sexta-feira, 15 de maio de 2009

CONCLAVES - SÉCULO XX
O CONCALVE DE 1939, NO QUAL FOI ELEITO O PAPA PIO XII (FOTO)
O conclave de 1939, do qual emergiu a grande figura, que foi o Papa Pio XII, em muitos aspectos se assemelhou ao de 1914, época em que foi eleito Bento XV, pois ambos papas ascenderam ao Trono de São Pedro num momento obscuro da História: às vésperas dos conflitos mundiais.
Era 1º de março de 1939, às 18h, quando 63 cardeais entraram na Capela Sistina, para a escolha do sucessor de Pio XI, papa morto em 10 de fevereiro.
Mas, já no segundo dia do Conclave, 2 de março, os cardeais escolheram o novo chefe da Igreja, na pessoa do eminente cardeal EUGENIO PACELLI, que, em homenagem ao antecessor, do qual fora Secretário de Estado, optou, também, pelo nome PIO. O protodiáco, que fez o anúncio do Habemus Papam, foi o cardeal Caccia Dominioni. Pio XII tinha 63 anos, e vinha de uma longa experiência diplomática, porque tinha sido núncio e enviado diplomático a vários países. Falava, fluentemente, 6 ou 7 línguas. Seu magistério pontifício nada deixou escapar em matéria filosófica e/ou teológica. Falou sobre tudo! Temas como medicina, esporte, teatro, televisão, cinema, questões sociais, questões teológocas etc etc etc, encontraram, em Pio XII, um forte orador. Afirma-se que esse papa teve visões com Cristo e Maria.
Vejamos o que nos fala o professor Paul Lesourd, antigo professor da Universidade Católica de Paris, e um dos autores do livro História Secreta dos Conclaves, sobre o Papa Pio XII:
"Foi dado a um de nós aproximar-se várias vezes de Pio XII. Bastava ter conversado alguns minutos com ele para, durante o resto da vida jamais esquecer seu olhar, suas longas mãos finas e toda sua atitude. Dava a impressão de um ser intermediário entre o céu e a terra. Sua bela inteligência era acompanhada de um julgamento seguro e reto, de uma ponderação, de um equilibrio de suas faculdades e de um domínio de si inigualáveis. Jamais o viram, cremos nós, abandonar sua calma e e sua gravidade. Sua silhueta alta e esguia inclinava-se para seus visitantes com uma cortesia e simplicidade encantadiras. Era dotado de uma memória extraordinária que lhe permitia guardar de cor, sem nenhuma dificuldade, discursos extremamente longos, que recitava com facilidade em qualquer das 6 ou 7 línguas que falava corretamente. (...) Grande trabalhador como seus predecessores imediatos, estava à sua mesa de trabalo cedinho pela manhã, tarde pela noite adentro e não a deixava quase, senão para o seu passeio quotidiano a pé. O que havia de rico na sua fisionomia em tempo normal iluminava-se com um fino sorriso, acompanhado de uma doçura cheia de encanto, quando falava à gente, quando nos fazia perguntas, quando nos mostrava, com uma notável precisão, que lia atentamente tudo o que passava debaixo de sua vista. Excelente orador, repassava toda sua alma em suas palavras, buscando, por assim dizer, captar numa rede todas as almas. Intransigente acerca dos princípios e da doutrina, incapaz de tolerar a menor complacência, sua firmeza não excluía jamais a flexibilidade, pois que temperada pela caridade apostólica."
O dogma da Assunção de Maria foi proclado por Pio XII no dia 1º de novembro do Ano Santo, em 1950, pela Constituição Apostólica Munificentissimus Deus.
Ainda acerca do rico magistério pontifício de Pio XII, convém lembrar que suas encíclicas, exortações apostólicas, discursos, enfim, todo o conjunto dos textos que ele produziu, é o que vem, depois da Bíblia, mais citado, nos documentos do Concílio Vaticano II, numa prova incontestável do rico patrimônio cultural que esse pontífice legou aos homens do seu e do nosso tempo...
Pio XII faleceu em Castelgandolfo (residência de verão dos papas) a 9 de outubro de 1958.
UM
TEXTO & PESQUISA:
Osmar Lucena Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário