terça-feira, 8 de março de 2011

MEMORIAL DA CAMINHADA - EFEMÉRIDES DE 1979

(ANO INTERNACIONAL DA CRIANÇA)

JANEIRO

28/01 – A edição 106 do Boletim da Diocese, de 28.01.1979, registra a chegada de novos agentes de pastoral à Igreja Particular de Iguatu. Eles vêm de diversas cidades, para colaborar no serviço de evangelização desta. Eis as paróquias, então, beneficiadas, com o adventos dos missionários: Arneiroz, Cariiús, Acopiara, Mombaça e Iguatu. Os 8 religiosos são: Pe. Fco. Alcides Cericato (Arneiroz); duas Irmãs Josefinas (Cariús): Teresinha de Jesus Rocha e Lucinda Félix da Silva. Para Acopiara: Irmã Maria Pinheiro. Para Mombaça: Irmãs Raimunda Tude, Martinha Tomellin e Dalila Schefer. Para Iguatu: Irmã Rosane Lessa (Direção da Escola Técnica de Comércio).

27/01 A 13/02 – Em Puebla de los Angeles reúnem-se os Bispos do Continente Latino-Americano, por ocasião da 3ª Conferência do CELAM. O Papa João Paulo II participa da abertura dos trabalhos.

31/01 – Transfere-se, da Paróquia de Acopiara ( comunidade a que servia já há alguns anos ) para o Estado de São Paulo, a Irmã Maria Tomellin, das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, uma vez eleita para assumir o cargo de Secretaria Geral da Congregação.

FEVEREIRO

28 – Abertura oficial da Campanha da Fraternidade 1979, com o tema: POR UM MUNDO MAIS HUMANO; e o lema: PRESERVE O QUE É DE TODOS.

MAIO

22 – Dom José Mauro, bispo diocesano, Pe. Queiroga (Coord. Diocesano de Pastoral), Ir. Gilza Menezes e Senhorinha Soares (integrantes da Equipe Diocesana de Pastoral) visitam as Paróquias de Pedra Branca e Mineirolândia, encontrando-se com as lideranças pastorais e sociais que nelas residem.

30 – Em Piquet Carneiro é realizado mais um ENCONTRO DE ANIMADORES DE CEBs. 35 é o total de participantes. Coordenam o evento o Pe. Afonso Queiroga (vigário) e a Ir. Assunção.

JUNHO

2 – Em Orós, com a colaboração do Prefeito e do Pároco, Pe. Djalvo Alencar, acontece um Curso de Catequese Paroquial, ministrado pelas irmãs Graciema e Auxiliadora. Total de participantes: 99 pessoas, entre professoras, catequistas e animadores de CEBs, provenientes destas localidades: Vila Nova, Santarem, Palestina, Igarói e Ilha Grande.

JULHO

2 até 5 – Encontro do ZONAL IV: Mineirolândia (paróquia anfitriã), Pedra Branca, S. Pompeu, Mombaça e Piquet Carneiro. 42 é o número de participantes. A recepção foi feita pelo vigário, Pe. Geraldo Dantas, e pelas irmãs Silva e Gilza.

6 – Equipe Diocesana de Pastoral realiza Visita à Paróquia de Orós, para contato com os animadores de CEBs. Equipe: Dom Mauro e Zé Vicente.

13 até 16 – Em Jucás, em plena Festa de Nossa Senhora do Carmo, transcorre a Visita Canônica do Superior dos Padres da Sagrada Família: Pe. José Scherer, sob a companhia do Provincial, Pe. Herisberto Sthal.

16 até 20 – Em São Luís do Maranhão, acontece a XV Assembleia Regional do Nordeste 1. A Diocese de Iguatu se fez presente, mediante a participação desta Equipe: Ir. Graciema Tamanho, Pe. Tarcísio Weber e Manoel Monteiro da Silva.

AGOSTO

15 – Aiuaba celebra a Festa de Nossa Senhora do Patrocínio, sua excelsa padroeira. O novenário é animado pelo Pe. Tarcísio Weber e pelas Irmãs Josefinas, contando-se, ainda, com a colaboração dos padres João Sticker e Alcides Cericato.

30 – A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Prado (Iguatu), celebra o 15º aniversário de sua instituição canônica (1964-1979). É vigário, na ocasião, o Pe. Brandão Callanan (desde julho de 1975 no posto). O vigário cooperador deste é o Pe. Marcelo Lavary (que chegou à Diocese em set. 1972). O Boletim da Diocese dá relevo ao evento supramencionado, na edição de 31.08.1979.

31 – O Boletim da Diocese informa os nomes dos componentes da Equipe Diocesana de Coordenação Pastoral em 1979: Coordenação – Pe. Queiroga, Zé Vicente, Senhorinha Soares, Pe. Brandão Callanan, Maria do Socorro Lima e Silva, Severina e Ir. Gilza Menezes. Equipe Catequética: Padres Tarcísio Weber, Alcides Cericato, Geraldo Slag e Afonso Queiroga. Irmas: Auxiliadora, Dalila, Rosane, Graciema e Teresa Bandeira. Coordenação do Centro de Pastoral (Diocesano): Irmã Ignez Feller e Equipe. Equipe do Boletim Diocesano: Dom José Mauro e as religiosas: Auxiliadora e Teresa Bandeira.

SETEMBRO

8 – Falecimento do Mons. Francisco de Assis Couto, aos 60 anos de idade. Era, então, Vigário Geral da Diocese de Iguatu. Bela crônica, de Lauro Motta, sobre a insigne pessoa de Mons. Couto, veio a ser publicada na edição 114 do Boletim Diocesano, de 28.09.1979, sob o título: MONSENHOR E O BOM SENHOR.

OUTUBRO

4 até 6 – Paróquia de Piquet Carneiro promove Curso de Promoção Humana. Comunidades que participam: Ibicuã, Mulungu, Palestina, Pocinhos, Oiticica, Mundo Novo, Riacho do Meio, Serrote, Cajueiro, Alegre, Logradouro, Lages, Araras, Mandacaru, Salão, Macambira, Catolé dos Bentos e SEDE. Coordenam o curso: Pe. Afonso Queiroga (Vigário) e as religiosas Assunção e Teresa.

DEZEMBRO

10 até 13 – ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL. Local: Centro de Treinamento (Diocesano). Total de participantes: 76 pessoas (padres, religiosas e leigos engajados). Nesta, foi eleita a NOVA Coordenação Diocesana de Pastoral, face ao ano de 1980: Dom José Mauro (bispo diocesano), Pe. Queiroga, Pe. Brandão Callanan, Irmã Orlanda, Irmã Maria Rita, Irmã Graciema Tamanho e Zé Vicente.

UMA PESQUISA: OSMAR LUCENA FILHO

FONTE: BOLETIM DA DIOCESE DE IGUATU (Edições de 1979)

Nenhum comentário:

Postar um comentário