domingo, 19 de abril de 2009

BULA DO PAPA BENTO XVI, NOMEANDO O FREI JOÃO JOSÉ COSTA, DA ORDEM DO CARMO, COMO 3º BISPO DIOCESANO DE IGUATU-CE.
BULA PAPAL - TRADUZIDA DO LATIM
BENEDICTUS EPISCOPUS - SERVUS SERVORUM DEI
BENTO, bispo, Servo dos Servos de Deus
Ao dileto filho, João José Costa, membro da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, até agora Prior do Convento do Carmo de São Cristóvão, na Arquidiocese de Aracaju, eleito bispo de Iguatu.
Saudações e a Bênção Apostólica!
Como fosse necessário prover a Diocese de Iguatu, vacante pela renúncia do venerável irmão José Doth de Oliveira, aprouve a Nós, sucessor de São Pedro e Pastor da Igreja Universal, ouvindo o Conselho da Congregação para os Bispos, Tu, dileto filho, dotado com comprovados dotes e virtudes, pareceu-Nos idôneo para reger tal diocese.
Portanto, pelo supremo poder apostólico, Te nomeamos bispo de Iguatu, com todos os direitos e obrigações.
Permitimos que recebas a Ordenação Episcopal, por qualquer bispo católico, fora da cidade de Roma, em conformidade com as normas litúrgicas.
Antes, porém, deves fazer a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade a Nós e aos nossos sucessores, segundo os sagrados cânones.
Ordenamos, além disso, que esta nomeação chegue ao conhecimento do clero e do teu povo, aos quais exortamos que te recebam com alegria e permaneçam unidos a Ti.
Finalmente, ó dileto filho, suplicamos para Ti os mais ricos dons do Espírito Santo Paráclito, para que, ajudado por eles, possas promover, constantemente, o cultivo da caridade, sem a qual nenhuma sociedade humana pode ser edificada e permanecer na paz e na concórdia.
A Virgem Maria, Mãe de Deus, seja sempre benigna a Ti e à Comunidade Eclesial de Iguatu, caríssima para Nós.
Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 7 de janeiro do Ano do Senhor de 2009, 4º do nosso pontificado.
PAPA BENTO XVI

TRÊS CONSIDERAÇÕES: 1 ª. O texto da BULA supracitada, que foi lido, em vernáculo, por ocasião da missa de posse de Dom João José Costa, como 3º bispo diocesano de Iguatu, na noite de sábado, dia 18 de abril de 2009, foi transcrito por mim, Osmar Lucena Filho, a partir de gravação em VHS.
2ª. O redação original desta Bula, feita em latim, língua oficial da Igreja Católica, por ser um documento de alto valor histórico, encontra-se sob a tutela de Sua Excelência Reverendíssima, Dom João José Costa, O. Carm.
3ª - Chama-se BULA um dos mais solenes documentos expedidos pelos papas. Segundo a Wikipédia, o termo bula pontifícia "refere-se não ao conteúdo e à solenidade de um documento pontifício, como tal, mas à apresentação, à forma externa do documento, a saber, lacrado com pequena bola (em latim, "bulla") de cera ou metal, em geral, chumbo (sub plumbo). "
Pela mesma fonte de informação, sabe-se que a Bula mais antiga, de que se tem notícia, foi expedida no ano 535, pelo Papa Agapito I, conservada essa, todavia, só em desenho.
O mais antigo original de uma Bula Papal, conservado, data do pontificado do Papa Adeodato I, que governou a Igreja Católica de 615 até 618.
(Por Osmar Lucena Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário