domingo, 7 de junho de 2009

EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO - CE

PE. JOSÉ DOTH DE OLIVEIRA

14º VIGÁRIO ENTRE 1987 E 1988

José Doth de Oliveira é natural de Pedra Branco, Estado do Ceará, tendo nascido em 1º março de 1938. Fez os cursos superiores, destinados à carreira sacerdotal, no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Ordenado padre em 13 de dezembro de 1964, foi designado, por Dom José Mauro, para assumir a Paróquia de Mineirolândia, em 1965. Em 1970, Pe. Doth é incumbido de reger a Paróquia de Mombaça, onde transcorreu o seu mais longo paroquiato, que durou 18 longos. Em dezembro de 1987, é nomeado Pároco de Piquet Carneiro. A posse trancsorre no dia de São José, 19 de março de 1988. Mas Pe. Doth, por ser também Vigário Geral da Diuocese de Iguatu, não fixa aqui, em Piquet Carneiro, residência. Conta ele com o apoio do Pe. Francisco das Chagas Souza Nobre que, de fato, é quem governa. Pe. José Doth transfere, de vez, a função, para o Pe. Francisco Nobre, em 2 de julho de 1988.

Eis aqui trechos da Ata de sua posse:

"Aos 19 de março de 1988, Festa de São José, na presença de Deus e da Comunidade de Fé da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, tomou posse como Vigário, sendo o 14º, o Revmo. Pe. José Doth de Oliveira, Vigário Geral da Diocese de Iguatu. Conforme a PROVISÃO, que será anexada a este livro na página 83, Dom Mauro, nosso bispo diocesano, impossibilitado de se fazer presente, foi representado por Pe. Albino, Vigário de Senador Pompeu. A solenidade foi animada e dirigida por Pe. Francisco Nobre. O espírito de fé reinava em todos os participantes. Estavam presentes o ilmo. Sr. Luiz Aires de Souza, prefeito deste município, que entregou ao novo pároco o símbolo da Comunidade Paroquial. (...) Uma jovem dez a acolhida ao novo vigário. (...) Nada mais havendo a ser registrado, eu, em lugar do secretário, lavre a presente ata, que será assinada por mim e pelos padres que concelebraram. Francisca Cândido.

Assinaturas: Pe. José Doth de Oliveira (pároco), Pe. Albino Donati (Pároco de Senador Pompeu), Pe. Francisco Nobre, Maria Lelia Gondim, Francisca Gomes de Morais, Roberto Cláudio Alves de Morais, Francisco Pinheiro das Chagas, Maria Neuma Beserra das Chagas, Lázaro Augusto Luzno Nogueira."

(Cf. Livro do Tombo, página 82v.)


BISPO COADJUTOR DE PALMARES-PE

Em 23 de dezembro de 1989 o Papa João Paulo II nomeia o revmo. Pe. José Doth de Oliveira para a função de Bispo Coadjutor de Palmares. Sua sagração episcopal ocorreu em Iguatu no dia 13 de maio de 1990.

AÇÕES DE UM PAROQUIATO

Durante o governo pastoral do Pe. José Doth em Piquet Carneiro, ao longo do qual pôde ele contar, sempre , com o apoio do Pe. Francisco Nobre, e das Irmãs da Sociedade das Filhas do Coração de Maria, aconteceram as Santas Missões Populares, que duraram de 15 a 29 de maio de 1988, e foram conduzidas, não sem reconhecido êxito, pelos organizadores: padres, religiosas e agentes pastorais.
Foi construído também o novo presbitério, um trabalho patrocinado pelas famílias locais, sob a coordenação do próprio vigário. Já o altar, de madeira, um presente da Paróquia de Mombaça; e a "talha", que ilustra o mesmo, retratando a cena bíblica dos "Discípulos de Emaús" , uma doação do Pe. Albino Donati, Vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Senador Pompeu.

TEXTO E PESQUISA:

Osmar Lucena Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário