sexta-feira, 19 de junho de 2009



EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO

PE. JOSÉ LEIRTON ALENCAR SOUZA

21º VIGÁRIO, ENTRE 1995 E 1998

O Reverendísso Padre José Leirton Alencar Souza (na foto, trajando camisa marrom) é natural de Saboeiro, Estado do Ceará - município geograficamente situado na Região dos Inhamuns -, no dia 31 de julho de 1958. Em 1982, ingressou no Seminário Regional Nordeste I, em Fortaleza, em vista dos cursos, respectivamente, de Filosofia e de Teologia. Concluída a Teologia, em 1987, logo foi ordenado diácono, no dia 27 de dezembro daquele mesmo ano, em Mineirolândia (distrito de Pedra Branca-CE). Sua ordenação presbiteral ocorreu no adro da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, em Saboeiro, em data de 9 de abril de 1988, sob a presidência de Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, então bispo diocesano de Iguatu. A seguir, Pe. José Leirton assumiria a Paróquia de Nossa Senhora da Glória, de Mombaça-CE, a qual governou pastoralmente por uma década: de 1988 a 1998. Foi durante o período de seu paroquiato em Mombaça que se deu sua designação, por parte da autoridade diocesana, para reger, como Administrador Paroquial, a comunidade de Piquet Carneiro. Sua posse, nessa função, aconteceu em 5 de março de 1995, conforme se vê deste registro:

ATA DE POSSE DO PE. JOSÉ LEIRTON ALENCAR SOUZA, COMO ADMINISTRADOR PAROQUIAL DE PIQUET CARNEIRO, 21º VIGÁRIO NA LINHA DE SUCESSÃO.

Aos cinco dias de março de mil novecentos e noventa e cinco, durante a missa dominical, às dez horas, a qual foi presidida pelo Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom José Mauro, tomou posse da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, o Revmo. Sr. Pe. José Leirton Alencar Souza, na função de Administrador Paroquial. Atentos a todo um conjunto de RITOS, os fiéis presentes, em número deveras expressivo, acompanharam, passo a passo, o cerimonial. Assim, após as leituras das Cartas-Provissão (visto que, além do já citado Pe. Leirton, também o Pe. Antônio Fernandes recebia funções para atuar na Região de Irapuan Pinheiro) Dom José Mauro conduziu o néo-empossado (Pe. Leirton) à PIA BATISMAL, ao AMBÃO e, por último, ao SACRÁRIO. Na sua homilia, o Sr. Bispo pôs-se a explicar para o povo o sentido desses ritos a que todos acabava de assistir. (...) O Pe. Antônio Fernandes agradeceu pelo apoio recebido, durante o breve tempo que passou nesta paróquia; o Pe. José Leirton apelou para a participação do povo e, evidentemente, o apoio de todos, em face do início de seu paroquiato. E, para que estes acontecimentos constassem na História desta Paróquia, eu, OSMAR LUCENA FILHO, secretário AD HOC, redigi e lavrei a presente Ata de Solenidade. Piquet Carneiro, 5 de março de 1995. Osmar Lucena Filho, Secretário Ad Hoc."

(Cf. Livro do Tombo - TOMO 1 - 1948/2006 - págs. 124v. e 125))

TRÊS EVENTOS DO PAROQUIATO DO PE. JOSÉ LEIRTON DIGNOS DE NOTA

1º - SEMANA MISSIONÁRIA (21 a 27 de maio de 1995)

Realizada como forma de sintonia com a realização do V Congresso Latino-Americano, que se realizou em Belo Horizonte, em julho de 1995.

2º - INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO

ATA DA SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO (EXPOSIÇÃO) DA GALERIA DOS EX-PÁROCOS DE PIQUET CARNEIRO.

"ESCREVE ISTO PARA A MEMÓRIA"

(Palavras de Deus a Moisés - Êxodo 18, 14)

"Aos vinte e sete dias do mês de maio do Ano da Encarnação do Senhor, milésimo nongentésimo nonagésimo quinto - 1995 - durante a celebração dos augustos mistérios, estando-se ao ato do Encerramento da Semana Missionária, o Reverendíssimo Senhor Pe. José Leirton Alencar Souza, administrador paroquial de Piquet Carneiro, procedeu à solenidade de inauguração (exposição) desta galeria dos párocos que prestaram serviços à Comunidade local. Aos fiéis presentes, em número bastante expressivo, foi-lhes recordada a importância do evento em apreço, considerando-se já, tal iniciativa, como ponto de partida, em face das solenidades alusivas ao Jubileu de Ouro desta Paróquia, previstas para o ano de mil novecentos e noventa e oito (1998). E, para que de tudo isto conste, todo o tempo, eu, OSMAR LUCENA FILHO, secretário AD HOC, de ordem de Sua Reverendíssima, redigi e datilografei, a presente ata de solenidade, a qual será, oportunamente, lavrada, no Livro de Tombo da Paróquia, "AD PERPETUAM REI MEMORIAM."

Matriz Paroquial, Piquet Carneiro, 27 de maio de 1995.

Osmar Lucena Filho

Secretário AD HOC

Pe. José Leirton Alencar Souza

Administrador Paroquial

(Cf. Livro de Tombo - TOMO 1 - 1948/2006 - pág. 127)

3º - JUBILEU DE OURO DA PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO - JANEIRO/FEVEREIRO DE 1998

Um terceiro evento, de fato, marcante, do paroquiato do Pe. José Leirton, em Piquet Carneiro, foi a celebração do Jubileu de Ouro de instituição da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

No dia 7 de fevereiro de 1998, Dom José Mauro Ramalho, bispo de Iguatu, veio a Piquet Carneiro para presidir, com o prestígio de seu alto cargo, o jubileu áureo da vida eclesial de nossa paróquia.

Os comentários da Santa Missa foram conduzidos pelo Prof. Osmar Lucena Filho.

Concelebraram com o Sr. Bispo, os padres José Leirton Alencar (Adm. Paroquial de Piquet Carneiro) e Anastácio Ferreira de Oliveira (Paróquia de Cariús). E contou-se com as presenças dos seminaristas Antônio Firmino e Lázaro Augusto Nogueira, e de grande parte do Povo de Deus desta Paróquia.

UMA PESQUISA E TEXTO

Osmar Lucena Filho

FONTE:

Livro do Tombo da Paróquia de Piquet Carneiro - TOMO 1 - 1948 a 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário