terça-feira, 8 de março de 2011

CRONOLOGIA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE IGUATU - ANO DE 1981

CRONOLOGIA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE IGUATU

EFEMÉRIDES ECLESIÁSTICAS DE 1981

DADOS COLIGIDOS PELO PROF. OSMAR LUCENA FILHO

(Membro da PASCOM de PIQUET CARNEIRO)

JANEIRO

14 – Paróquia de Senador Pompeu realiza Assembleia Paroquial, sob a liderança do vigário, Pe. Albino Donatti.

31 – Uma notícia, ainda que breve, posta no Boletim da Diocese, chama a atenção para a necessidade de se incrementar, mais e mais, o chamado Plano de Pastoral de Conjunto, nestes termos: “No Plano Pastoral, o ano que inicia (1981) deverá ser marcado pela decisão assumida em conjunto na Assembleia Diocesana, realizada em dezembro de 1980, quando traçamos as linhas gerais que deverão formar o rosto de nossa Igreja.” (In Boletim Diocesano, edição 129, de 31.01.1981).

FEVEREIRO

11 – Dom Mauro, bispo diocesano, empossa o revmo. Pe. Francisco Kelly, redentorista, na Paróquia do Prado (Iguatu). Participam do solene ato os padres João Keeling e Inácio Biesdorf (na época, Vigário de Piquet Carneiro).

17 a 26 – Em Itaici-SP, Dom Mauro participa da 19ª Assembleia Geral da CNBB. Temas na ocasião estudados pelos senhores bispos: a) Vocações. b) Situação do Clero nos tempos atuais. c) Catequese.

MARÇO

4 – Lançamento oficial da Campanha da Fraternidade de 1981, cujos tema e lema são, respectivamente: SAÚDE E FRATERNIDADE e SAÚDE PARA TODOS.

15 – Em Icó, com a saída do Pe. José Alves Macedo (efetivada em fevereiro de 1981), a supramencionada paróquia passa a ser administrada pelos padres Inácio Biesdorf (transferido de Piquet Carneiro) e Inácio Spethst, ambos da Companhia de Jesus.

23 a 25 – “Comunidades e Pastoral Rural” é o tema de que se ocupam os participantes (padres, religiosas e leigos) da Mini Assembleia Diocesana, ocorrida, em Iguatu, no Centro de Treinamento (Diocesano). A coordenação foi prestada por esta equipe: Dom Mauro, Pe. Afonso Queiroga e demais membros da Coordenação Diocesana de Pastoral. O assessor especial foi o Pe. Marcelino Sivinski (do Regional Nordeste I).

Mais uma vez, deu-se enfoque ao “ROSTO DA DIOCESE QUE QUEREMOS”, conforme foi este delineado na Assembleia Diocesana de dezembro de 1980.

ABRIL

20 a 24: 300 pessoas, vindas de 71 dioceses, marcam presença no 4º Encontro Inter eclesial de CEBs, em Itaici-SP.

Obs.: Ainda em abril, a Paróquia de Acopiara promove CURSO COMUNITÁRIO PREVENTIVO DE SAÚDE. 12 líderes são, assim, treinados, pelas irmãs responsáveis pela Pastoral da Saúde, recebendo aulas, duas vezes por semana, durante o ano.

MAIO

13 – O Papa João Paulo II é alvejado em plena Praça de São Pedro, no Vaticano, por tiros disparados pelo jovem turco MEHMET ALI AGCA.

A Diocese de Iguatu une-se, assim, ao mundo inteiro, suplicando a Deus pela pronta recuperação do Santo Padre. A edição 133 do Boletim da Diocese, publicada em 31.05.1981, traz o seguinte texto sobre o atentado sofrido pelo Pastor Universal da Igreja: “Participando dos mesmos sentimentos de surpresa e angústia dos irmãos na Fé, os diocesanos de Iguatu se uniram pedindo a Deus pela saúde de João Paulo II. (...) A Páscoa está acontecendo na vida de João Paulo II, que se entrega para toda boa obra, perdoa e reza pelo seu ofensor. Seu exemplo, no exercício de suas funções de Pastor Universal tem sido motivo de maior florescimento das comunidades cristãs nas últimas tempos. Podemos concluir, fazendo nossa a expressão de Marcos Politi, vaticanólogo romano: “ESTE PARA ESTÁ DEVOLVENDO À HUMANIDADE O ORGULHO DE SER CRISTÃO.”

JUNHO

20 a 22 – Em Quixelô, 50 trabaladores rurais se reúnem para discutir vários assuntos. A conclusão a que chegaram: “que a realidade do povo está cada dia mais difícil; a situação da seca é grave, e o Plano de Emergência do Governo não está atendendo aos mais necessitados. E, pois, preciso: 1) Melhorar o Sindicato 2) Animar os trabalhadores das CEBs 3) Conhecer melhor os partidos e orientar o povo 4) Organizar partidos de oposição no município que ainda não tem; 5) Discutir concretamente quanto à escolha de candidatos da classe trabalhadora nas futuras eleições” . (Cf. Boletim da Diocese, nº 134, de 28.06.1981).

JULHO

“Diante de uma realidade de seca e fracasso da Emergência (GESCAP), trabalhadores de Milhã, organizados nas CEBs, e animados pela Pastoral da Paróquia, realizam concentração exigindo mehor atendimento por parte da EMERGÊNCIA”. (Cf. Boletim Diocesano, nº 135, de 31.07.1981).

AGOSTO

3 – De Fortaleza, Dom Mauro dirige carta ao pároco (José Doth) e paroquianos de Mombaça, unindo-se, espiritualmente, à celebração de mais um novenário em honra de Nossa Senhora da Glória, que será o marco do inicio das celebrações alusivas ao SESQUICENTENÁRIO de criação daquela Paróquia, um fato histórico ocorrido em 1832.

SETEMBRO

8 – Arneiroz celebra festa de sua Padroeira, Nossa Senhora da Paz. O novenário é motivado pelo Pe. Tarcísio Weber.

9 a 13 – Dom Mauro realiza Visita Pastoral em Saboeiro. Séquito episcopal: Pe. Geraldo Slag, Mons. Alves e Irmã Graciema Tamanho. Na oportunidade, o senhor Bispo confere o Sacramento da Confirmação a 342 jovens. O Pastor Diocesano mantém contato com funcionários do município, solidarizando-se com estes pelas dificuldades que eles vêm passando, dado o atraso de seus salários.

21 – Comunidade de Catarina (então Paróquia de Arneiroz) acolhe as irmãs Antônia dal Horta e Santina Pirovano, pertencentes a um Instituto Secular italiano, que segue a espiritualidade dos padre dehonianos (do Sagrado Coração de Jesus).

OUTUBRO

6 a 7 – Zonal III reúne-se em Arneiroz. Tema aprofundado: CATEQUESE. Assessores: Dom Mauro e Pe. João Sticker. Participam também os padres Geraldo Slag, Alcides Francisco Cericato e Herberto Henke (Superior Provincial dos Padres da Sagrada Família).

10 a 11 – Em Acopiara é realizado mais um encontro de Jovens, integrantes da JOLUVE. A missa de encerramento é presidida pelo Pe. Crisares Sampaio Couto, vigário.

16 a 17 – Na localidade de Catolé da Pista, paróquia de Piquet Carneiro, ocorre um encontro de CEBs. A assessoria foi prestada por esta equipe: Pe. Renzo Cassoni (vigário de Piquet Carneiro), Ir. Teresa Bandeira, Otacílio Leite e Senhorinha Soares, de Iguatu.

21 a 23 – No sítio Ema, Piquet Carneiro, acontece um CURSO DE PROMOÇÃO HUMANA. A coordenação ficou a cargo destas pessoas: Pe. Afonso Queiroga, Irmã Assunção, Irmã Teresa e Irmã Gilza. Assuntos aprofundados: a) PAPEL DO LEIGO NA IGREJA E NO MUNDO b) PARTICIPAÇÃO DO CRISTÃO NA ATIVIDADE POLÍTICA c) BIBLIA, A LIGAÇÃO DA FÉ COM A VIDA d) ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS DE CASAIS e) COMO ORGANIZAR AS CEBs f) COMO RESOLVER OS PROBLEMAS COMUNITÁRIOS.

NOVEMBRO

1 – Falece, repentinamente, o vigário da Paróquia de Cedro, Mons. Antônio Vieira Costa, vítima de enfarte. Ele havia recebido a honraria de monsenhor, em 13 de março de 1964, do Papa Paulo VI.

5 a 6 – No Centro de Treinamento (Diocesano), 60 animadores, provenientes de 14 paróquias da diocese, voltam sua atenção para o tema: CEBs, Povo Unido, Lutando por uma NOVA SOCIEDADE.

16 – A Diocese acolhe um novo missionário. Trata-se do padre Irineu Tomek, que passa a prestar serviço à Paróquia de S. João Batista, em Cedro, mais precisamente na região de Várzea da Conceição.

DEZEMBRO

9 a 13 – Padres, religiosas e leigos participam, no Diocesano, da 16ª Assembleia Diocesana de Pastoral.

13 – Falecimento do Pe. Geraldo Vieira da Silva, em Fortaleza, em conseqüência de atropelamento sofrido em Iguatu. Prestara serviços na Sé Catedral, Capela de Saúde Dr. Agenor Araújo e em vários colégios de Iguatu.

27 – Em Acopiara, ordenação presbiteral do diácono Francisco Valberto Marinho Barreto, filho natural da Terra do Lavrador. O bispo oficiante é Dom José Mauro, de Iguatu. Pe. Francisco Valberto passará a residir em Altos, Piauí, na Diocese de Campo Maior, onde exercerá seu ministério sacerdotal.

FONTE: Edições do Boletim da Diocese de Iguatu, editadas em 1981; Site da CNBB e Site da Santa Sé, acessados em diversas datas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário