIS, RESPECTIVAMENTE, VICE-PRESIDENTE E PRESIDENTE DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO DA PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO.

MANHÃ DE 19 DE JUNHO DE 2009.

FOTO REGISTRADA POR OCASIÃO DA PRIMEIRA VISITA DE DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA A PIQUET CARNEIRO.



MISSA DE ENCERRAMENTO DA FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - ANO 2009

NESTA FOTO, OS PROFESSORES OSMAR LUCENA FILHO E FRANCISCA GOMES DE MORAIS, RESPECTIVAMENTE, VICE-PRESIDENTE E PRESIDENTE DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO DA PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO.


MISSA DE ENCERRAMENTO DA FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, PADROEIRO DE PIQUET CARNEIRO.
PRESIDIDA PELO BISPO DIOCESANO DE IGUATU, DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA, E CONCELEBRADA PELOS PADRES JOSÉ BATISTA E LÁZARO AUGUSTO.
MANHÃ DE SEXTA-FEIRA, DIA 19 DE JUNHO DE 2009.

FLAGRANTE DA MISSA DE ENCERRAMENTO DA FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO-CE.
A MISSA FOI PRESIDIDA, NA MANHÃ DO DIA 19 DE JUNHO DE 2009, PELO BISPO DIOCESANO DE IGUATU, DOM FREI JOÃO JOSÉ DA COSTA, DA ORDEM DOS IRMÃOS DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA DO MONTE CARMELO.
NESTA FOTO, TEMOS, DA ESQUERDA PARA A DIREITA: SEMINARISTA MARCOS, PE. JOSÉ BATISTA (ADM. PAROQUIAL DE PIQUET CARNEIRO), DOM FREI JOÃO JOSÉ DA COSTA (BISPO DIOCESANO DE IGUATU) E PE. LÁZARO AUGUSTO (PÁROCO DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA SANTANA, EM IGUATU-CE).


PRIMEIRA VISITA DE DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA, NOVO BISPO DIOCESANO DE IGUATU, A PIQUET CARNEIRO, REALIZADA NA MANHÃ DE SEXTA-FEIRA, DIA 19 DE JUNHO DE 2009, SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

O SR. BISPO DIOCESANO NO MOMENTO EM QUE SAUDAVA, PELA 1ª VEZ, OS SEUS DIOCESANOS (DE PIQUET CARNEIRO).



1ª VISITA DE DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA, NOVO BISPO DIOCESANO DE IGUATU-CE, À PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO-CE.

AO MICROFONE, O PE. JOSÉ BATISTA DA SILVA, ADMINISTRADOR PAROQUIAL DE PIQUET CARNEIRO, FAZENDO SEU DISCURSO DE ACOLHIDA AO BISPO DIOCESANO.

MANHÃ DE SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2009.



PRIMEIRA VISITA DE DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA, NOVO BISPO DIOCESANO DE IGUATU, A PIQUET CARNEIRO.

MANHÃ DE 19 DE JUNHO DE 2009.

AQUI, UM FLAGRANTE DO MOMENTO EM QUE DISCURSAVA O EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO DO MUNICÍPIO, EXPEDITO JOSÉ DO NASCIMENTO, MANIFESTANDO, EM NOME DA MUNICIPALIDADE, VOTOS DE BOAS-VINDAS, A DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA E À SUA COMITIVA.



FLAGRANTES DA PRIMEIRA VISITA DE JOÃO JOSÉ DA COSTA, NOVO BISPO DIOCESANO DE IGUATU, À PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO.
MANHÃ DE 19 DE JUNHO DE 2009
NESTA FOTO, O SR. BISPO VÊ-SE LADEADO, À DIREITA, PELO PE. LÁZARO AUGUSTO, NOSSO CONTERRÂNEO.



1ª VISITA DO NOVO BISPO DA DIOCESE DE IGUATU A PIQUET CARNEIRO

MANHÃ DE 19 DE JUNHO DE 2009

BISPO DOM JOÃO JOSÉ E O PREFEITO MUNICIPAL DE PIQUET CARNEIRO, EXPEDITO JOSÉ DO NASCIMENTO.



DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA, BISPO DIOCESANO DE IGUATU, ATENTO ÀS MANIFESTAÇÕES DE ESTIMA FRATERNA DE SEUS DIOCESANOS DE PIQUET CARNEIRO.



DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA. NOVO BISPO DIOCESANO DE IGUATU, EM VISITA À PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO.
Flagrante do momento em que o Pastor diocesano desembarcava, vindo da sede da Diocese, sob a companhia do Pe. Lázaro Augusto, pároco de Senhora Santana (Iguatu).

VISITA DE DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA, BISPO DIOCESANO DE IGUATU, À PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, DE PIQUET CARNEIRO (FOTO 1).
SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2009, NA SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, PADROEIRO LOCAL.
Sua Excelência, acompanhado do administrador paroquial de Piquet Carneiro, Pe. José Batista da Silva, no momento em que foi recepecionado pelo Prefeito Municipal, Expedito José do Nascimento.

sexta-feira, 19 de junho de 2009



DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA
PARTE 2

PRIMEIRA VISITA DE FREI DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA, NOVO BISPO DIOCESANO DE IGUATU-CE, À PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, DE PIQUET CARNEIRO.

NA MANHÃ DE SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2009, SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
MENSAGEM DE SAUDAÇÃO AO NOVO PASTOR DIOCESANO, DOM FREI JOÃO JOSÉ DA COSTA, DA ORDEM DO CARMO.
PROFERIDA, EM NOME DO LAICADO, PELO PROFESSOR OSMAR LUCENA FILHO, VICE-PRESIDENTE DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO E MEMBRO DO CONSELHO PAROQUIAL
Excelência Reverendíssima,
Por este pedaço de chão, que hoje o acolhe, exultante, pela primeira vez, já passaram insignes pastores.
O primeiro a pisar o solo piquet carneirense foi Dom Manuel da Silva Gomes, então arcebispo de Fortaleza, que aqui desembarcou no ano de 1935, conduzido num trem especial da antiga Rede de Viação Cearense - RVC.
Viera Dom Manuel em cumprimento de Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Senador Pompeu, comunidade eclesial a que Piquet Carneiro esteve vinculado por longos anos, enquanto capela, mais precisamente de 1925 a 1948.
Em 1948, no dia 25 de janeiro, outro arcebispo metropolitano de Fortaleza, desta feita o salesiano Dom Antônio de Almeida Lustosa, resolve erigir canonicamente a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, que ele mesmo fez questão de visitar em 5 de julho de 1949, há 60 anos portanto!
Outras visitas episcopais foram efetuadas em nossa paróquia pelos bispos auxiliares de Dom Lustosa, máxime Dom Raimundo de Castro e Silva, em 1954 e 1959.
Em 1961, o beato João XXIII cria a Diocese de Iguatu, a cuja área territorial passa então a fazer parte a Paróquia de Piquet Carneiro.
Dom José Mauro, uma vez nomeado primeiro bispo diocesano de Iguatu, vem nos visitar, pela primeira vez, em 30 de junho de 1964.
Dom José Doth, que o sucede, também veio até a nós, tendo aqui estado, pela última vez, em janeiro de 2008.
No rol dessa lista de visitas de bispos a nossa Comunidade Eclesial, sucede que, agora, quem o faz, é Vossa Excelência Reverendíssima, chamado, que foi, recentemente, pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, à plenitude do sacerdócio.
Vossa Excelência chega a Piquet Carneiro numa época especial da vida de nossa paróquia, quando se está a concluir mais um ciclo de novenas em honra do Sagrado Coração de Jesus, nosso excelso Padroeiro.
Aqui, pois, estão os vossos filhos espirituais de Piquet Carneiro!
Vieram de perto e de longe, para ver a pessoa do seu novo bispo, para ouvir vossa palavra orientadora, e autorizada, porque inspirada do Alto.
Abençoe, Excelência, o grande contigente de leigos seriamente comprometidos com a Igreja, verdadeiros missionários nos mais variados setores da vida desta paróquia.
Estão aqui, por exemplo, os movimentos de pastoral: CEBs, Catequese, Apostolado da Oração, Movimento Eucarístico Jovem, Pastoral da Criança, Encontro de Casais com Cristo,Pastoral da Juventude do Meio Popular, Mãe Rainha, Terço dos Homens, Legião de Maria, entre outros.
Boa parte dessas pastorais surgiu e se desenvolveu sob o paroquiato do atual administrador de nossa Paróquia, Pe. José Batista da Silva, que se tem revelado, nestes oito anos de estada em Piquet Carneiro, um incansável estradeiro do Evangelho, grande missionário.
Enfim, queremos dizer que, pobre entre as mais pobres da Diocese de Iguatu, esta Paróquia tem, no entanto, uma riqueza inestimável, que ela não troca por nenhuma outra: a de uma perfeita comunhão, efetiva mas também afetiva, com a pessoa do bispo diocesano, que agora se chama DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA!
Seja bem-vindo entre nós!
Obrigado!
Prof. Osmar Lucena Filho
Vice-Presidente do Apostolado da Oração - Centro local


DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA
PARTE 1
PRIMEIRA VISITA DE FREI DOM JOÃO JOSÉ DA COSTA, NOVO BISPO DIOCESANO DE IGUATU-CE, À PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, DE PIQUET CARNEIRO.
NA MANHÃ DE SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2009, SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Crescida multidão de fiéis acantonou-se junto às cercanias da Casa Paroquial para, na manhã desta sexta-feira, dia 19 de junho de 2009 - quando toda a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - poder expressar sentimentos de fraterna estima ao novo bispo diocesano de Iguatu, Dom Frei João José da Costa, membro da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.
Sua Excelência Reverendíssima chegou à sede da Paróquia de Piquet Carneiro, por volta das 8:30 h, tendo sido acolhido pelo administrador paroquial, Pe. José Batista da Silva, e pelo Prefeito do Município, Sr. Expedito José do Nascimento.
De seu séquito episcopal, fizeram parte o Revmo. Pe. Lázaro Augusto Luzno Nogueira, um filho de Piquet Carneiro, pároco de Senhora Santana, em Iguatu, e o seminarista Marcos.
O Senhor Bispo foi acolhido pelos acordes da Orquestra Municipal, que entoou, em sua homenagem, entre outras peças musicais, a canção Nossa Senhora, de Roberto e Erasmo Carlos.
Todos os movimentos de pastoral, da paróquia, vieram prestigiar o ilustre visitante, Pai Espiritual de toda uma grei.
Havia faixas e cartazes com dizeres de boas vindas a Dom João José.
Três oradores usaram da palavra: Prof. Osmar Lucena Filho (que falou em nome do laicado); Expedito José do Nascimento (Prefeito Municipal) e Pe. José Batista da Silva (Administrador Paroquial de Piquet Carneiro).
Enfim, o próprio Bispo fez, naturalmente, uso da palavra.
Às 9:30h, na Matriz, houve a solene concelebração eucarística, sob a presidência, claro, do Antístite de Iguatu (nosso estimado Bispo docesano).
TEXTO E POSTAGEM:
Osmar Lucena Filho


ATUAL VIGÁRIO DE PIQUET CARNEIRO-CE
PE. JOSÉ BATISTA DA SILVA
23º VIGÁRIO
Empossado no dia 20 de abril de 2001
Nasceu o Revmo. Pe. José Batista da Silva na histórica, célebre e antiga cidade de Icó, no Ceará, em 2 de junho de 1959.
Nos inícios da década de 1980, ingressou na Ordem Franciscana dos Frades Capuchinhos. Durante este seu convívio com os filhos espirituais do "pobrezinho de Assis", Pe. José Batista concluiu, entre 1980 e 1986, os estudos atinentes aos ensinos fundamental (1ª grau) e médio (2º grau).
Cursou Filosofia entre 1988 e 1990 no Seminário Regional Nordeste I, em Fortaleza-CE.
Já os estudos teológicos, Pe. José Batista os cursaria em Bogotá, na Colombia, entre 1991 e 1994.
Retornado ao Brasil, matricula-se no Seminário Maior do Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, no Piauí, onde,de fato, conclui, em dezembro de 1994, o 4º ano de Teologia.
Na cidade de Sobral-CE, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, revalida os estudos filosóficos, recebendo, desta forma, a licenciatura, para ministar aulas de Filosofia (e áreas afins).
Pe. José Batista fez estágio pastoral - em vista da ordenação diaconal e, depois, da presbiteral - , em três comunidades eclesiais da Diocese de Iguatu, a saber: Iguatu, Cariús e Cedro.
No dia 29 de agosto de 1996, na Paróquia de São João Batista, município de Cedro-CE, dá-se sua ordenação diaconal, so a presidência de Dom José Mauro, bispo diocesano. Enfim, no dia 19 de março de 1997, solenidade de São José, o diácono José Batista da Silva é ordenado presbítero, pela imposição das mãos de Dom José Mauro.
Sua primeira atividade como padre foi desenvolvida na paróquia de Aiuaba-CE, onde esteve de maio a novembro de 1997. Ainda em 1997, no mês de novembro, é nomeado como auxiliar do Pe. José Augusto do Nascimento, na Paróquia de Nossa Senhora da Expectação, em sua terra natal, Icó.
No dia 20 de abril de 2001, Dom José Doth de Oliveira, então bispo diocesano de Iguatu, nomeia-o Administrador Paroquial de Piquet Carneiro.
TRECHOS DA ATA DE POSSE
Aos vinte dias de abril do ano da Encarnação do Senhor, dois mil e um, sexta-feira na Oitava da Páscoa, por ocasião da Santa Missa, às dezenove horas, na igreja matriz, tomou posse da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Piquet Carneiro, o reverendíssimo Pe. José Batista da Silva. Antes, porém, o povo, reunido em multidão, concentrou-se defronte à Casa Paroquial, para calorosas manifestações de acolhida ao novo vigário. A missa, presidida pelo Pe. Pedro Aquino Rolim, até então, administrador paroquial de Piquet Carneiro, teve, como concelebrantes, os padres José Leirton Alencar Souza e José Batista da Silva, néo-administrador. Pelo 'comentário inicial´ pôde o povo fiel de Piquet Carneiro conhecer etapas importantes da vida do seu novo pastor: os caminhos d´antes percorridos, sua escalada até o sacerdócio. A equipe de liturgia esmerou-se por dar um toque especial aos cânticos. Coube ao Pe. José Leirton proclamar o evangelho proposto à meditação de todos. Ao evangelho, falou o Pe. Pedro Aquino Rolim, o qual procedeu à leitura da PROVISSÃO, documento oficial emanado pela autoridade diocesana, pelo qual o Pe. José Batista recebe a incumbência de gerir esta paróquia. O povo, jubiloso, prorrompeu em aplausos. Em seguida, o néo-administrador dirigiu suas primeiras palavras à sua grei. Entre outras expressões, disse: "Estou aqui para servir.". Falou da necessidade de caminhar-se junto, frisando, inclusive, a união com o Bispo. Lembrou que ser Igreja é missão de todos. Revelou seu gosto por visitar as Comunidades. Falou sobre a Igreja do Terceiro Milênio: unida, nova, fiel a Cristo, participativa. Igreja da partilha. Seguiram-se as preces comunitárias. A partir do OFERTÓRIO, a missa foi presidida pelo Pe. José Batista. Depois da "comunhão", duas pessoas fizeram uso da palavra: em nome do laicato, expressou-se o jovem Paulo Roberto Brito Pimentel; em noma da municipalidade, o Sr. Prefeito Municipal, Dr. Alci Pinheiro. E, para que este acontecimento conste na História desta Paróquia, eu, Osmar Lucena Filho, secretário AD HOC, redigi e lavrei esta Ata, "ad perpetuam rei memoriam".
Piquet Carneiro-CE, 20 de abril de 2001.
Osmar Lucena Filho - Secretário AD HOC
Pe. José Batista da Silva (adm. paroquial de Piquet Carneiro)
Pe. José Leirton Alencar Souza (Pároco de Saboeiro)
(Fonte: Livro do Tombo, Tomo I, 1948-2006, págs. 149v. e 150.)
PRINCIPAIS EVENTOS DO PAROQUIATO DO PE. JOSÉ BATISTA
Foram muitas as ações pastorais desenvolvidas pelo Pe. José Batista da Silva, nestes últimos oito anos à frente da Paróquia de Piquet Carneiro.
Diversos instrumentos de catequese (pastorais) nasceram e se desenvolveram, em nossa paróquia, neste seu governo pastoral, a saber: Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) , Mãe Rainha, Terço dos Homens, Pastoral da Família, Legião de Maria, Escola Paroquial de Catequese Pe. Antônio Freire, Encontro de Casais com Cristo, Pastoral da Criança, etc.
Intensificaram-se as missas nos bairros centrais e periféricos da cidade.
Todas as Comunidades Eclesiais de Base já receberam sua visita.
Eu resumo tudo, dizendo que o Pe. José Batista da Silva é um grande e incansável estradeiro (missionário) do evangelho, colocando-se, sem reservas, a serviço da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, na dufusão da Boa Nova do Reino!
TEXTO E PESQUISA:
Osmar Lucena Filho
FONTE:
Livro do Tombo da Paróquia de Piquet Carneiro


EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO - CE
PE. PEDRO AQUINO ROLIM
(NOVAMENTE)
22º VIGÁRIO, ENTRE 1998 E 2001
No dia 11 de fevereiro de 1998, o Pe. Pedro Aquino Rolim reassume a Paróquia de Piquet Carneiro, no cumprimento do cargo de Administrador Paroquial. Na ocasião, ele também se torna pároco de Mombaça.
A esta altura de nossa crônica, retornemos, na máquina do tempo, para o ano de 1993, haja vista dois eventos da 1ª fase do pastoreio do Pe. Pedro Aquino Rolim em terras piquetcarneirenses, que merecem um enfoque especial, levando-se em consideração a importância de ambos para a presente crônica.
1993: 1º Congresso Paroquial dos Jovens: 17 a 18 de julho
Texto: Pe. Pedro Aquino Rolim
"O Congresso Paroquial de Jovens foi na verdade um desses acontecimentos memoráveis de nossa Paróquia de Piquet Carneiro como continuidade da Campanha da Fraternidade de 1992, que teve como Tema - Juventude, caminho aberto. Assim, durante uma caminhada de ano e meio, teve como ponto alto o Congresso que teve como Tema Geral: JUVENTUDE, ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR. O dia 17, que teve como tema de estudo: O Jovem e a Afetividade, começou com uma caminhada da Casa Paroquial para o CSU, onde houve a abertura na palavra do Pe. Pedro Aquino Rolim, contando com a participação de 422 jovens dos diversos pontos da paróquia, que se distribuíram em três grandes grupos: no colégio Sagrado Coração de Jesus, Escola Castelo Branco e Churrascaria Tropical. À noite do dia 17, houve um show cultural apresentado pelos participantes. No dia 18, teve como tema de estudos: PROBLEMAS SOCIAIS NA VISÃO DE SANTO DOMINGO. Foram apresentações muito ricas analisadas dentro da nossa realidade em termos de Nordeste e de Ceará. Toda riqueza de conteúdo e debates deveu-se à assessoria do Congresso: Socorro Jucá, da coordenação diocesana da PJMP, Ir. Maria Elvira, de Cedro, Durval Ferraz, Presidente da Comissão de Direitos Humanos de Fortaleza. Aécio Gondim, de Fortaleza. Ir. Herondina Rufino, assessora pastoral de juventude, de Teresina; Maria Luzinete Ferreira Mendes, coordenadira da Pastoral de Juventude, de Fortaleza. Toda essa movimentação e riqueza de conteúdo para estimular a caminhada na Paróquia coube o mérito à Coordenação local, na pessoa da Ir. Lourdes, missionária incansável a quem se deveu a realização do Congresso, coadjuvada pelas jovens: Valdineide, Antônia Maria e Eloina Maria, peças fundamentais na realização do Congresso. Foram, na verdade, dois dias de muito estudo e oração. Foi encerrado com a missa celebrada pelo Sr. Bispo Coadjutor da Diocese Dom José Doth de Oliveira."
(Cf. Livro de Tombo - TOMO 1 - 1948/2006 - págs. 113v e 114.)
A SECA DE 1993

Impressionante o relato, deixado, de próprio punho, pelo Pe. Pedro Aquino Rolim, quando de sua primeira passagem como administrador paroquial de Piquet Carneiro, entre 1991 e 1994, acerca da grande estiagem do ano de 1993, que o sacerdote em tela conclui em forma de súplica a Deus.
Veja-se:

"Oito de dezembro - Acabo de chegar da região de Irapuan Pinheiro, onde celebrei em Bananeiras, à tarde do dia 7, e encerrei a Festa da Imaculada em Irapuan. Volto impressionado: de um lado o fervor do povo que ainda acredita. Grande participação das comunidades vizinhas: Baixio, São Caetano, Retiro Bom Princípio, Três Riachos etc. De outro lado, sente-se no rosto do povo o sofrimento, a fome, a sede, a angústia enfim. Quando se pergunta: como é que passam? a resposta é sempre "estamos passando pelos milagres de Deus". E é verdade. Há falta de tudo... Um senhor afirmava "lá em casa somos oito pessoas e todas passam com o ganho de Cr$ 3.000,00 por quinzena, da emergência..."
O campo está virando um deserto. Para os animais já está faltando até mandacaru, que coisa triste! As capoeiras estão limpas como o calçamento da cidade. O gado está começando a esmorecer, a cair de magro, de fome, de sede. É uma situação desoladora, e isso no apagar das luzes do Séc. XX, o século da ciência, da técnica, da eletrônica. E ainda podemos perguntar: e os nossos governantes onde estão? Será que foi esta a primeira seca no Nordeste? Cada estiagem é sempre o mesmo problema: fome, falta d´água, emergência... Muitas famílias deixaram suas casas, umas para a cidade, outras para o Sul, para o Norte, como verdadeiros nômades. Tudo isso está ocorrendo nesse ano de 1993, a grande seca do século.
Ó Virgem Maria, mãe de Deus, você que fez o Cristo a pedido seu, fazer o milagre de Caná, peça a seu Filho Jesus, que tantas vezes exclamou 'tenho piedade dessa multidão' que tenha piedade de multidões de famintos e sofridos nordestinos e cearenses, e faça o milagre de um bom tempo e de um bom inverno para 1994 que já se aproima. Amém!."

(Cf. Livro de Tombo - TOMO 1 - 1948/2006 - pág. 114v e 115.)
Na 2ª fase do ministério sacerdotal do Pe. Pedro Aquino Rolim na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, deram-se acontecimentos de magnitude extraordinária, dentre os quais passo a destacar dois deles, como seguem, segundo a redação que lhes foi dada pelo sacerdote-cronista (Pe. Pedro).
9 de julho de 1999 - 70 anos do Apostolado da Oração - Centro local
Texto: Pe. Pedro Aquino Rolim
"O Apostolado da Oração na Paróquia de Piquet Carneiro fôra instituído pelo Pe. Francisco Lino Aderaldo, então vigário de Senador Pompeu, no dia 9 de julho de 1929, conforme registro de Ata do A.O. Foi comemorado festivamente seus 70 anos de caminhada e resistência aos 20 de julho de 1999. Às 10h da manhã em solene eucaristia presidida por Sua Excia. Revma. Dom José Mauro, acompanhado pelo Pe. Pedro Aquino Rolim e o Teólogo, Lázaro, e com grande participação do povo. Cantada pelos associados do Apostolado da Oração, devidamente vestidos de branco, com suas fitas vermelhas, bandeiras e estandartes dando ao ambiente litúrgico, alegria festiva. D. Mauro ressaltou a importância heróica apesar dos percalços pela ausência de vigários não residentes na sede paroquial. Após a Missa, o A.O. ofereceu ao Senhor Bispo, como aos convidados, um almoço festivo, na casa paroquial, que bem mostrou o espírito de partilha dos que fazem o A.O. na Paróquia. Às 14h, Dom Mauro ainda falou para os membros do A.O. agradecendo o esforço dispendido para a realização daquele evento,assim como a heroicidade da resistência, incentivando a continuar o mesmo esforço para dar continuidade ao Reino do Coração de Jesus, no 3º milênio que já está chegando."
(Cf. Livro de Tombo - TOMO 1 - 1948/2006 - Efemérides de 1999)
IMPORTANTE CONSIDERAR:
Na noite do dia 20 de agosto de 1999, foi lançado o livro A CAMINHADA DA FÉ, de autoria do Prof. Osmar Lucena Filho, obra que reúne, por assim dizer, uma seleção de informações, de natureza histórica, sobre os 50 anos de existência da Paróquia de Piquet Carneiro, faz, também, alusão, aos 70 anos de fundação do Apostolado da Oração, Centro local.
A cerimônia de publicação do supracitado livro deu-se no pátio da Escola Azarias Fernandes, às 19h, sendo, inclusive, documentada em fita VHS (filmada, pois!).
29 A 31 DE MAIO DE 2000 - VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA APARECIDA À PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO
"Aos 29 de maio de 2000, a Comunidade de Piquet Carneiro se movimentou: colégios, associações religiosas e povo para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e a réplica da Cruz da 1ª Missa no Brasil, alusiva às comemorações dos 500 anos de Evangelização no Brasil. A imagem chegou às 17:30 h da Paróquia de Mombaça, em carro-andor, acompanhada por uma carreata de 32 carros. Foi muito emocionante! Festa do povo, que vibrava e cantava, manifestando todo o seu amor a Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa. Logo após, foi celebrada a Eucaristia pelo então administrador paroquial, o Pe. Pedro Aquino Rolim, num clima de recolhimento e louvor. A imagem permaneceu na matriz para a veneração do povo. No dia 30, o novenário foi assumido pelos bairros, ocasião oportuna para que os bairros viessem prestar sua homenagem à Virgem Aparecida. No dia 31, numa grande manifestação de apreço, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi coroada em homenagem especial. No dia 1º, às 16h, começou a celebração de despedida. Com cânticos e louvores, o povo demonstrava seu amor à Mãe do Céu. Em seguida, num carro-andor, ricamente preparado, acompanhado de uma carreata de 20 carros, e no meio de muitos aplausos, a imagem de Nossa Senhora Aparecida se despedia do povo religioso de Piquet Carneiro, com destino à Paróquia de Acopiara."
MAIO DE 2003: MORTE E SEPULTAMENTO DO PE. PEDRO AQUINO ROLIM
Depois de alguns dias internado em Fortaleza, eis que falece, aos 73 anos, o Pe. Pedro Aquino Rolim. Tal aconteceu em 2 de maio de 2003.
Suas solenes exéquias transcorreram na matriz de Nossa Senhora da Glória, em Mombaça, onde, desde fevereiro de 1998, ele desempenhava a função de pároco.
A velha matriz mombacense "apequenou-se" para comportar a massa humana, ali concentrada, a dar, ao Pe. Pedro Aquino Rolim, não sem forte comoção, o derradeiro adeus.
Seguiu-se a inhumação, que, a seu pedido, aconteceu, não na cripta da vetusta igreja (como alguns supunham, por conta de uma tradição, fosse ocorrer) mas no cemitério da cidade, no túmulo em que repousam os restos mortais dos genitores de Pe. Pedro Aquino.
Paz à sua alma!
UM TEXTO E PESQUISA:
Osmar Lucena Filho
FONTE:
Livro do Tombo da Paróquia de Piquet Carneiro - TOMO 1º - correspondente aos anos de 1948 a 2006.


EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO

PE. JOSÉ LEIRTON ALENCAR SOUZA

21º VIGÁRIO, ENTRE 1995 E 1998

O Reverendísso Padre José Leirton Alencar Souza (na foto, trajando camisa marrom) é natural de Saboeiro, Estado do Ceará - município geograficamente situado na Região dos Inhamuns -, no dia 31 de julho de 1958. Em 1982, ingressou no Seminário Regional Nordeste I, em Fortaleza, em vista dos cursos, respectivamente, de Filosofia e de Teologia. Concluída a Teologia, em 1987, logo foi ordenado diácono, no dia 27 de dezembro daquele mesmo ano, em Mineirolândia (distrito de Pedra Branca-CE). Sua ordenação presbiteral ocorreu no adro da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, em Saboeiro, em data de 9 de abril de 1988, sob a presidência de Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, então bispo diocesano de Iguatu. A seguir, Pe. José Leirton assumiria a Paróquia de Nossa Senhora da Glória, de Mombaça-CE, a qual governou pastoralmente por uma década: de 1988 a 1998. Foi durante o período de seu paroquiato em Mombaça que se deu sua designação, por parte da autoridade diocesana, para reger, como Administrador Paroquial, a comunidade de Piquet Carneiro. Sua posse, nessa função, aconteceu em 5 de março de 1995, conforme se vê deste registro:

ATA DE POSSE DO PE. JOSÉ LEIRTON ALENCAR SOUZA, COMO ADMINISTRADOR PAROQUIAL DE PIQUET CARNEIRO, 21º VIGÁRIO NA LINHA DE SUCESSÃO.

Aos cinco dias de março de mil novecentos e noventa e cinco, durante a missa dominical, às dez horas, a qual foi presidida pelo Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom José Mauro, tomou posse da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, o Revmo. Sr. Pe. José Leirton Alencar Souza, na função de Administrador Paroquial. Atentos a todo um conjunto de RITOS, os fiéis presentes, em número deveras expressivo, acompanharam, passo a passo, o cerimonial. Assim, após as leituras das Cartas-Provissão (visto que, além do já citado Pe. Leirton, também o Pe. Antônio Fernandes recebia funções para atuar na Região de Irapuan Pinheiro) Dom José Mauro conduziu o néo-empossado (Pe. Leirton) à PIA BATISMAL, ao AMBÃO e, por último, ao SACRÁRIO. Na sua homilia, o Sr. Bispo pôs-se a explicar para o povo o sentido desses ritos a que todos acabava de assistir. (...) O Pe. Antônio Fernandes agradeceu pelo apoio recebido, durante o breve tempo que passou nesta paróquia; o Pe. José Leirton apelou para a participação do povo e, evidentemente, o apoio de todos, em face do início de seu paroquiato. E, para que estes acontecimentos constassem na História desta Paróquia, eu, OSMAR LUCENA FILHO, secretário AD HOC, redigi e lavrei a presente Ata de Solenidade. Piquet Carneiro, 5 de março de 1995. Osmar Lucena Filho, Secretário Ad Hoc."

(Cf. Livro do Tombo - TOMO 1 - 1948/2006 - págs. 124v. e 125))

TRÊS EVENTOS DO PAROQUIATO DO PE. JOSÉ LEIRTON DIGNOS DE NOTA

1º - SEMANA MISSIONÁRIA (21 a 27 de maio de 1995)

Realizada como forma de sintonia com a realização do V Congresso Latino-Americano, que se realizou em Belo Horizonte, em julho de 1995.

2º - INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO

ATA DA SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO (EXPOSIÇÃO) DA GALERIA DOS EX-PÁROCOS DE PIQUET CARNEIRO.

"ESCREVE ISTO PARA A MEMÓRIA"

(Palavras de Deus a Moisés - Êxodo 18, 14)

"Aos vinte e sete dias do mês de maio do Ano da Encarnação do Senhor, milésimo nongentésimo nonagésimo quinto - 1995 - durante a celebração dos augustos mistérios, estando-se ao ato do Encerramento da Semana Missionária, o Reverendíssimo Senhor Pe. José Leirton Alencar Souza, administrador paroquial de Piquet Carneiro, procedeu à solenidade de inauguração (exposição) desta galeria dos párocos que prestaram serviços à Comunidade local. Aos fiéis presentes, em número bastante expressivo, foi-lhes recordada a importância do evento em apreço, considerando-se já, tal iniciativa, como ponto de partida, em face das solenidades alusivas ao Jubileu de Ouro desta Paróquia, previstas para o ano de mil novecentos e noventa e oito (1998). E, para que de tudo isto conste, todo o tempo, eu, OSMAR LUCENA FILHO, secretário AD HOC, de ordem de Sua Reverendíssima, redigi e datilografei, a presente ata de solenidade, a qual será, oportunamente, lavrada, no Livro de Tombo da Paróquia, "AD PERPETUAM REI MEMORIAM."

Matriz Paroquial, Piquet Carneiro, 27 de maio de 1995.

Osmar Lucena Filho

Secretário AD HOC

Pe. José Leirton Alencar Souza

Administrador Paroquial

(Cf. Livro de Tombo - TOMO 1 - 1948/2006 - pág. 127)

3º - JUBILEU DE OURO DA PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO - JANEIRO/FEVEREIRO DE 1998

Um terceiro evento, de fato, marcante, do paroquiato do Pe. José Leirton, em Piquet Carneiro, foi a celebração do Jubileu de Ouro de instituição da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

No dia 7 de fevereiro de 1998, Dom José Mauro Ramalho, bispo de Iguatu, veio a Piquet Carneiro para presidir, com o prestígio de seu alto cargo, o jubileu áureo da vida eclesial de nossa paróquia.

Os comentários da Santa Missa foram conduzidos pelo Prof. Osmar Lucena Filho.

Concelebraram com o Sr. Bispo, os padres José Leirton Alencar (Adm. Paroquial de Piquet Carneiro) e Anastácio Ferreira de Oliveira (Paróquia de Cariús). E contou-se com as presenças dos seminaristas Antônio Firmino e Lázaro Augusto Nogueira, e de grande parte do Povo de Deus desta Paróquia.

UMA PESQUISA E TEXTO

Osmar Lucena Filho

FONTE:

Livro do Tombo da Paróquia de Piquet Carneiro - TOMO 1 - 1948 a 2006

quarta-feira, 17 de junho de 2009


EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO - CE
PE. ANTÔNIO FERNANDES DO NASCIMENTO
20º VIGÁRIO, EM 1995
Em 6 de março de 1994, o então bispo coadjutor da Diocese de Iguatu, Dom José Doth de Oliveira, por incumbência de Dom José Mauro, bispo diocesano, vem dar "posse" ao seminarista Antônio Fernandes do Nascimento na Paróquia de Piquet Carneiro.
Pe. Antônio Fernandes do Nascimento é natural de Jaguaribe-CE, filho de Pedro Acrísio do Nascimento e Severina Fernandes, tendo nascido em 31 de maio de 1962, e sido batizado em 17 de junho de 1962.
Pode-se considerar um caso raro na História de uma comunidade paroquial um evento desta natureza: um seminarista responsabilizar-se pelo governo pastoral desta. Mas foi o que, de fato, aconteceu, naquele mês de março do ano de 1994, conforme se vê do seguinte registro:
AUTORIZAÇÃO
DECLARO, para os devidos fins, que o Seminarista ANTÔNIO FERNANDES DO NASCIMENTO é responsável pela COORDENAÇÃO PASTORAL da PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, em Piquet Carneiro, estando, em decorrência de seu ofício, autorizado a assinar certidões e papéis emitidos pela Secretaria Paroquial da referida Paróquia.
Iguatu, 9 de abril de 1994.
Dom José Doth de Oliveira
Bispo Coadjutor
IMPORTANTE CONSIDERAR:
O período do Pe. Antônio Fernandes do Nascimento, à testa da comunidade eclesial de Piquet Carneiro, divide-se em três momentos ou fases:
1ª - FASE - Enquanto SEMINARISTA ESTAGIÁRIO (para receber, no caso, as sagradas ordens do diaconato e, por conseguinte, do presbiterato): de 6 de março a 11 de setembro de 1994.
2ª - FASE - Enquanto DIÁCONO: de 11 de setembro de 1994 a 6 de janeiro de 1995.
3ª - FASE - Enquanto PADRE: de 6 de janeiro a 5 de março de 1995.
ORDENAÇÃO DIACONAL DO SEMINARISTA ANTÔNIO FERNANDES
No dia 11 de setembro de 1994, na Sé Catedral de Senhora Santana, na cidade de Iguatu, foi ordenado diácono o seminarista Antônio Fernandes do Nascimento, em brilhante cerimônia presidida pelo bispo coadjutor da diocese, Dom José Doth de Oliveira.
A Paróquia de Piquet Carneiro se fez representar por uma seleta comissão, visto que, também, naquele dia, um piquet carneirense, Anastácio Ferreira do Nascimento, era admitido na ordem diaconal.
Tão logo foi ordenado Diácono, Antônio Fernandes do Nascimento recebeu do Sr. Bispo Coadjutor, Dom José Doth, o Documento que, aqui, digitamos:
AUTORIZAÇÃO
De acordo com o Cânon 1.111, delego ao Diácono Antônio Fernandes do Nascimento faculdade para assistir aos matrimônios a serem celebrados na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Piquet Carneiro, no período que vai da data de hoje a 31 de dezembro do ano em curso.
Deus o assista, por mãos de Maria, Mãe de Jesus.
Iguatu, 11 de setembro de 1994.
Dom José Doth
Bispo Coadjutor de Iguatu
13 DE DEZEMBRO DE 1994: ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PE. ANASTÁCIO FERREIRA DE OLIVEIRA - UM EVENTO RELIGIOSO, DIGNO DE NOTA, OCORRIDO NO GOVERNO DO ENTÃO DIÁCONO ANTÔNIO FERNANDES DO NASCIMENTO
13 de dezembro de 1994 - Cerimônia de Ordenação Sacerdotal do Pe. Anastácio Ferreira de Oliveira.
Às 17h do dia 13 de dezembro de 1994, em solene missa, cuja presidência foi confiada a Dom José Doth de Oliveira, bispo coadjutor da Diocese de Iguatu, o diácono Anastacio Ferreira de Oliveira foi ordenado "sacerdos in aeternum".
Natural de Senador Pompeu-CE, Pe. Anastácio Ferreira de Oliveira nasceu aos 14 de maio de 1968. Porém, foi em Piquet Carneiro que, além de ter recebido o sacramento do Batismo, veio de residir por longos anos, sendo educado no lar de seus avós maternos: Paulo Gomes Ferreira e Margarida Alves Ferreira. Em Piquet Carneiro cursou os estudos inerentes ao ensino fundamental, nas escolas, respectivamente: Azarias Fernandes (1974-77) e Mal. Castelo Branco (1978-81). Ainda iniciou seus estudos de 2º grau em Piquet Carneiro, no antigo Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, entre 1982 e 1983. Depois, resolveu matricular-se na Escola Agrotécnica Plácido Aderaldo Castelo, em Mombaça, onde, finalmente, concluiu o ensino médio, em dezembro de 1986. Entre março e junho de 1987, lecionou na Escola Castelo Branco a disciplina de OSPB. No ano seguinte, 1988, matriculou-se no Seminário Regional, em Fortaleza. Lá, entre 1988 e 1993, cursou os estudos de nível superior - Filosofia e Teologia - em vista da carreira sacerdotal.
ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PE. ANTÔNIO FERNANDES DO NASCIMENTO
Aos seis dias de janeiro de 1995, a Paróquia de Piquet Carneiro envia a Iguatu uma COMITIVA para tomar parte nas solenidades alusivas à ordenação presbiteral do diácono Antônio Fernandes do Nascimento.
Realizado na Sé Catedral de Senhora Santana, o Augusto Sacrifício Eucarístico teve, como presidente, Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, então bispo diocesano de Iguatu.
No dia 13 de janeiro de 1995, o néo-sacerdote celebra, pela primeira vez, a santa missa, em Piquet Carneiro, Paróquia onde fez seu estágio pastoral.
MARÇO DE 1995: PE. ANTÔNIO FERNANDES DO NASCIMENTO DESPEDE-SE DA PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO
Em data de 5 de março de 1995, Pe. Antônio Fernandes transfere, por decisão de Dom José Mauro, o governo pastoral da Paróquia de Piquet Carneiro, ao Pe. José Leirton Alencar Souza, na ocasião, Pároco de Mombaça.
UM TEXTO E PESQUISA
Osmar Lucena Filho

sexta-feira, 12 de junho de 2009



EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO-CE
PE. PEDRO AQUINO ROLIM
19º VIGÁRIO, ENTRE 1991 E 1994

Pe. Pedro Aquino Rolim foi, respectivamente, o 19º e 22º vigário de Piquet Carneiro.
Nasceu em Cajazeiras, Paraíba, no dia 29 de junho de 1930, filho de Josué Franklim Rolim e Ernestina Gomes Rolim.
Sentido-se vocacionado para o sacerdócio, matricula-se, em 1949, no Seminário Menor, em Limoeiro do Norte-CE. Em seguida, passa a fazer parte do Seminário Maior, na Prainha, em Fortaleza.
Após os cursos superiores de Filosofia e Teologia é ordenado padre pela imposição das mãos de Dom Antônio de Almeida Lustosa, na época arcebispo metropolitano de Fortaleza-CE, em data de 2 de dezembro de 1962.
Em 1964, é designado, por Dom Aurelino Matos, então bispo de Limoeiro do Norte, para reger a Paróquia de Morada Nova, no Ceará, frente à qual permaneceu de 1964 até 1989. Ainda incardinado na Diocese de Limoeiro do Norte daria assistência à Paróquia de Aracati-CE.
No ano de 1991 é admitido no clero diocesano de Iguatu, quando, por decisão de Dom José Mauro, bispo diocesano, é nomeado Administrador Paroquial de Piquet Carneiro. Sua posse ocorreu em 26 de outubro de 1991. O final de sua primeira permanência em terras piquet carneirenses deu-se em 5 de março de 1994.
Dois eventos, entre tantos, se sobressaíram, como marcos perenes de sua administração, ao longo o período 1991/1994: a realização das Santas Missões Populares ( de 14 a 21 de novembro de 1992) e a realização do I Congresso Juvenil Piqueense (de 17 a 18 de julho de 1993).
Pe. Pedro Aquino, ao sair de Piquet Carneiro, em março de 1994, passa a assumir a Paróquia de Senhora Santana, em Iguatu.
Exímio cronista, Pe. Pedro Aquino deixou, no Livro do Tombo, importantes registros da época de seu paroquiato, como se verá no próximo artigo sobre ele, atinente à 2ª fase de seu vicariato.
Pe. Pedro Aquino Rolim faleceu em 2 de maio de 2003, aos 73 anos.
TEXTO E PESQUISA:
Osmar Lucena Filho


EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO - CE
PE. PAULO DA SILVA CAVALCANTI, OSB
18º VIGÁRIO, ENTRE 1990 E 1991
Com a "repentina" saída do Pe. Francisco Valberto, em 23 de junho de 1990, Dom José Mauro, bispo de Iguatu, resolve confiar, novamente, a Paróquia de Piquet Carneiro, ao Pe. Paulo Cavalcanti, osb.
Ele reassume tal função ministerial em agosto de 1990, permanecendo até 8 de setembro de 1991.
Coube a ele, coadjuvado pelas Religiosas da Sociedade das Filhas do Coração de Maria, irmãs Francisca Candido, Maria de Lourdes Silva e Conceição Félix de Brito, além do grupo de catequistas, preparar a Visita Pastoral, que o então bispo diocesano de Iguatu, Dom José Mauro, faria ao território desta paróquia, entre os dias 16 e 23 de setembro de 1990.
Durante o paroquiato do Pe. Paulo Cavalcanti, osb, deu-se impulso à vida litúrgico-pastoral de nossa comunidade, inclusive com a celebração de investidura, na noite de 7 de setembro de 1991, dos três primeiros leigos chamados a exercer o Ministério Extraordinário da distribuição da Eucaristia: Osmar Lucena Filho, Maria Alencar Dias e Lázaro Augusto Luzno Nogueira.
Pe. Paulo Cavalcanti encerrou, aqui, seus trabalhos, no dia 8 de setembro de 1991, retornando ao Mosteiro de São Bento de Olinda-PE.
PESQUISA E TEXTO:
Osmar Lucena Filho


EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO - CE
PE. FRANCISCO VALBERTO MARINHO BARRETO
17º VIGÁRIO, EM 1990

Pe. Francisco Valberto Marinho Barreto, natural de Acopiara-CE, nasceu no dia 17 de agosto de 1950. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em sua terra natal, no dia 27 de dezembro de 1981, cabendo a presidência da celebração ao então bispo diocesano de Iguatu, Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago.
O seu foi o mais curto vicariato da História da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em de Piquet Carneiro: durou exatos e efêmeros três meses, de 3 de abril a 23 de junho de 1990.
No Livro do Tombo, encontramos este registro feito pelo Pe. Valberto, sobre suas ações à frente da Paróquia local:
"Durante o prazo de mais de dois meses assisti à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Piquet Carneiro. Durante este período foi restabelecido o Apostolado da Oração, formou-se o Grupo de Casais, nascendo o Círculo Bíblico, cujas reuniões estão sendo realizadas todas as quintas-feiras, às 19h, no Salão Paroquial. Nasceu o Grupo dos Adolescentes, dirigido pela Irmã Lourdes; e o Grupo de Acólitos, dirigido pela Irmã Francisca.
Foram também atendidas regularmente as Capelas seguintes: Mulungu, Ibicuã, Sítio São José, Pau d´Arco, Irapuan Pinheiro, Espinheiro, Baixio, Velame etc.
Todas as quartas-feiras foram celebradas missas nos bairros da periferia da cidade. Na matriz, celebrações eucarísticas nos sábados e domingos. Foram realizados alguns casamentos e batizados. Como também ainda dei assistência a alguns doentes em residências.
Tudo por amor a Jesus Cristo e para maior glória de Deus!
Pe. Francisco Valberto Marinho Barreto
Piquet Carneiro, 31 de maio de 1990.
Salve Maria!"
(Cf. Livro do Tombo da Paróquia de Piquet Carneiro - TOMO 1 - 1948 a 2006 - pág. 103).
UMA PESQUISA E TEXTO:
OSMAR LUCENA FILHO


EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO - CE

PE. PAULO DA SILVA CAVALCANTI

16º Vigário, entre 1989 e 1990

Mais um beneditino a ascender ao encargo de vigário da Paróquia de Piquet Carneiro, Pe. Paulo da Silva Cavalcanti nasceu no município de Pesqueira, Estado de Pernambuco, no dia 14 de fevereiro de 1957.

Em 1977, ingressou na Ordem de São Bento, no Mosteiro de Olinda-PE, sendo acolhido pelo então abade Dom Basílio Penido, osb.

No dia 8 de dezembro de 1979 emitiu os votos monásticos. Ordenou-se sacerdote em 10 de maio de 1986.

Ao chegar, em 1989, à Diocese de Iguatu-CE, para um período de "missão", Dom José Mauro logo confiou a Paróquia de Piquet Carneiro a seus cuidados pastorais, tendo sido empossado em 17 de fevereiro de 1989.

Em 1º de abril de 1990 encerrou-se a 1ª fase de sua estada entre os de nossa terra. Retornaria em agosto seguinte, como se verá mais adiante.

Texto:

Osmar Lucena Filho

domingo, 7 de junho de 2009


EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO-CE

PE. FRANCISCO CHAGAS SOUZA NOBRE

15º VIGÁRIO, EM 1988

O 15º vigário de Piquet Carneiro foi o quixadaense, Francisco das Chagas Souza Nobre. Nascido em Rinaré, distrito de Quixadá, ele despontou para este mundo no dia 21 de agosto de 1946. Fez seus estudos primários em sua terra natal, prosseguindo-os junto aos frades franciscanos, em Canindé-CE. Lá fez os estudos ginasial e colegial, para, anos depois, prestar vestibular na Universidade Católica de Salvador, no Estado da Bahia, onde fez o curso de Filosofia e parte da Teologia, até o ano de 1975, quando se transferiu para Fortaleza. Fez ainda curso de Estudos Sociais promovido pela Faculdade de Olinda, graduando-se para o magistério em escolas públicas e particulares. Sua ordenação diaconal aconteceu em 10 de julho de 1978, em Recife-PE, recebendo-a das mãos de Sua Excia. Revma. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, então arcebispo metropolitano de Belém do Pará. Dom David Picão, bispo de Santos-SP, é quem, finalmente, confere-lhe a ordem do presbiterato, em 9 de dezembro de 1978. Antes de chegar à Diocese de Iguatu, Pe. Francisco Nobre administrou estas comunidades paroquiais: Vigia-PA; São Judas Tadeu-SP (1981-83). Em março de 1983, mais precisamente no dia 19, é nomeado por Dom Paulo Evaristo Cardeal Arns para assumir a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Boa Viagem, localizada no Parque Novo Mundo, em São Paulo. Regressando ao Nordeste, veio, a convite do Pe. Afonso Queiroga da Silva, em janeiro de 1988, para a Diocese de Iguatu. Em março, acompanha o Pe. José Doth, então vigário local, e Vigário Geral de Iguatu, e passa a auxiliá-lo nas tarefas paroquiais. Em 2 de julho de 1988 sucede ao Pe. Doth à frente da paróquia local.

TRECHOS DA ATA DE POSSE

"Aos dois dias do mês de julho de mil novecentos e oitenta e oito, tomou posse da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Piquet Carneiro-CE, o Revmo. Pe. Francisco Chagas Souza Nobre. A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu no curso da celebração da Santa Missa, prevista e realizada às 17h, presidida pelo Pe. José Doth de Oliveira, Vigário Geral da Diocese de Iguatu, representando do Sr. Bispo Diocesano, Dom José Mauro. (...) A cerimônia foi assistida por um expressivo número de paroquianos que renderam em ação de graças ao Pai comum suas orações em sinal de tal evento histórico: a posse de seu novo pároco, o décimo-quinto de uma série iniciada há exatamente quarenta anos, quando da criação da paróquia. (...) Na homilia que proferiu o Pe. José Doth não se poupou em agradecer ao Pe. Francisco Nobre os trabalhos por ele já dantes realizados, enquanto um colaborador seu. (...) ainda frisou algo sobre a co-responsabilidade de cada paroquiano para com o novo pároco, no tocante às atividades por ele programadas. (...) A cerimônia atingiu o seu ápice, quando o Pe. José Doth entregou ao Pe. Francisco Nobre, a "estola", símbolo maximo do ministério sacerdotal; (...) enquantos essas formalidades eram observadas, os fiéis entoavam cãnticos de regozijo, como o que foi cantado neste momento; "Como menbro desta Igreja Peregrina". (...) E para que estes acontecimentos passassem à História desta paróquia, eu, Osmar Lucena Filho, secretário AD HOC, redigi esta ata, que será assinada por pessoas diretamente interessadas no feliz acontecimento. Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Piquet Carneiro-CE, aos 2 de julho de 1988.

Osmar Lucena Filho - Secretário Ad Hoc
Pe. José Doth de Oliveira - Vigário Geral de Iguatu
Pe. Francisco Nobre
Maria Socorro Fragoso Santana
Maria Alencar Dias
Letícia Alves Lucena
Lázaro Augusto Luzno Nogueira."

PRINCIPAIS EVENTOS DE SEU PAROQUIATO

Pe. Francisco Nobre notabilizou-se, no exercício de seu ministério sacerdotal, pelo seu espírito missionária. Percorreu todas as comunidades eclesias de base; reativou, com o patrocínio da Prefeitura local, na época sob o governo de Luiz Aires de Souza, a antiga Voz da Paróquia (serviço de alto-falante). Empenhou-se, de todo, no organizar as Santas Missõpes Populares de maio de 1988. Sob seu paroquiato foram construídas diversas capelas na região de São Bernardo (hoje, município de Deputado Irapuan Pinheiro).

Em 5 de dezembro de 1988, Pe. Francisco Nobre deixa a Paróquia de Piquet Carneiro.

Em 1989 regressa à Arquidiocese de Belém do Pará, quando passa a reger a Paróquia de São Francisco do Pará (1989); depois, a de Santa Maria do Pará (1989-91). Em 20 de janeiro de 1991, assume a Paróquia do Divino Espírito Santo, no município de Ananindeu, região metropolitana de Belém.

MORTE E SEPULTAMENTO

Pe. Francisco Nobre faleceu no dia 30 de abril de 1994, em Belém do Pará, sendo sepultado na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, com sede em Ananindeua-PA, sua última comunidade paroquial. Suas exéquias foram presididas pelo então arcebispo metropolitano de Belém, do Pará, Sua Excia. Revma. Dom Joaquim Vicente Zico, CM.




UMA PESQUISA E TEXTO:

Osmar Lucena Filho

FONTE:

Livro do Tombo da Paróquia de Piquet Carneiro (Volume I, 1948-2006).
EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO - CE

PE. JOSÉ DOTH DE OLIVEIRA

14º VIGÁRIO ENTRE 1987 E 1988

José Doth de Oliveira é natural de Pedra Branco, Estado do Ceará, tendo nascido em 1º março de 1938. Fez os cursos superiores, destinados à carreira sacerdotal, no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Ordenado padre em 13 de dezembro de 1964, foi designado, por Dom José Mauro, para assumir a Paróquia de Mineirolândia, em 1965. Em 1970, Pe. Doth é incumbido de reger a Paróquia de Mombaça, onde transcorreu o seu mais longo paroquiato, que durou 18 longos. Em dezembro de 1987, é nomeado Pároco de Piquet Carneiro. A posse trancsorre no dia de São José, 19 de março de 1988. Mas Pe. Doth, por ser também Vigário Geral da Diuocese de Iguatu, não fixa aqui, em Piquet Carneiro, residência. Conta ele com o apoio do Pe. Francisco das Chagas Souza Nobre que, de fato, é quem governa. Pe. José Doth transfere, de vez, a função, para o Pe. Francisco Nobre, em 2 de julho de 1988.

Eis aqui trechos da Ata de sua posse:

"Aos 19 de março de 1988, Festa de São José, na presença de Deus e da Comunidade de Fé da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, tomou posse como Vigário, sendo o 14º, o Revmo. Pe. José Doth de Oliveira, Vigário Geral da Diocese de Iguatu. Conforme a PROVISÃO, que será anexada a este livro na página 83, Dom Mauro, nosso bispo diocesano, impossibilitado de se fazer presente, foi representado por Pe. Albino, Vigário de Senador Pompeu. A solenidade foi animada e dirigida por Pe. Francisco Nobre. O espírito de fé reinava em todos os participantes. Estavam presentes o ilmo. Sr. Luiz Aires de Souza, prefeito deste município, que entregou ao novo pároco o símbolo da Comunidade Paroquial. (...) Uma jovem dez a acolhida ao novo vigário. (...) Nada mais havendo a ser registrado, eu, em lugar do secretário, lavre a presente ata, que será assinada por mim e pelos padres que concelebraram. Francisca Cândido.

Assinaturas: Pe. José Doth de Oliveira (pároco), Pe. Albino Donati (Pároco de Senador Pompeu), Pe. Francisco Nobre, Maria Lelia Gondim, Francisca Gomes de Morais, Roberto Cláudio Alves de Morais, Francisco Pinheiro das Chagas, Maria Neuma Beserra das Chagas, Lázaro Augusto Luzno Nogueira."

(Cf. Livro do Tombo, página 82v.)


BISPO COADJUTOR DE PALMARES-PE

Em 23 de dezembro de 1989 o Papa João Paulo II nomeia o revmo. Pe. José Doth de Oliveira para a função de Bispo Coadjutor de Palmares. Sua sagração episcopal ocorreu em Iguatu no dia 13 de maio de 1990.

AÇÕES DE UM PAROQUIATO

Durante o governo pastoral do Pe. José Doth em Piquet Carneiro, ao longo do qual pôde ele contar, sempre , com o apoio do Pe. Francisco Nobre, e das Irmãs da Sociedade das Filhas do Coração de Maria, aconteceram as Santas Missões Populares, que duraram de 15 a 29 de maio de 1988, e foram conduzidas, não sem reconhecido êxito, pelos organizadores: padres, religiosas e agentes pastorais.
Foi construído também o novo presbitério, um trabalho patrocinado pelas famílias locais, sob a coordenação do próprio vigário. Já o altar, de madeira, um presente da Paróquia de Mombaça; e a "talha", que ilustra o mesmo, retratando a cena bíblica dos "Discípulos de Emaús" , uma doação do Pe. Albino Donati, Vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Senador Pompeu.

TEXTO E PESQUISA:

Osmar Lucena Filho