domingo, 30 de maio de 2010

DIOCESE DE IGUATU - CE
RUMO AO ANO JUBILAR: 2011/2012
SACERDOTES FALECIDOS (2)
PE. JOSÉ GONÇALVES LANDIM 9
EX-PÁROCO DA ANTIGA SÉ CATEDRAL DE SENHORA SANTANA, EM IGUATU
Nascido em Aurora -CE, no dia 10 de fevereiro de 1925
Falecido em Fortaleza-CE, em 8 de janeiro de 2009

Filho de João Leite Landim e Joana Gonçalves Landim
Estudos primários: Aurora (CE)
Seminário Menor: Crato
Seminário Maior: Prainha (Fortaleza)
Data da Ordenação: 22 de dezembro de 1954, em Crato-CE.
Cargos na vida eclesiástica: Vigário Cooperador de Umari; Vigário Cooperador de Senhora Santana; Diretor Técnico da Escola de Comércio de Iguatu; Vigário da Sé Catedral de Senhora Santana, em Iguatu.
Obs.: Dados colhidos por mim, Osmar Filho, tendo, por fonte, antigo Anuário da Diocese de Iguatu, publicado no ano de 1973.
DIOCESE DE IGUATU - CE
RUMO AO JUBILEU DE OURO (2011/2012)
SACERDOTES FALECIDOS (1)

1 - PE. DJALVO BEZERRA DE ALENCAR
* 10.11.1932 + 14.01.2009
"No dia 14 de janeiro de 2009 falecera tranquilamente às 20h00min em sua residência na Rua José de Matos Leite, 58, o Reverendíssimo Padre Djalvo Bezerra de Alencar. Pe. Djalvo nasceu na Fazenda Arruda, município de Pombal-PB, no dia 10 de novembro de 1932, vindo residir em 1934 no município de Icó-CE. Filho de José Bezerra Sobrinho e Maria de Lourdes Bezerra de Alencar, Pe. Djalvo ingressou aos treze anos no Seminário Menor do Crato-CE, e, em 1952, aos 20 anos, foi para o Seminário Maior Arquidiocesano da Prainha, em Fortaleza, onde iniciou e concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Foi ordenado padre pelo Bispo Auxiliar da Diocese de Crato, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em Icó-CE, aos 15 de dezembro de 1957, onde foi vigário cooperador por cinco anos. Em 5 de agosto de 1962 recebe a provisão de pároco para a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Orós-CE, onde exerceu a vida pastoral durante 46 anos. Presidiu as exéquias o Adm. Apostólico, Dom José Doth de Oliveira, e, após transladado, o corpo foi encomendado pelo Pe. Francisco Leiva, pároco de Orós. Seu corpo foi sepultado na torre lateral à entrada da igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Orós."
Postado por Osmar Lucena Filho
Texto totalmente extraído do Boletim da Diocese de Iguatu , edição 465, de 1º de fevereiro de 2009.

terça-feira, 25 de maio de 2010

DIOCESE DE IGUATU - RUMO AO JUBILEU
MEMORIAL

"EM MEMÓRIA DOS SACERDOTES FALECIDOS" (PARTE 2)

1. PE. INÁCIO BIESDORF: gaúcho, natural de Venâncio Aires, nascido em 17 de janeiro de 1934.Em 1957, Inácio ingressou no Seminário dos Padres da Companhia de Jesus ( Jesuítas ), com sede na cidade de Salvador do Sul, do mesmo Estado.Ordenou-se padre em Jequié, na Bahia, em 27 de dezembro de 1971.O início de suas atividades pastorais deu-se em Itapiranga, Santa Catarina. Depois, em 1973, ei-lo à frente da Paróquia de Fion, no município de São Leopoldo-RS.Por mandato de seu superior hierárquico, Pe. Inácio Biesdorf fixa residência , por alguns meses, no ano de 1977, em Baturité-CE, quando participa de um curso sobre reciclagem pastoral.Chegou à Diocese de Iguatu, como missionário jesuíta, no dia 8 de março de 1980. Em abril seguinte, Dom José Mauro o nomeia pároco de Piquet Carneiro, cargo no qual permanece até 1º de junho de 1981.
OUTROS CARGOS EXERCIDOS NA VIDA ECLESIAL E FALECIMENTO
Pe. Inácio foi também Pároco de São João Batista, em Cedro-CE, de 25 de outubro de 1983 a 3 de março de 1988; em seguida, regeu a Paróquia de Mombaça, por um curto espaço de tempo, em 1988. Em 29 de junho de 1988 é nomeado pároco de Arneiroz-CE, município situado na região dos Inhamuns, em cuja função a morte o colhe em 11 de julho de 1992, estando ele, por sinal, em cumprimento de visita a parentes e amigos, no Sul do Brasil. É, então, sepultado, no túmulo de seus genitores.

2 - PE. JOSÉ JOACI CAVALCANTE

Se houve um sacerdote, na Diocese de Iguatu, cuja "marca peculiar" era "o sorriso", esse padre foi, não há dúvida, José Joaci Cavalcante. Era conhecido pela alcunha de "o padre risadinha"...Nasceu José Joaci Cavalcante em Iguatu, Estado do Ceará, no dia 29 de outubro de 1927. Os estudos seminenarísticos foram cursados em Crato-CE (Seminário Menor) e em Fortaleza (Seminário Maior). Sua ordenação transcorreu na Praça da Matriz de Senhora Santana, em Iguatu, por ocasião da Festa da Imaculada, do ano de 1957.Pe. Joaci desenvolveu os seguintes cargos na Vida Eclesiástica: Vigário de Quixelô, Vigário de Orós, Vigário Cooperador de Icó, Vigário Substituto de Cedro, Vigário de Milhã, Vigário de Senador Pompeu e Vigário de Piquet Carneiro.Acerca de sua passagaem na Paróquia de Piquet Carneiro, Pe. Joaci deixou a seguinte nota, na página 32, do Livro do Tombo: "Aos 5 de dezembro de 1976, assumi a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Piquet Carneiro. Não fixei residência aqui pelo motivo de ser vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Senador Pompeu. Cumpre explicar aqui o seguinte: a Paróquia foi, nesta época, dividida em três áreas: a da Matriz, confiada a Pe. José Joaci Cavalcante; a Capela de Ibicuã ficou com o Pe. Afonso Queiroga, e a Capela de São Bernardo seria entregue ao Pe. Agenor Tabosa, vigário de Solonópole. Pe. Afonso Queiroga, nesta época, estava sendo responsável pela Paróquia de Mombaça, como cooperador. À Irmã Tereza Bandeira coube a responsabilidade de vir fixar residência em Piquet Carneiro para coordenar os trabalhos de pastoral de toda a Paróquia. O povo de Piquet Carneiro, segundo meu ver, é hospitaleiro e bom, e acredito que com a ajuda dos responsáveis pela Paróquia, se promoverá nos caminhos da fé, do culto e da caridade. Piquet Carneiro, 10 de dezembro de 1976. Pe. José Joaci Cavalcante, Vigário."Pe. José Joaci faleceu, vítima de câncer, em 22 de junho de 1980, em sua terra natal, Iguatu-CE; seus ex-paroquianos deram-lhe sepultura numa cavidade aberta sob uma das naves da matriz de Nossa Senhora das Dores, Paróquia de Senador Pompeu, de que ele foi vigário por 8 anos, entre 1972 e1980.

No mês de abril de 2010, em decorrência dos trabalhos de escavação face à instalação do novo piso da igreja matriz de Nossa Senhora das Dores, seus despojos mortais foram exumados, recolhidos numa urna, e após missa presidida pelo Pe. Carlos Roberto, pároco de Senador, novamente, inhumados, no espaço sagrado daquele belo templo, onde tantas vezes ele, Pe. Joaci, alimentou seus filhos espirituais com o "Panis Angelicum", o alimentos dos Fortes, a Sagrada Eucaristia.
PESQUISA E TEXTO: OSMAR LUCENA FILHO