domingo, 18 de julho de 2010

CRONOLOGIA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE IGUATU
ANO DE 1978
JANEIRO
Dia 1º - Celebração do Dia Mundial da Paz. Mensagem do Papa Paulo VI a todos os homens de boa vontade. “Não à Violência, Sim à Paz” foi esse o tema.
Dias: 5 a 10 – Encontro do Regional Nordeste 1, em Messejana. Presença da Diocese, representada nas pessoas do Sr. Bispo Diocesano, Dom José Mauro, do padre Afonso Queiroga, de Zé Vicente e de Ir. Gilza Menezes. Temas focalizados por ocasião deste encontro: A) Evangelização hoje e no futuro da América Latina B) Congresso Eucarístico Nacional C) Seminário Regional D) Problemas da terra E) Comissão Regional do Clero.
Dias: 16 a 20 – Curso de Pastoral, realizado no Diocesano, sob a direção de uma equipe perita em “Situação da América Latina”, compostas por estas pessoas: Pe. Marins, Ir. Teolide e Ir. Carolee
FEVEREIRO
Dia 2 – Dom Mauro vai a Saboeiro para presidir à missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Purificação, padroeira daquela comunidade eclesial. Concelebram com o Sr. Bispo os padres João Sticker e Geraldo Slag.
Nesta data, chega a Piquet Carneiro, para residir e colaborar nos trabalhos da Paróquia, a irmã Maria de Lourdes Macedo (Assunção).
Dia 8 – Por ocasião da Quarta-Feira de Cinzas, dá-se a abertura solene de mais uma Campanha da Fraternidade, a 15ª de uma série iniciada, nacionalmente, na Quaresma de 1964. A de 1978 teve por tema: Fraternidade no Mundo do Trabalho; e por lema: Trabalho e Justiça para Todos.
MARÇO
Dias: 7 a 9 – Encontro do Clero Diocesano (16 membros na ocasião). Na “pauta”, entre outros assuntos, a escolha do novo Conselho Presbiteral, composto por estes padres: Mons. Antônio Vieira Costa, Pe. Brandão Callanan, Pe. José Alves de Macedo, Pe. Crisares Sampaio Couto, Pe. Afonso Queiroga da Silva e Pe. José Gonçalves Landim.
ABRIL
Dias: 9 a 14 – Em Cedro, com um total de 111 participantes, ocorre mais um curso de Promoção Humana, coordenador, desta feita, pelo Padre Tomás Henriquez, tendo como colaborador o economista Carlos Alberto e a assistente social Maria de Lourdes Rocha.
MAIO
Dia 24 – Em Cariús, acontecem homenagens aos padres João Sticker e Tarcísio Weber (então recém chegado à Diocese), pelos exímios trabalhos pastorais ali desenvolvidos. A articulação do evento, que contou com a participação de Dom Mauro, coube às Irmãs Josefinas, residentes naquela paróquia.
JUNHO
Dias 19 a 25 – Dom José Mauro empreende Visita Pastoral em Piquet Carneiro. Equipe que acompanha o Sr Bispo: Mons. Alves, Pe. Queiroga , Pe. Brandão Callanan (Região de Ibicuã); para a Região Sede: Pe. José Doth de Oliveira, Pe. José Joaci Cavalcante, e as religiosas Tereza Bandeira e Assunção.
Dia 21 – Homenagens de todo o Orbe chegam à Cidade Eterna (Roma), por ocasião do 15º aniversário da eleição do Cardeal Giovanni (João) Montini, então arcebispo de Milão, ao Supremo Pontificado, com o nome de PAULO VI.
Dia 24 – Dom Mauro viaja a Cedro, a fim de presidir ao encerramento do novenário de São João Batista, padroeiro daquela localidade. Participam do Rito Sagrado – a missa em ação de graças – estes padres: Mons. Antônio Vieira Costa (Vigário local), José Alves Macedo (Icó), Crisares Sampaio Couto (Acopiara), Afonso Queiroga da Silva (Vigário da Sé Catedral, em Iguatu), e Gonçalo Farias Filho (Crato).
JULHO
Dia 7 – De ordem de Sua Excia. Revma. Dom José Mauro, bispo diocesano, os festejos em honra de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Jucás, foram suspensos em razão de abusos cometidos no que tange à infiltração de práticas mundanas, tais como jogos de azar, festas dançantes, não condizentes, pois, com o espírito religioso da Festa (novenário).
AGOSTO
Dia 6 – O mundo católico cobre-se de luto, em decorrência do falecimento de Sua Santidade o Papa Paulo VI.
Dia 26 – No Vaticano, confinados na Capela Sistina, os membros do Sacro Colégio Cardinalício elegem, como sucessor de Paulo VI, o eminentíssimo Cardeal Albino Luciani, na ocasião, Patriarca de Veneza, que adota, como papa, um duplo nome, João Paulo; um binômio assim, não tinha precedentes na História do Papado.
SETEMBRO
Dia 20 – Em Messejana (Fortaleza), na presença de seus irmãos de hábito (padres Geraldo Slag e Tarcíso Weber, missionários da Sagrada Família) falece o Pe. Aloísio Klur, vigário de Aiuaba.
Dia 28 – O mundo se surpreende com o falecimento do Papa João Paulo I, fulminado por um ataque cardíaco, apenas 33 dias depois de haver sido escolhido para ocupar a Cátedra de São Pedro. Nas “ACTA APOSTOLICAE SEDIS – 1978, o óbito é assim registrado: Summus Pontifex IOANNES PAULUS PP. I d. 28 m. septembris. a. 1978 Sanctissime obdormivit in Domino.
OUTUBRO
Dia 16 – Transcorre a histórica eleição do Cardeal Arcebispo de Cracóvia, Polônia, Karol Josef Wojtyla, como sucessor do Papa João Paulo I. O neo eleito assume o nome de João Paulo II. A sua, é uma eleição que rompe com mais de 400 anos de escolha de cardeais italianos. A tradicional fórmula latina (que vem da Idade Média) do anuncio da eleição foi proferida pelo Cardeal protodiácono, Pericle Felici, nestes termos: ANNUNTIO VOBIS GAUDIUM MAGNUM: HABEMUS PAPAM! EMINENTISSIMUM AC REVERENDISSIMUM DOMINUM... DOMINUM... CAROLUM SANTAE ROMANAE ECLESIAE CARDINALEM WOJTYLA, QUI SIBI NOMEM IMPOSUIT IOANNIS PAULI SECUNDI.
DEZEMBRO
Dias: 11 a 14 – Realização da 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no curso da qual são eleitos os integrantes da Equipe de Coordenação Pastoral face ao ano de 1979, ficando, assim, empossados estes membros: Dom José Mauro (bispo diocesano), Pe. Afonso Queiroga da Silva, José Vicente Filho (Zé Vicente), Senhoria Soares. REPRESENTANDO OS ZONAIS: Pe. Brandão Callanan, (Zona I); Maria do Socorro Lima (Zonal II); Severina (Zonal III) e Ir. Gilza Menezes (Zonal IV).
FICHA TÉCINCA DESTA POSTAGEM
TEXTO E POSTAGEM:
OSMAR LUCENA FILHO (PIQUET CARNEIRO-CE)
FONTE DE PESQUISA:
BOLETIM DA DIOCESE DE IGUATU (EDIÇÕES DE 1978) – LIVRO DE TOMBO DA PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO – LIVRO DE TOMBO DA PARÓQUIA DE MOMBAÇA – ACTA APOSTOLICAE SEDIS
CRONOLOGIA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE IGUATU
ANO DE 1977 (2ª PARTE)
OUTUBRO
Dia 11 – Falece o Pe. Francisco das Chagas Barros, aos 80 anos. Era natural de Icó, tendo nascido em 13 de julho de 1897. Estudou nos seminários do Crato e Fortaleza. Dom Francisco de Assis Pires, 2º bispo cratense, conferiu-lhe, em 24 de fevereiro de 1934, o Sacramento da Ordem. Depois de servir a várias comunidades paroquiais, Pe. Chagas tornou-se um auxiliar do Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom José Mauro, servindo-o como secretário, nas Visitas Pastorais da Diocese.
Dias: 20 a 30 – Visita Pastoral em Acopiara. Séquito de Dom Mauro: Mons. Antônio Alves e Pe. Crisares Sampaio Couto (vigário de Acopiara). Na ocasião, 300 jovens recebem o Sacramento da Confirmção.
NOVEMBRO
Dias: 19 a 21 – Acompanhado dos padres Ricardo Siuta (VIGÁRIO) e Mons. Antônio Alves, e das irmãs Guedes e Gláucia, Dom José Mauro dá início à sua Visita Pastoral em Milhã. No dia 21, último da Visita, a Comitiva Episcopal esteve em Monte Grave, onde tomou conhecimento dos trabalhos cominitários ali realizados. Deteve-se também a seleta Comitiva na Capela do Bom Acerto e em Carnaubinha.
DEZEMBRO
Dias: 13 e 14 – É realizada a 12ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no Centro de Treinamento (Diocesano).
CRONOLOGIA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE IGUATU
Correspondente ao Ano de 1975

JANEIRO
Dia 1 - Mensagem de Sua Santidade, o Papa Paulo VI, para a celebração do VIII Dia Mundial da Paz, com o Tema: A RECONCILIAÇÃO, CAMINHO PARA A PAZ.

A RECONCILIAÇÃO, CAMINHO PARA A PAZ

Dia 5 – Ordenação presbiteral do Pe. João Firmino da Cruz, por Dom José Mauro. Fazia, então, dez anos, que Dom Mauro havia ordenado seu último padre diocesano (para a Diocese de Iguatu).

MARÇO
Dia 12 – A CNBB lança, oficialmente, a 12ª Campanha da Fraternidade, com o lema: REPARTIR O PÃO.
Na mesma data, chega à Diocese de Iguatu o Pe. Ricardo Siuta, polonês, natural de Wroclaw.
Dia 23 – Posse do Pe. João Firmino da Cruz, na Paróquia de Bom Jesus, do Quixelô.
Em igual data, que coincidiu com a celebração do Domingo de Ramos, acontece o 3º RETIRO DOS JOVENS IGUATUENSES, no Colégio São José, sob a assessoria dos padres Afonso Queiroga e Ricardo, e das irmãs Gilza Menezes e Marlise Furini.
ABRIL
Dias: de 11 a 13 – Reúnem-se os Bispos da Provincia do Ceará (Regional Nordeste 1), no Centro de Treinamento da Diocese de Iguatu. Na pauta do encontro, estes temas: a) Revisão Pastoral, a partir do encontro de Quixadá (por Dom Antônio Batista Fragoso); b) Pastoral Familiar, a partir do último encontro da Comissão Representativa em Brasília (por Dom Aloísio Lorscheider, OFM); O Plano Nacional de Pastoral e a Província do Ceará (por Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte).
Dias: 15 a 19 – Recepcionados pelo vigário, Pe. Geraldo Dantas, Dom Mauro, Irmã Marlise e Irmã Gilza visitam a Paróquia de Pedra Branca. A Visita Pastoral supramencionada inicia-se na noite do dia 15, em Santa Cruz do Banabuiú. No dia 17, às 17h, Dom Mauro e sua Comitiva adentram, enfim, a sede da Paróquia (Pedra Branca).
JULHO
Dias: 12 a 25 – No Diocesano, sob a coordenação dos padres Afonso Queiroga e Brandão, acontece curso sobre ‘Igreja”. 45 é o total de participantes.
Dias: 17 a 20 – É realizado, no Centro de Treinamento, um Curso sobre Catequese, com um total de 82 participantes. A Coordenação Geral ficou a cargo das irmãs Tereza Bandeira e Maria Lúcia, auxiliada por esta equipe de Colaboradores: José Vicente Filho, Ir. Guedes, Luíz Gonzaga Araújo, Sebastião Sá, Luiza Ferreira Pinho, Margarida Barreto, Raimunda Lopes, Josefa Andrade e Edilson Vieira.
Dias: 22 a 25 – Curso sobre Bíblia. Local: Diocesano. Total de participantes: 72. Ministrante: Pe. José Doth de Oliveira (vigário de Mombaça). Equipe de Apoio: Ir. Tereza Bandeira, Ir. Maria Lúcia, Ir. Geralda, Sebastião Sá e Zaíra Soares.
OUTUBRO
Dias: 2 a 5 – Treinamento de Líderes Rurais, na Paróquia de Mombaça, num total de 30 participantes, provenientes destas localidades: Serrote Preto, Sabonete, Queimadas, Barra Grande, Lagoa Nova, Lagoa da Moita, Bonfim, Riacho Escuro, Travessão, Massapê, Boaventura, Barra da Forquilha, José de Araújo e Zorra. O tema do encontro foi o “aprofundamento do pessoal engajado na animação do Dia do Senhor e na Organização de Grupos. A coordenação coube aos padres Queiroga e Brandão, auxiliados pelas irmãs Gilza Menezes e Tereza Bandeira, e ainda pela leiga Zaíra Soares.
Dia 14 – Dom José Mauro, bispo diocesano, encontra-se no Vaticano, Roma, em Visita Ad Limina Apostolorum, quando é recebido em audiência particular pelo Papa Paulo VI. O Pastor diocesano estende este périplo pela Europa, indo às cidades alemãs de Aachen, Colonia e Esse – tendo, como guia e intérprete, o Pe. João Sticker (então vigário de Jucás) - cidades às quais a Diocese de Iguatu muito deve, pelas ações caritativas delas recebidas.
DEZEMBRO
Dia 8 – Paulo VI subscreve a Exortação Apostólica, Pós-Sinodal, Evangelii Nuntiandi, sobre a Evangelização no Mundo Contemporâneo. Belo e inspirado “Documento Pontifício” este, endereçado ao episcopado, ao clero e aos fiéis de toda a Igreja.

FICHA TÉCNICA DESTA POSTAGEM
Pesquisa e texto: Osmar Lucena Filho (Piquet Carneiro-CE)
Fonte: BOLETIM DA DIOCESE DE IGUATU - ANO 1975 / LIVRO DE TOMBO DAS PARÓQUIAS DE PIQUET CARNEIRO E MOMBAÇA. RELATÓRIOS DE ENCONTROS PASTORAIS (DIOCESE DE IGUATU)/ SITE DA SANTA SÉ: http://www.vatican.va/holy_father/paul_vi/apost_exhortations/documents/hf_p-vi_exh_19751208_evangelii-nuntiandi_po.html

quinta-feira, 15 de julho de 2010

CRONOLOGIA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE IGUATU

CORRESPONDENTE AO ANO DE 1977

JANEIRO

Dia 13 - Chegam à Diocese de Iguatu as religiosas: Irmãs Vanda, Inês e Graciema, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que passam a residir no Centro de Treinamento (DIOCESANO).

FEVEREIRO


Dia 2 - Por incumbência de Dom José Mauro, bispo de Iguatu, a Irmã Tereza Rodrigues Bandeira assume a administração da Comunidade Paroquial de Piquet Carneiro, coadjuvada pelo Pe. José Joaci Cavalcante (então vigário de Senador Pompeu).

Dia 23 - Sua Santidade o Papa Paulo VI abre, direto do Vaticano, mediante alocução transmitida por cadeia de Rádio e Televisão, a 14ª Campanha da Fraternidade, promovida, desde 1964, pela CNBB. A CF 1977 teve como tema: Fraternidade e Família. O Lema foi este Comece em sua casa.

Dia 26 - A Paróquia de Icó dá as boas-vindas a um núcleo das Irmãs da Caridade, Filhas Espirituais de São Vicente de Paulo, que lá se instalam. Participam do ato religioso, o Bispo diocesano, Dom Mauro, e a Visitadora da Congregação, Irmã Rita de Cáscia Vasconcelos.

Dia 27 - A Paróquia de Nossa Senhora da Purificação, de Saboeiro, acolhe as irmãs Maria Lúcia e Rita Maria, que lá passam a fixar residência, a fim de auxiliar o vigário, Pe. Geraldo Slag, MSF, nas ações pastorais daquela comunidade.

MARÇO

Dias: de 7 a 10, Encontro do Clero e Religiosas, no Centro de Pastoral, sob a coordenação do Pe. Luís Carlos, da Comunidade Shalom, de Fortaleza. Como consequência das ações deste encontro, constituiu-se uma Equipe de Planejamento Pastoral, em nível de Diocese, integrada por esta equipe: Padres Afonso Queiroga e Brandão; e ainda pelas irmãs Gilza Menezes, Graciema e Orlanda.

JUNHO/JULHO

Dias: 30/06 a 03/07 - é realizado o 1º Cursilho Masculino da Diocese, com 47 participnates.

Dia: 14/07 - No Diocesano, reúnem-se 35 animadores do Dia do Senhor, para aprofundar e refletir acerca destes temas: Direitos Humanos (Pe. João Firmino), Comunidades Eclesiais de Base (Irmã Gilza Menezes), Ministério da Igreja (Irmã Orlanda), Oração (Irmã Tomellin) e Fé (Irmã Rosalina).

AGOSTO

Dia 3 - 15º aniversário de instalação da Legião de Maria, em Iguatu, que teve seus primeiros diretores nas pessoas dos reverendos padres Renato Bevort e Antônio Vieira.

Dias: 8 a 18 - Dom José Mauro, bispo diocesano, empreende longa Visita Pastoral em Arneiroz. Sua Excia. Revma. se fez acompanhar de distinto séquito, de que fizeram parte: Mons. Antônio Alves de Oliveira, Pe. Francisco Alcides Cericato e Irmã Zulmira.


Dados coligidos por
OSMAR LUCENA FILHO

domingo, 11 de julho de 2010

CRONOLOGIA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE IGUATU – PARTE 2
De 1971 a 1974
Dados coligidos pelo Prof. Osmar Lucena Filho

ANO DE 1971

FEVEREIRO - O vigário da então Sé Catedral de Senhora Santana, Iguatu, Pe. José Gonçalves Landim, concede entrevista ao Boletim da Diocese, na qual revela o “golpe” dado pelo italiano Franco Romano, no que tange “ao furto da preciosa imagem de Senhora Santana”, peça sacra de um metro de altura, feita de madeira, estilo barroco, verdadeira “relíquia” da fé e da devoção dos iguatuenses pela Mãe de Nossa Senhora.
ABRIL – No dia 18, a imagem de Senhora Santana, há mais de 200 anos “silenciosa testemunha da História religiosa de Iguatu” é recebida triunfalmente , depois de ter sido recuperada do furto de que foi “alvo”, pelas mãos abomináveis de Franco Romano. O Boletim da Diocese, em sua edição 12, de 30.04.1971, assim faz menção aos fatos: “No aeroporto (Fortaleza), à frente da expressiva multidão, estavam Dom Mauro, o Prefeito Erasmo e o Pe. Landim. No dia 18 a imagem foi conduzida a Iguatu, por terra. Por volta das 15:30 hs ela deixava Acopiara, acompanhada por vários carros. No sítio Retiro (limite do município de Iguatu) um carro-andor a aguardava. Iniciou-se, ali, a procissão de veículos, calculados em mais de 200. Desde a Praça do Truçu até a Praça Pedro II, a multidão aguardava à margem da estrada e nas calçadas a passagem do carro-andor, um jeep aberto, adornado, em que a imagem ladeada pelo bispo diocesano, prefeito municipal e delegado de Campinas-SP, foi solenemente introduzida e nossa cidade. Ás 18h, atravessando a multidão aglomerada na praça, à luz dos refletores da TV, o Pe. Landim conduziu a imagem ao palanque. Após os discursos, procedeu-se à coroação. Foram postas duas coroas de ouro sobre as cabeças de Santana e de Maria em seus braços. Dom Mauro encerrou a cerimônia com uma missa campal.”
MAIO – Nos dias 18 e 19, animadores de CEBs, das Paróquias de Pedra Branca e Mineirolândia reúnem-se para discutir e avaliar como vem sendo realizada a celebração do “Dia do Senhor” . A intenção é “avivar mais a liturgia do encontro dos que não tem missa, refletindo sobre os problemas sociais, à luz da Fé”.

Dia 14: Em decorrência dos oitenta anos da célebre Encíclica Social Rerum Novarum, de Leão XIII, o Papa Paulo VI emite a Carta Apostólica OCTOGESIMA ADVENIENS (Chegando ao 80º aniversário), ampliando, assim, os horizontes da Doutrina Social da Igreja Católica.

JULHO – de 5 a 10, acontece o RETIRO DO CLERO, no Centro Diocesano de Pastoral, com meditações apresentadas por Dom Antônio Batista Fragoso, Bispo Diocesano de Crateús.
SETEMBRO – Entre os dias 5 e 7, a Paróquia de São João Batista, município de Cedro, celebra seu jubileu áureo de instituição canônica. É vigário, na ocasião, o Mons. Antônio Vieira Costa. A missa em ação de graças foi presidida por Dom Mauro, cuja homilia centrou-se neste tema: TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE UMA COMUNIDADE CRISTÃ.
Dia 30: Abre-se, no Vaticano, o 2º Sínodo episcopal, que se ocupa do tema: a Justiça no Mundo e o Sacerdócio Ministerial
ANO DE 1972
Fevereiro – A CNBB lança oficialmente mais uma Campanha da Fraternidade; desta vez, com o tema: FRATERNIDADE E SERVIÇO, e, como lema: DESCUBRA A FELICIDADE DE SERVIR.
Novembro – Reunidos, de 24 a 25/11, na cidade de Crato, os bispos do Ceará (Regional Nordeste 1 da CNBB) ocupam-se do tema “PASTORAL VOCACIONAL”. Na ocasião, o secretário do RN-1, Dom Miguel Fenelon Câmara, anunciou a “reabertura” do SEMINÁRIO REGIONAL DE FORTALEZA.
ANO DE 1973
MARÇO – Dia 19 – Após bela e notável reforma, acontece, a igreja matriz de Mombaça é “dedicada/consagrada” ao Senhor. O então vigário, Pe. José Doth de Oliveira, mandou publicar um cartão-lembrança do fausto acontecimento, com estes dizeres: “O POVO CRISTÃO DE MOMBAÇA, ASSISTIDO POR DOM JOSÉ MAURO, CELEBROU A SAGRAÇÃO DE SUA IGREJA MATRIZ, A 19 DE MARÇO DE 1973. A VISÃO DESTE TEMPLO NOS LEMBRE QUE, SENDO MUITOS, FORMAMOS UM SÓ CORPO, A FAMÍLIA DO SENHOR, SUA IGREJA. A GRAÇA SEJA CONVOSCO! PE. DOTH.” Por um registro deixado, de próprio punho, pelo Pe. Doth, no Tombo Paroquial, são identificados os sacerdotes (e respetivas paróquias) que concelebraram a Santa Missa, naquele 19 de março festivo para o povo mombacense. Ei-los: Mons. Antônio Costa (Cedro), João Stiker (Jucás), Geraldo Slag (Saboeiro), Antônio Branagan (Prado, Iguatu), Joaci Cavalcante (Senador Pompeu), Crisares Sampaio Couto (Acopiara), Marcelo (Prado, Iguatu) e Afonso Queiroga da Silva (Mombaça).
ABRIL – No dia 16, falece o Pe. Patrício Fitzgerald, redentorista, de origem irlandesa. Era integrante da comunidade dos padres que serviam à Paróquia do Prado (Iguatu). Sua vida, “edificante no serviço à Igreja”, foi ceifada pelas águas revoltas do Rio Jaguaribe. Uma nota publicada no Boletim da Diocese, edição 36, de 29.04.1973, relata, sobre o serviço ministerial de Pe. Patrício, em Iguatu, quanto segue: “O marco de sua passagem em nossa Diocese foi o acendrado amor à Juventude a quem se dedicou com desvelados cuidados e com que encerrou sua peregrinação terrena num retiro espiritual de que participaram 30 jovens, no Domingo de Ramos.”
JULHO – Dia 7. Acompanhado de Mons. Antônio Alves, de Pe. Geraldo Slag (vigário) e de membros da Equipe Diocesana, Dom Mauro inicia um período de Visita Pastoral à Paróquia de Saboeiro. A “agenda” das atividades contempla, como sempre, além da sede paroquial, as Comunidades Eclesiais de Base. Assim, o Bispo Diocesano vai à Várzea do Ferreira, ao Flamengo, a São José e à Barrinha.
AGOSTO – Dia 23: Sendo Vigário o Pe. Geraldo Dantas, a Comunidade Paroquial de Pedra Branca celebra sua primeira centúria de instituição. Pedra Branca tornou-se sede de paróquia em 1873, por DECRETO de Dom Joaquim José Vieira (2º bispo do Ceará). O ponto alto das comemorações foi a Missa em Ação de Graças, sob a presidência de Dom Mauro.
SETEMBRO – Dia 6: Dom Mauro conclui sua Visita Pastoral à Paróquia de Milhã, aonde chegara no dia 30 de agosto, em companhia de Mons. Antônio Alves, Pe. Francisco das Chagas e demais membros da Equipe Diocesana (Setor das Visitas Pastorais).
NOVEMBRO – Condado, comunidade rural de Mombaça, sedia mais um Curso de Promoção Humana, sob a coordenação do Pe. Afonso Queiroga da Silva e equipe diocesana. O curso em apreço contou também com a colaboração do Dr. Roberto Diógenes e da Ir. Tereza Cristina (da maternidade Ana Aderaldo Castelo).
DEZEMBRO – No dia 5, a Diocese de Iguatu congratula-se com seu Bispo Diocesano, Dom Mauro, por ocasião das bodas de prata de sua ordenação presbiteral. Ao então vigário de Mombaça, Pe. José Doth, coube, em um jantar festivo, a tarefa de saudar o anfitrião, em nome do clero da Diocese.
Ainda no mês de dezembro/73, de 10 até 13, aconteceu, no Diocesano, a VIII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL. As linhas prioritárias dos trabalhos desta 8ª Assembleia foram estas: CATEQUESE, DIA DO SENHOR, PASTORAL DA JUVBENTUDE, PASTORAL DO BATISMO, MOVIMENTOS APOSTÓLICOS E FORMAÇÃO DE LÍDERES.
Outros temas abordados: VISITAS PASTORAIS, FESTAS DOS PADROEIROS, PASTORAL VOCACIONAL E PASTORAL FAMILIAR.
A noticia da Assembleia Diocesana de nº 8 ganhou espaço na página 2 do Boletim da Diocese, edição de 30.12.1973, cujo texto encerra-se assim: “Conforta-nos ver o esforço realizado Mneste ano que termina (1973) e esperamos que o Espírito Santo nos dê as luzes necessárias para vermos sempre claro o caminho a percorrer e, com otimismo, realizar o nosso trabalho em 1974.”
Dia 27 – Chegada das Irmãs Josefinas à Paróquia de Cariús: Ir. Alda, Ir. Maria Félix, Ir. Ana Maria e Ir.Consuelo. À solenidade de intalação da Comunidade supracitada participam o Sr. Bispo Diocesano, Dom Mauro, e Dom Gerardo Villeville, vigário das religiosas, e, também, a Ir. Rosita Paiva, então Superiora Geral das Josefinas.

ANO DE 1974

FEVEREIRO
Dia 2 – Paulo VI subscreve a Exortação Apostólica MARIALIS CULTUS (O Culto à Maria), “ PARA A RETA ORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CULTO À BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA”
MARÇO
Dia 3: Tranferência de responsabilidade na Paróquia de Senhora Santana, então Sé Catedral: Ao Pe. José Gonçalves Landim sucede o Pe. José Fernandes de Oliveira.
Março de 1974 entraria para o elenco das grandes enchurradas que, de vez em quando, martirizam nossos sertões.
Com a competência que lhe é peculiar, no que tange ao trato com nosso idioma, Dom Mauro registra as cenas “dantescas”, oriundas daquela calamidade pública, isto é, das enchentes de 1974. Com efeito, em seu editorial, sob o título “O balanço das enchentes”, para a edição 48 do Boletim, que circulou em 30 de abri, ele escreve: ‘’Iguatu não terá saudades do inverno de 1974. Até que se recupere dos prejuízos que lhe causaram as grandes enchentes lutará ainda muito tempo. (...) 2.402 hectares de campos plantados se perderam. 119.319 metros de cerca sumiram. 1.300 fardos de algodão ficaram arruinados em duas de nossas principais industrias. Toneladas de arroz e milho a serem beneficiadas para o consumo apodreceram. 1.300 casas aproximadamente ruira na cidade e no campo, ficando seus moradores, em número de 7.800 ao desabrigo, com suas parcas economias prejudicadas, suas vidas desorientadas, desorganizadas. Durante esses dias fizemos constatações que valeram por maduras reflexões. Vimos como o poder do homem é débil, ineficaz, diante dos elementos da natureza em fúria. Como nossa região está ainda desestruturada, desguarnecida até dos meios de informação! Para toda a vasta área dos Inhamuns somente funcionou um serviço de SSB em Aiuaba. Arneiroz, Saboeiro e Jucás estavam naqueles duros instantes sem telégrafo e sem estradas. Não fora a abnegação de Padre João Sticker, vigário de Jucás, no pequeno avião de suas atividades pastorais, sobrevoando a área e nos informando sobre o ímpeto das águas dos Rios Cariús e Jaguaribe, não teríamos podido acautelar a população aflita, pelos microfones da Rádio Iracema no seu admirável papel de comando das informações. Inestimável foi o trabalho da REFESA pelo telegrafista Salustriano, de Cariús, em comunicação permanente com Wilson e Javiel, em Iguatu. (...) Passado o auge do flagelo, já agora caminha às mãos do Ministro Maurício Rangel Reis, relatório subscrito pelas autoridades de Iguatu, pedindo providências que assegurem nossa tranquilidade, protegendo-nos contra próximas inundações.”

JUNHO
Dia 13 – O Hospital Santo Antônio dos Pobres, em Iguatu, celebra o 50º aniversário de sua fundação. Como “ponto central” das comemorações, houve a Santa Missa em Ação de Graças, sob a presidência do Mons. Antônio Alves de Oliveira.

JULHO
De 8-11, no Diocesano, 56 líderes de diversas comunidades participam de um Curso Bíblico
De 19 a 22: Curso sobre Igreja e Catequese. 70 participantes. Local: Diocesano. Assessoria: Irmãs Inês Barros Lima e Maria Lúcia. Seguiu-se este esquema de discussão grupal: Por que catequisamos? Para que catequisamos? O que fazemos catequisando? Como catequisamos? A quem catequisamos?
AGOSTO
Dia 14 – Em Carpina-PE, falece, plácida e santamente, Dom Antônio de Almeida Lustosa, SDB, antigo arcebispo metropolitano de Fortaleza, que teve o mérito de presidir à instalação da Diocese de Iguatu em 1962.
Dia 21 – A cidade de Iguatu completa cem anos. Dom Mauro reporta-se ao evento em seu editorial, na edição 52, do Boletim diocesano (31 de agosto).
Dia 25 – A Paróquia do Prado comemora sua 1ª década de fundação.
SETEMBRO
Visita Pastoral em Mombaça. Acompanham Dom José Mauro os reverendos padres José Doth (vigário) e Afonso Queiroga (coadjutor) e as irmãs Marlise e Antônia Tereza.
Dia 27 – Inicia-se, no Vaticano, o 3º Sínodo dos Bispos, com tema voltado para “a evangelização no mundo contemporâneo.”
OUTUBRO
Dia 26 – Missa, sob a presidência do Papa Paulo VI, na Basílica de São Pedro (Vaticano), põe feliz termo aos trabalhos sinodais.
NOVEMBRO
De 4 a 10, Dom Mauro realiza Visita Pastoral em Piquet Carneiro. Séquito episcopal: Mons. Antônio Alves de Oliveira (Vigário Ecônomo de Piquet Carneiro), Pe. Francisco das Chagas e as religiosas Maria Lúcia e Antônia Tereza.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

CRONOLOGIA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE IGUATU - PARTE 1
de 1961 a 1970

Dados pesquisados pelo Prof. Osmar Lucena Filho

ANO DE 1961

28 de janeiro: Sua Santidade o Papa João XXIII emite Documento Pontifício, mediante o qual a Diocese de Iguatu é erigida. Trata-se da Bula IN APOSTOLICIS MUNERIS.
13 de outubro: O vigário de Aracati-CE, Revmo. Pe. José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago é escolhido, pelo mesmo Papa, para o ofício de 1º Bispo Diocesano de Iguatu.

ANO DE 1962

6 de janeiro: Dom José Mauro recebe a consagração episcopal, em cerimônia presidida pelo Bispo de Limoeiro do Norte-CE, Dom Aureliano Matos.
4 de fevereiro: Solenidade de Posse de Dom José Mauro, em Iguatu, com a presença de muitos padres, bispos, autoridades civis e militares, e grande multidão de fiéis.
23 de setembro: Em Iguatu, ocorre a ordenação sacerdotal do Pe. Agostinho Paulino de Melo, pela imposição das mãos e Oração Consecratória do 1º Bispo de Iguatu. Pe. Agostinho torna-se, desta maneira, o primeiro dentre os sacerdotes que seriam consagrados por Dom Mauro.
11 de outubro: Por convocação do Papa João XXIII, Dom Mauro participa, na Cidade Eterna (Roma), da abertura da 1ª Sessão do Concílio Ecumênico Vaticano II.

ANO DE 1963

3 de junho: No Palácio Apostólico, no Vaticano, adormece, santamente, "na Paz do Senhor", o Santo Padre o Papa João XXIII, que governava a Igreja desde 28 de outubro de 1958, quando foi eleito como sucessor de Pio XII.
21 de junho: A fumaça branca, emitida pela secular chaminé da Capela Sistina, indica ao mundo que o novo Papa está eleito. Trata-se do cardeal-arcebispo de Milão, Itália, Giovanni Batistta Montini, que atribuiu a si mesmo o nome "Paulo VI" - ("qui sibi nomem imposuit Paulum Sextum" - como bem anunciou, do balcão central da Basílica de São Pedro, na língua latina, como manda a milenar tradição, o primeiro dos cardeais-diáconos, Sua Eminência Alfredo Otavianni).
14 de setembro: Dom Mauro segue a Roma, agora a chamado de Paulo VI, para tomar parte na 2ª Sessão do Concílio Ecumênico Vaticano II.

ANO DE 1964

6 de agosto: Publicação da primeira encíclica de Paulo VI, a Ecclesiam Suam (A Sua Igreja), onde se vê delineado o programa de pontificado do Papa Montini.
12 de dezembro: Ordenação sacerdotal , por Dom Mauro, do Diácono Afonso Queiroga da Silva (atual vigário de Catarina-CE).
13 de dezembro: Em Pedra Branca, dá-se a ordenação presbiteral do Diácono José Doth de Oliveira (hoje, bispo emérito de Iguatu). Dom Mauro é o bispo ordenante.

ANO DE 1965

8 de dezembro: O Papa Paulo VI preside ao ato solene de encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II, o 21º da História da Igreja. Dom Mauro conta-se entre os mais de 2.500 bispos que dele (Concílio) tomaram parte.

ANO DE 1966

Dezembro: No Centro de Treinamento (Diocesano) é realizada a 1ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que, dentre outros assuntos, ocupa-se do tema "Comunidades Eclesiais de Base".

ANO DE 1967

6 de março: É instalado o Ginásio Diocesano de Iguatu, com 42 alunos no Curso de Administração e 30 na 1ª série ginasial. O diretor é o Padre José Aloísio Moreira.
26 de março: O Papa Paulo VI dirige ao mundo católico sua primeira encíclica, de tema social, que começa pelas expressões latinas "Populorum Progressio" (O Progresso dos Povos).

ANO DE 1968

Publicação da encíclica Humanae Vitae, de Paulo VI, sobre o controle da natalidade.

ANO DE 1969

Outubro: Visita Pastoral em Piquet Carneiro, sendo vigário o Pe. Agostinho Paulino de Melo. SÉQUITO EPISCOPAL: Dom Mauro, Mons. Alves, Pe. Fco. das Chagas e as religiosas: Tereza Bandeira e Lúcia Maria.

ANO DE 1970

29 de maio: Circula, nessa data, a edição "O" (uma espécie de número-ensaio) do Boletim da Diocese de Iguatu, trazendo à baila estas notícias: "A sêca chegou. Instalou-se: E nós, aonde vamos?"; 'Jubileu áureo de ordenação sacerdotal do Papa Paulo VI";. "Crateús: experiência de agricultores".

5 até 14 de setembro: D. Mauro percorre o território da Paróquia de Orós, em cumprimento de Visita Pastoral. Séquito episcopal: Mons. Antônio Alves de Oliveira, Pe. Francisco das Chagas Barros, Pe. Djalvo Alencar (então vigário de Orós), e, ainda, as religiosas: irmãs Maria Lúcia e Antônia Tereza.

14 até 18 de dezembro: No Centro de Pastoral, o "Diocesano", em Iguatu, ocorre a V Assembleia Diocesana de Pastoral, de cujos trabalhos sai oportuno "documento" acerca das "Normas para o Sacramento do Batismo": exigir-se-á, então, que pais e padrinhos participem de um curso e/ou reunião "preparatória".