EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO - CE
PE. PEDRO AQUINO ROLIM
(NOVAMENTE)
22º VIGÁRIO, ENTRE 1998 E 2001
No dia 11 de fevereiro de 1998, o Pe. Pedro Aquino Rolim reassume a Paróquia de Piquet Carneiro, no cumprimento do cargo de Administrador Paroquial. Na ocasião, ele também se torna pároco de Mombaça.
A esta altura de nossa crônica, retornemos, na máquina do tempo, para o ano de 1993, haja vista dois eventos da 1ª fase do pastoreio do Pe. Pedro Aquino Rolim em terras piquetcarneirenses, que merecem um enfoque especial, levando-se em consideração a importância de ambos para a presente crônica.
1993: 1º Congresso Paroquial dos Jovens: 17 a 18 de julho
Texto: Pe. Pedro Aquino Rolim
"O Congresso Paroquial de Jovens foi na verdade um desses acontecimentos memoráveis de nossa Paróquia de Piquet Carneiro como continuidade da Campanha da Fraternidade de 1992, que teve como Tema - Juventude, caminho aberto. Assim, durante uma caminhada de ano e meio, teve como ponto alto o Congresso que teve como Tema Geral: JUVENTUDE, ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR. O dia 17, que teve como tema de estudo: O Jovem e a Afetividade, começou com uma caminhada da Casa Paroquial para o CSU, onde houve a abertura na palavra do Pe. Pedro Aquino Rolim, contando com a participação de 422 jovens dos diversos pontos da paróquia, que se distribuíram em três grandes grupos: no colégio Sagrado Coração de Jesus, Escola Castelo Branco e Churrascaria Tropical. À noite do dia 17, houve um show cultural apresentado pelos participantes. No dia 18, teve como tema de estudos: PROBLEMAS SOCIAIS NA VISÃO DE SANTO DOMINGO. Foram apresentações muito ricas analisadas dentro da nossa realidade em termos de Nordeste e de Ceará. Toda riqueza de conteúdo e debates deveu-se à assessoria do Congresso: Socorro Jucá, da coordenação diocesana da PJMP, Ir. Maria Elvira, de Cedro, Durval Ferraz, Presidente da Comissão de Direitos Humanos de Fortaleza. Aécio Gondim, de Fortaleza. Ir. Herondina Rufino, assessora pastoral de juventude, de Teresina; Maria Luzinete Ferreira Mendes, coordenadira da Pastoral de Juventude, de Fortaleza. Toda essa movimentação e riqueza de conteúdo para estimular a caminhada na Paróquia coube o mérito à Coordenação local, na pessoa da Ir. Lourdes, missionária incansável a quem se deveu a realização do Congresso, coadjuvada pelas jovens: Valdineide, Antônia Maria e Eloina Maria, peças fundamentais na realização do Congresso. Foram, na verdade, dois dias de muito estudo e oração. Foi encerrado com a missa celebrada pelo Sr. Bispo Coadjutor da Diocese Dom José Doth de Oliveira."
(Cf. Livro de Tombo - TOMO 1 - 1948/2006 - págs. 113v e 114.)
A SECA DE 1993
Impressionante o relato, deixado, de próprio punho, pelo Pe. Pedro Aquino Rolim, quando de sua primeira passagem como administrador paroquial de Piquet Carneiro, entre 1991 e 1994, acerca da grande estiagem do ano de 1993, que o sacerdote em tela conclui em forma de súplica a Deus.
Veja-se:
"Oito de dezembro - Acabo de chegar da região de Irapuan Pinheiro, onde celebrei em Bananeiras, à tarde do dia 7, e encerrei a Festa da Imaculada em Irapuan. Volto impressionado: de um lado o fervor do povo que ainda acredita. Grande participação das comunidades vizinhas: Baixio, São Caetano, Retiro Bom Princípio, Três Riachos etc. De outro lado, sente-se no rosto do povo o sofrimento, a fome, a sede, a angústia enfim. Quando se pergunta: como é que passam? a resposta é sempre "estamos passando pelos milagres de Deus". E é verdade. Há falta de tudo... Um senhor afirmava "lá em casa somos oito pessoas e todas passam com o ganho de Cr$ 3.000,00 por quinzena, da emergência..."
O campo está virando um deserto. Para os animais já está faltando até mandacaru, que coisa triste! As capoeiras estão limpas como o calçamento da cidade. O gado está começando a esmorecer, a cair de magro, de fome, de sede. É uma situação desoladora, e isso no apagar das luzes do Séc. XX, o século da ciência, da técnica, da eletrônica. E ainda podemos perguntar: e os nossos governantes onde estão? Será que foi esta a primeira seca no Nordeste? Cada estiagem é sempre o mesmo problema: fome, falta d´água, emergência... Muitas famílias deixaram suas casas, umas para a cidade, outras para o Sul, para o Norte, como verdadeiros nômades. Tudo isso está ocorrendo nesse ano de 1993, a grande seca do século.
Ó Virgem Maria, mãe de Deus, você que fez o Cristo a pedido seu, fazer o milagre de Caná, peça a seu Filho Jesus, que tantas vezes exclamou 'tenho piedade dessa multidão' que tenha piedade de multidões de famintos e sofridos nordestinos e cearenses, e faça o milagre de um bom tempo e de um bom inverno para 1994 que já se aproima. Amém!."
(Cf. Livro de Tombo - TOMO 1 - 1948/2006 - pág. 114v e 115.)
Na 2ª fase do ministério sacerdotal do Pe. Pedro Aquino Rolim na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, deram-se acontecimentos de magnitude extraordinária, dentre os quais passo a destacar dois deles, como seguem, segundo a redação que lhes foi dada pelo sacerdote-cronista (Pe. Pedro).
9 de julho de 1999 - 70 anos do Apostolado da Oração - Centro local
Texto: Pe. Pedro Aquino Rolim
"O Apostolado da Oração na Paróquia de Piquet Carneiro fôra instituído pelo Pe. Francisco Lino Aderaldo, então vigário de Senador Pompeu, no dia 9 de julho de 1929, conforme registro de Ata do A.O. Foi comemorado festivamente seus 70 anos de caminhada e resistência aos 20 de julho de 1999. Às 10h da manhã em solene eucaristia presidida por Sua Excia. Revma. Dom José Mauro, acompanhado pelo Pe. Pedro Aquino Rolim e o Teólogo, Lázaro, e com grande participação do povo. Cantada pelos associados do Apostolado da Oração, devidamente vestidos de branco, com suas fitas vermelhas, bandeiras e estandartes dando ao ambiente litúrgico, alegria festiva. D. Mauro ressaltou a importância heróica apesar dos percalços pela ausência de vigários não residentes na sede paroquial. Após a Missa, o A.O. ofereceu ao Senhor Bispo, como aos convidados, um almoço festivo, na casa paroquial, que bem mostrou o espírito de partilha dos que fazem o A.O. na Paróquia. Às 14h, Dom Mauro ainda falou para os membros do A.O. agradecendo o esforço dispendido para a realização daquele evento,assim como a heroicidade da resistência, incentivando a continuar o mesmo esforço para dar continuidade ao Reino do Coração de Jesus, no 3º milênio que já está chegando."
(Cf. Livro de Tombo - TOMO 1 - 1948/2006 - Efemérides de 1999)
IMPORTANTE CONSIDERAR:
Na noite do dia 20 de agosto de 1999, foi lançado o livro A CAMINHADA DA FÉ, de autoria do Prof. Osmar Lucena Filho, obra que reúne, por assim dizer, uma seleção de informações, de natureza histórica, sobre os 50 anos de existência da Paróquia de Piquet Carneiro, faz, também, alusão, aos 70 anos de fundação do Apostolado da Oração, Centro local.
A cerimônia de publicação do supracitado livro deu-se no pátio da Escola Azarias Fernandes, às 19h, sendo, inclusive, documentada em fita VHS (filmada, pois!).
29 A 31 DE MAIO DE 2000 - VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA APARECIDA À PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO
"Aos 29 de maio de 2000, a Comunidade de Piquet Carneiro se movimentou: colégios, associações religiosas e povo para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e a réplica da Cruz da 1ª Missa no Brasil, alusiva às comemorações dos 500 anos de Evangelização no Brasil. A imagem chegou às 17:30 h da Paróquia de Mombaça, em carro-andor, acompanhada por uma carreata de 32 carros. Foi muito emocionante! Festa do povo, que vibrava e cantava, manifestando todo o seu amor a Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa. Logo após, foi celebrada a Eucaristia pelo então administrador paroquial, o Pe. Pedro Aquino Rolim, num clima de recolhimento e louvor. A imagem permaneceu na matriz para a veneração do povo. No dia 30, o novenário foi assumido pelos bairros, ocasião oportuna para que os bairros viessem prestar sua homenagem à Virgem Aparecida. No dia 31, numa grande manifestação de apreço, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi coroada em homenagem especial. No dia 1º, às 16h, começou a celebração de despedida. Com cânticos e louvores, o povo demonstrava seu amor à Mãe do Céu. Em seguida, num carro-andor, ricamente preparado, acompanhado de uma carreata de 20 carros, e no meio de muitos aplausos, a imagem de Nossa Senhora Aparecida se despedia do povo religioso de Piquet Carneiro, com destino à Paróquia de Acopiara."
MAIO DE 2003: MORTE E SEPULTAMENTO DO PE. PEDRO AQUINO ROLIM
Depois de alguns dias internado em Fortaleza, eis que falece, aos 73 anos, o Pe. Pedro Aquino Rolim. Tal aconteceu em 2 de maio de 2003.
Suas solenes exéquias transcorreram na matriz de Nossa Senhora da Glória, em Mombaça, onde, desde fevereiro de 1998, ele desempenhava a função de pároco.
A velha matriz mombacense "apequenou-se" para comportar a massa humana, ali concentrada, a dar, ao Pe. Pedro Aquino Rolim, não sem forte comoção, o derradeiro adeus.
Seguiu-se a inhumação, que, a seu pedido, aconteceu, não na cripta da vetusta igreja (como alguns supunham, por conta de uma tradição, fosse ocorrer) mas no cemitério da cidade, no túmulo em que repousam os restos mortais dos genitores de Pe. Pedro Aquino.
Paz à sua alma!
UM TEXTO E PESQUISA:
Osmar Lucena Filho
FONTE:
Livro do Tombo da Paróquia de Piquet Carneiro - TOMO 1º - correspondente aos anos de 1948 a 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário