domingo, 7 de junho de 2009


EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO-CE

PE. FRANCISCO CHAGAS SOUZA NOBRE

15º VIGÁRIO, EM 1988

O 15º vigário de Piquet Carneiro foi o quixadaense, Francisco das Chagas Souza Nobre. Nascido em Rinaré, distrito de Quixadá, ele despontou para este mundo no dia 21 de agosto de 1946. Fez seus estudos primários em sua terra natal, prosseguindo-os junto aos frades franciscanos, em Canindé-CE. Lá fez os estudos ginasial e colegial, para, anos depois, prestar vestibular na Universidade Católica de Salvador, no Estado da Bahia, onde fez o curso de Filosofia e parte da Teologia, até o ano de 1975, quando se transferiu para Fortaleza. Fez ainda curso de Estudos Sociais promovido pela Faculdade de Olinda, graduando-se para o magistério em escolas públicas e particulares. Sua ordenação diaconal aconteceu em 10 de julho de 1978, em Recife-PE, recebendo-a das mãos de Sua Excia. Revma. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, então arcebispo metropolitano de Belém do Pará. Dom David Picão, bispo de Santos-SP, é quem, finalmente, confere-lhe a ordem do presbiterato, em 9 de dezembro de 1978. Antes de chegar à Diocese de Iguatu, Pe. Francisco Nobre administrou estas comunidades paroquiais: Vigia-PA; São Judas Tadeu-SP (1981-83). Em março de 1983, mais precisamente no dia 19, é nomeado por Dom Paulo Evaristo Cardeal Arns para assumir a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Boa Viagem, localizada no Parque Novo Mundo, em São Paulo. Regressando ao Nordeste, veio, a convite do Pe. Afonso Queiroga da Silva, em janeiro de 1988, para a Diocese de Iguatu. Em março, acompanha o Pe. José Doth, então vigário local, e Vigário Geral de Iguatu, e passa a auxiliá-lo nas tarefas paroquiais. Em 2 de julho de 1988 sucede ao Pe. Doth à frente da paróquia local.

TRECHOS DA ATA DE POSSE

"Aos dois dias do mês de julho de mil novecentos e oitenta e oito, tomou posse da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Piquet Carneiro-CE, o Revmo. Pe. Francisco Chagas Souza Nobre. A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu no curso da celebração da Santa Missa, prevista e realizada às 17h, presidida pelo Pe. José Doth de Oliveira, Vigário Geral da Diocese de Iguatu, representando do Sr. Bispo Diocesano, Dom José Mauro. (...) A cerimônia foi assistida por um expressivo número de paroquianos que renderam em ação de graças ao Pai comum suas orações em sinal de tal evento histórico: a posse de seu novo pároco, o décimo-quinto de uma série iniciada há exatamente quarenta anos, quando da criação da paróquia. (...) Na homilia que proferiu o Pe. José Doth não se poupou em agradecer ao Pe. Francisco Nobre os trabalhos por ele já dantes realizados, enquanto um colaborador seu. (...) ainda frisou algo sobre a co-responsabilidade de cada paroquiano para com o novo pároco, no tocante às atividades por ele programadas. (...) A cerimônia atingiu o seu ápice, quando o Pe. José Doth entregou ao Pe. Francisco Nobre, a "estola", símbolo maximo do ministério sacerdotal; (...) enquantos essas formalidades eram observadas, os fiéis entoavam cãnticos de regozijo, como o que foi cantado neste momento; "Como menbro desta Igreja Peregrina". (...) E para que estes acontecimentos passassem à História desta paróquia, eu, Osmar Lucena Filho, secretário AD HOC, redigi esta ata, que será assinada por pessoas diretamente interessadas no feliz acontecimento. Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Piquet Carneiro-CE, aos 2 de julho de 1988.

Osmar Lucena Filho - Secretário Ad Hoc
Pe. José Doth de Oliveira - Vigário Geral de Iguatu
Pe. Francisco Nobre
Maria Socorro Fragoso Santana
Maria Alencar Dias
Letícia Alves Lucena
Lázaro Augusto Luzno Nogueira."

PRINCIPAIS EVENTOS DE SEU PAROQUIATO

Pe. Francisco Nobre notabilizou-se, no exercício de seu ministério sacerdotal, pelo seu espírito missionária. Percorreu todas as comunidades eclesias de base; reativou, com o patrocínio da Prefeitura local, na época sob o governo de Luiz Aires de Souza, a antiga Voz da Paróquia (serviço de alto-falante). Empenhou-se, de todo, no organizar as Santas Missõpes Populares de maio de 1988. Sob seu paroquiato foram construídas diversas capelas na região de São Bernardo (hoje, município de Deputado Irapuan Pinheiro).

Em 5 de dezembro de 1988, Pe. Francisco Nobre deixa a Paróquia de Piquet Carneiro.

Em 1989 regressa à Arquidiocese de Belém do Pará, quando passa a reger a Paróquia de São Francisco do Pará (1989); depois, a de Santa Maria do Pará (1989-91). Em 20 de janeiro de 1991, assume a Paróquia do Divino Espírito Santo, no município de Ananindeu, região metropolitana de Belém.

MORTE E SEPULTAMENTO

Pe. Francisco Nobre faleceu no dia 30 de abril de 1994, em Belém do Pará, sendo sepultado na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, com sede em Ananindeua-PA, sua última comunidade paroquial. Suas exéquias foram presididas pelo então arcebispo metropolitano de Belém, do Pará, Sua Excia. Revma. Dom Joaquim Vicente Zico, CM.




UMA PESQUISA E TEXTO:

Osmar Lucena Filho

FONTE:

Livro do Tombo da Paróquia de Piquet Carneiro (Volume I, 1948-2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário