sexta-feira, 19 de junho de 2009



ATUAL VIGÁRIO DE PIQUET CARNEIRO-CE
PE. JOSÉ BATISTA DA SILVA
23º VIGÁRIO
Empossado no dia 20 de abril de 2001
Nasceu o Revmo. Pe. José Batista da Silva na histórica, célebre e antiga cidade de Icó, no Ceará, em 2 de junho de 1959.
Nos inícios da década de 1980, ingressou na Ordem Franciscana dos Frades Capuchinhos. Durante este seu convívio com os filhos espirituais do "pobrezinho de Assis", Pe. José Batista concluiu, entre 1980 e 1986, os estudos atinentes aos ensinos fundamental (1ª grau) e médio (2º grau).
Cursou Filosofia entre 1988 e 1990 no Seminário Regional Nordeste I, em Fortaleza-CE.
Já os estudos teológicos, Pe. José Batista os cursaria em Bogotá, na Colombia, entre 1991 e 1994.
Retornado ao Brasil, matricula-se no Seminário Maior do Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, no Piauí, onde,de fato, conclui, em dezembro de 1994, o 4º ano de Teologia.
Na cidade de Sobral-CE, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, revalida os estudos filosóficos, recebendo, desta forma, a licenciatura, para ministar aulas de Filosofia (e áreas afins).
Pe. José Batista fez estágio pastoral - em vista da ordenação diaconal e, depois, da presbiteral - , em três comunidades eclesiais da Diocese de Iguatu, a saber: Iguatu, Cariús e Cedro.
No dia 29 de agosto de 1996, na Paróquia de São João Batista, município de Cedro-CE, dá-se sua ordenação diaconal, so a presidência de Dom José Mauro, bispo diocesano. Enfim, no dia 19 de março de 1997, solenidade de São José, o diácono José Batista da Silva é ordenado presbítero, pela imposição das mãos de Dom José Mauro.
Sua primeira atividade como padre foi desenvolvida na paróquia de Aiuaba-CE, onde esteve de maio a novembro de 1997. Ainda em 1997, no mês de novembro, é nomeado como auxiliar do Pe. José Augusto do Nascimento, na Paróquia de Nossa Senhora da Expectação, em sua terra natal, Icó.
No dia 20 de abril de 2001, Dom José Doth de Oliveira, então bispo diocesano de Iguatu, nomeia-o Administrador Paroquial de Piquet Carneiro.
TRECHOS DA ATA DE POSSE
Aos vinte dias de abril do ano da Encarnação do Senhor, dois mil e um, sexta-feira na Oitava da Páscoa, por ocasião da Santa Missa, às dezenove horas, na igreja matriz, tomou posse da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Piquet Carneiro, o reverendíssimo Pe. José Batista da Silva. Antes, porém, o povo, reunido em multidão, concentrou-se defronte à Casa Paroquial, para calorosas manifestações de acolhida ao novo vigário. A missa, presidida pelo Pe. Pedro Aquino Rolim, até então, administrador paroquial de Piquet Carneiro, teve, como concelebrantes, os padres José Leirton Alencar Souza e José Batista da Silva, néo-administrador. Pelo 'comentário inicial´ pôde o povo fiel de Piquet Carneiro conhecer etapas importantes da vida do seu novo pastor: os caminhos d´antes percorridos, sua escalada até o sacerdócio. A equipe de liturgia esmerou-se por dar um toque especial aos cânticos. Coube ao Pe. José Leirton proclamar o evangelho proposto à meditação de todos. Ao evangelho, falou o Pe. Pedro Aquino Rolim, o qual procedeu à leitura da PROVISSÃO, documento oficial emanado pela autoridade diocesana, pelo qual o Pe. José Batista recebe a incumbência de gerir esta paróquia. O povo, jubiloso, prorrompeu em aplausos. Em seguida, o néo-administrador dirigiu suas primeiras palavras à sua grei. Entre outras expressões, disse: "Estou aqui para servir.". Falou da necessidade de caminhar-se junto, frisando, inclusive, a união com o Bispo. Lembrou que ser Igreja é missão de todos. Revelou seu gosto por visitar as Comunidades. Falou sobre a Igreja do Terceiro Milênio: unida, nova, fiel a Cristo, participativa. Igreja da partilha. Seguiram-se as preces comunitárias. A partir do OFERTÓRIO, a missa foi presidida pelo Pe. José Batista. Depois da "comunhão", duas pessoas fizeram uso da palavra: em nome do laicato, expressou-se o jovem Paulo Roberto Brito Pimentel; em noma da municipalidade, o Sr. Prefeito Municipal, Dr. Alci Pinheiro. E, para que este acontecimento conste na História desta Paróquia, eu, Osmar Lucena Filho, secretário AD HOC, redigi e lavrei esta Ata, "ad perpetuam rei memoriam".
Piquet Carneiro-CE, 20 de abril de 2001.
Osmar Lucena Filho - Secretário AD HOC
Pe. José Batista da Silva (adm. paroquial de Piquet Carneiro)
Pe. José Leirton Alencar Souza (Pároco de Saboeiro)
(Fonte: Livro do Tombo, Tomo I, 1948-2006, págs. 149v. e 150.)
PRINCIPAIS EVENTOS DO PAROQUIATO DO PE. JOSÉ BATISTA
Foram muitas as ações pastorais desenvolvidas pelo Pe. José Batista da Silva, nestes últimos oito anos à frente da Paróquia de Piquet Carneiro.
Diversos instrumentos de catequese (pastorais) nasceram e se desenvolveram, em nossa paróquia, neste seu governo pastoral, a saber: Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) , Mãe Rainha, Terço dos Homens, Pastoral da Família, Legião de Maria, Escola Paroquial de Catequese Pe. Antônio Freire, Encontro de Casais com Cristo, Pastoral da Criança, etc.
Intensificaram-se as missas nos bairros centrais e periféricos da cidade.
Todas as Comunidades Eclesiais de Base já receberam sua visita.
Eu resumo tudo, dizendo que o Pe. José Batista da Silva é um grande e incansável estradeiro (missionário) do evangelho, colocando-se, sem reservas, a serviço da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, na dufusão da Boa Nova do Reino!
TEXTO E PESQUISA:
Osmar Lucena Filho
FONTE:
Livro do Tombo da Paróquia de Piquet Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário