DADOS BIOGRÁFICOS DO PE. BONFIM JAIME DE MATOS, 24º VIGÁRIO DE PIQUET CARNEIRO.
Filho do casal Jaime Sabino de Matos e Maria Assunção de Matos, o Revmo. Pe. Bonfim Jaime de Matos é natural de Várzea da Conceição, município de Cedro, Estado do Ceará, tendo nascido no dia 17 de julho de 1965.
VIDA ESCOLAR
Os estudos atinentes ao ensino médio (1º grau), Pe Jaime fê-los em sua terra natal, concluindo-os no ano letivo de 1983. Em 1984 ingressa no ensino médio, tendo estudado nas cidades de Recife, Sobral, Carolina-Ma e Manaus.
VIDA RELIGIOSA
Em 1987 entra na "vida religiosa, como postulante e, por conseguinte, como noviço, na Ordem dos Frades Capuchinhos. Sua convivência com os Filhos de São Francisco de Assis durará até 1990.
ESTUDOS SUPERIORES
Em 1990 matricula-se na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento, em Olinda-PE, em cujo estabelecimento de ensino superior vem a concluir, em 1991, o curso de Filosofia. Já os estudos teológicos Pe. Jaime cursa-os no célebre e antigo Seminário Arquidiocesano de Olinda e Recife.
ORDENAÇÃO DIACONAL E PRIMEIROS CARGOS EXERCIDOS NA VIDA ECLESIÁSTICA
Em 29 de abril de 1995, pela imposição das mãos episcopais de Dom José Cardoso Sobrinho, Ord. Carm., então arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Pe. Jaime é ordenado diácono, quando passa a exercer, em nível de arquidiocese, a alta função de Reitor do Curso Propedêutico. Permanecerá em tal função até o dia 29 de maio de 1996.
EM IGUATU: REITORIA DO SEMINÁRIO MENOR E ORDENAÇÃO PRESBITERAL
O dia 30 de maio de 1996 assinala o regresso do então Diácono Jaime à sua diocese de origem, Iguatu-CE. Desta forma, tendo sido acolhido pelo bispo diocesano - na época, Dom José Mauro Ramalho - vê-se ele, agora, incumbido de reger o Seminário Menor Imaculada Conceição, que tantos frutos já deu à nossa diocese. ( Basta, para tanto, computar, de uns anos para cá, o crescente número de ordenações!).Inesquecível, para o Pe. Jaime, a data de 29 de agosto de 1996, porque, naquele solene dia, em Cedro-CE, pela Oração Consecratória e imposição das mãos de Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, ei-lo, enfim, ungido "sacerdos in aeternum" (sacerdote para sempre). Neo-sacerdote, Pe. Jaime passou a exercer seu ministério presbiteral junto das COHAB´s, em área pastoral agregada, naquela circunstãncia, à Paróquia do Prado, na cidade de Iguatu. Tal ofício exercê-lo-á de 29 de agosto de 1996 a 15 de fevereiro de 1998, ocasião em que, por mandato da autoridade diocesana, é encarregado de gerenciar a Paróquia de Solonópole-CE. À frente desta Paróquia, Pe. Jaime ficará até 29 de março de 2001. E, de igual data, até 14 de setembro seguinte, achar-se-á na condição de "colaborador" do Pe. Pedro Aquino Rolim, de grata recordação, em face do atendimento pastoral à extensíssima área da paróquia de Mombaça.
NA DIOCESE DE PALMARES-PE
No ano de 2001, Pe. Jaime volta ao Estado de Pernambuco. Em 14 de setembro, é empossado, como administrador paroquial, na Paróquia de São José, município de Joaquim Nabuco. Será um governo fugaz, isto é, passageiro, que encontrará seu termo em 1º de fevereiro de 2002. Daí, Pe. Jaime é designado para o município de Cortez-PE, sendo-lhe confiada a chefia da Paróquia de São Francisco de Assis. Governará esta Comunidade Eclesial ao longo de um triênio: de 1º.02.2002 a 10.04.2005.
ABRIL DE 2005: FAGUNDES E GALANTE-PB
SEM PADRE, SEM BISPO E SEM PAPA!
Na conversa mantida com o autor desta nota, Pe. Jaime fez referência a um fato que desperta a atenção pelo "extraordinário" nele contido. É que, quando, em 12 de abril de 2005, ao receber a Provissão (documento formal de nomeação) que o tornava "administrador paroquial" da Paróquia de São João Batista, em Fagundes-PB, esta encontrava-se, naturalmente, sem PADRE. Mas, na ocasião, também, sem BISPO! (A "Provissão", de fato, leva a assinatura do Adm. Diocesano, Mons. Lourildo. Dom Jaime Vieira Rocha, o novo bispo, só assumiria a Diocese de Campina Grande, a que Fagundes pertence, dias depois). E, para completar, a Igreja Católica estava privada da figura do Santo Padre, o Papa, Pastor Universal.. (João Paulo II havia morrido em 2 de abril, e, só a 19 seguinte, o eminentíssimo Cardeal Joseph Ratzinger se tornaria Bento XVI). Por isto, é lícito afirmar, considerando-se as circunstâncias históricas d´então, que, ate aquele 12 de abril, Fagundes e Galante estavam, é bem verdade, sem PADRE, SEM BISPO E.. SEM PAPA!. Durante sua estada em Fagundes (município) e Galante (distrito de Campina Grande), Pe. Jaime desincumbiu-se também destas tarefas: Coordenador da Pastoral Carcerária; Coordenador do "Zonal do Agreste" e Membro da Equipe da "Fazenda do Sol" - cujas ações voltam-se para a recuperação de dependentes químicos.Após desenvolver um trabalho digno do aplauso, da admiração e do reconhecimento das comunidades supramencionadas, Pe. Jaime despede-se de ambas em 20 de novembro de 2009.
JANEIRO DE 2010: DE VOLTA À DIOCESE DE IGUATU, E ADM. PAROQUIAL DE PIQUET CARNEIRO
Em 3 de janeiro de 2010, estando vacante a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Piquet Carneiro, Dom João José da Costa, Ord. Carmo, bispo diocesano de Iguatu, resolve confiá-la aos cuidados pastorais do Revmo. Pe. Bonfim Jaime de Matos.Sucessor do Pe. José Batista da Silva (que foi transferido para a nova Paróquia de Dep. Irapuan Pinheiro), Pe. Jaime torna-se, assim, o 24º pastor e guia de nossa comunidade eclesial, dando prosseguimento a uma História de mais de 60 anos, desde que, em 15 de fevereiro de 1948, aqui foi empossado o 1º vigário, o Pe. Antônio Pinheiro Freire.
Observações:
Dados coligidos pelo Prof. Osmar Lucena Filho, membro do Conselho Paroquial, a partir de uma entrevista com o Pe. Jaime, ocorrida na residência paroquial, em Piquet Carneiro, na manhã de segunda-feira, dia 18 de janeiro de 2010.
POSTADO EM 20 DE JANEIRO DE 2010, NA MEMÓRIA LITÚRGICA DOS SANTOS SEBASTIÃO, MÁRTIR, E FABIANO, PAPA.
padre jaime e com grande e imença satisfaçao que abro a minha boca prara lida os parabem pela pessoa toao especial que o senhor e nao so eu mas muintas jente de conciência plena que enxistem aqui dentro de galante pos aquela que mim descorda não e digna de coração muinto menos de gratidão humana! pos galante ficou de luto pela sua partida pelas quelas pessoas que realmente reconhesse o grande homem que representou aqui em nossa cidade que foi o senhor! mas lidigo meu amigo padre jaime essas pessoas que derao palavras contras e as que calarao sem coragem de lidefender sertamente com toda serteza não faz parte do noço grupo que e convenção com deus o dom gratuito de deus o grupo da paz com a humanidade quem tem esse dom ja tem um meio caminho a conduzir ao pai pos ate hoje nunca esquecemo esse grande homem que foi e senhor e nunca vamo esqueser porque ficou na estoria!. pos eu zezinho o baixinho deixo aqui minha eterna gratidão e um grande abraço amigo junto com a comunidade galantensse que que tem a maior concidera pelo grande e amigo padre jaime sentimo muinta saldades deus liabençoe aonde estive fica com deus!....
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiro padre jauime é uma pessoa maravilhosa e abençoado por DEUS,..
ResponderExcluirtodos da paroquia de Piquet Carneiro o amamos.;