quinta-feira, 14 de maio de 2009

HISTÓRIA DOS CONCLAVES - SÉCULO XX

CONCLAVE DE 1914 - QUE ELEGEU O PAPA BENTO XV (FOTO)

O conclave realizado em 1914 elegeu um Papa diplomata.

Foi no dia 31 de agosto de 1914, que 57 cardeais entraram na Capela Sistina para eleger o sucessor de Pio X, falecido dez dias antes. "Os cardeais americanos Gibbons, O´Connell e o cardeal canadense Begin só puderam chegar a Roma após a eleição do papa e 5 outros, entre os quais o cardeal francês Dubillard, arcebispo de Chambéry, não puderam vir por causa de seu estado de saúde." (Cf. História Secreta dos Conclaves. Paz e Terra. 1971.) Segundo a mesma fonte de pesquisa, "uma das características deste conclave foi fazer viverem lado a lado, durante alguns dias, pastores de nações em guerra, cardeais que, durante esses dias, tiveram que fazer abstração de sua nacionalidade, para não pensarem senão no caráter supranacional dessa Igreja, à qual iam dar um chefe que deveria ser o pai comum de filhos inimigos."
A votação começou na manhã de 1º de setembro de 1914. Na manhã de 3 de setembro, com 39 votos foi, enfim, eleito Papa, o cardeal-arcebispo de Bolonha, GIACOMO PAOLO GIOVANNI BATTISTA DELLA CHIESA, que adotou o nome de BENTO XV, "em lembrança do papa do século XVIII, Bento XIV Lambertini, que, antes de sua eleição em 1740, era também, como della Chiesa em 1914, arcebispo de Bolonha."
Coube ao cardeal protodiácono, o mais ancião dos cardeais dessa ordem, Francesco Salesio della Volpe, pronunciar a vetusta fórmula do HABEMUS PAPAM à multidão concentrada na Praça de São Pedro.
Ao ser eleito, Bento XV tinha 60 anos. Provinha de família nobre. Tendo-se doutorado em Direito antes de ser ordenado padre, fato que aconteceu em 1878. Bento foi, sem dúvida, um dos maiores pontífices dos últimos tempos; porém, seu reinado, de pouco mais de 7 anos, acabou sendo "ofuscado" pela tragédia da 1ª Guerra Mundial, a cujo desfecho ele dedicou todas as forças.
Bento XV morreu às 6 horas da manhã do dia 22 de janeiro de 1922, e, após solenes exéquias, foi inhumado (sepultado) quatro dias depois, nos subterrâneos da Basílica vaticana. Diante de seus restos mortais, até a manhã de 26 de janeiro de 1922, teriam desfilado, segundo informações contidas no Mensageiro do Coração de Jesus, edição de fevereiro de 1922, mais de 50 mil peregrinos. (Lembro, a propósito, que, em abril de 2005, diante do corpo de João Paulo II, cerca de 4 milhões o número de peregrinos repetiram um tal gesto de despedida, em relação a um pontífice).

O Lema de Bento XV era este: IN TE DOMINE SPERAVI NON CONFVNDAR IN ÆTERNVM. (Em Vós, Senhor, esperei, jamais serei confundido). Uma frase extraída do Salmo 70, que é uma expressão da total e confiante adesão a Cristo e do humilde abandono deste Papa nas mãos da Divina Providência.

Em sua homenagem, o cardeal Joseph Ratzinger, ao ser eleito papa em 19 de abril de 2005, escolheu o nome de BENTO XVI.

Pesquisa e Texto: Osmar Lucena Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário