quinta-feira, 8 de julho de 2010

CRONOLOGIA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE IGUATU - PARTE 1
de 1961 a 1970

Dados pesquisados pelo Prof. Osmar Lucena Filho

ANO DE 1961

28 de janeiro: Sua Santidade o Papa João XXIII emite Documento Pontifício, mediante o qual a Diocese de Iguatu é erigida. Trata-se da Bula IN APOSTOLICIS MUNERIS.
13 de outubro: O vigário de Aracati-CE, Revmo. Pe. José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago é escolhido, pelo mesmo Papa, para o ofício de 1º Bispo Diocesano de Iguatu.

ANO DE 1962

6 de janeiro: Dom José Mauro recebe a consagração episcopal, em cerimônia presidida pelo Bispo de Limoeiro do Norte-CE, Dom Aureliano Matos.
4 de fevereiro: Solenidade de Posse de Dom José Mauro, em Iguatu, com a presença de muitos padres, bispos, autoridades civis e militares, e grande multidão de fiéis.
23 de setembro: Em Iguatu, ocorre a ordenação sacerdotal do Pe. Agostinho Paulino de Melo, pela imposição das mãos e Oração Consecratória do 1º Bispo de Iguatu. Pe. Agostinho torna-se, desta maneira, o primeiro dentre os sacerdotes que seriam consagrados por Dom Mauro.
11 de outubro: Por convocação do Papa João XXIII, Dom Mauro participa, na Cidade Eterna (Roma), da abertura da 1ª Sessão do Concílio Ecumênico Vaticano II.

ANO DE 1963

3 de junho: No Palácio Apostólico, no Vaticano, adormece, santamente, "na Paz do Senhor", o Santo Padre o Papa João XXIII, que governava a Igreja desde 28 de outubro de 1958, quando foi eleito como sucessor de Pio XII.
21 de junho: A fumaça branca, emitida pela secular chaminé da Capela Sistina, indica ao mundo que o novo Papa está eleito. Trata-se do cardeal-arcebispo de Milão, Itália, Giovanni Batistta Montini, que atribuiu a si mesmo o nome "Paulo VI" - ("qui sibi nomem imposuit Paulum Sextum" - como bem anunciou, do balcão central da Basílica de São Pedro, na língua latina, como manda a milenar tradição, o primeiro dos cardeais-diáconos, Sua Eminência Alfredo Otavianni).
14 de setembro: Dom Mauro segue a Roma, agora a chamado de Paulo VI, para tomar parte na 2ª Sessão do Concílio Ecumênico Vaticano II.

ANO DE 1964

6 de agosto: Publicação da primeira encíclica de Paulo VI, a Ecclesiam Suam (A Sua Igreja), onde se vê delineado o programa de pontificado do Papa Montini.
12 de dezembro: Ordenação sacerdotal , por Dom Mauro, do Diácono Afonso Queiroga da Silva (atual vigário de Catarina-CE).
13 de dezembro: Em Pedra Branca, dá-se a ordenação presbiteral do Diácono José Doth de Oliveira (hoje, bispo emérito de Iguatu). Dom Mauro é o bispo ordenante.

ANO DE 1965

8 de dezembro: O Papa Paulo VI preside ao ato solene de encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II, o 21º da História da Igreja. Dom Mauro conta-se entre os mais de 2.500 bispos que dele (Concílio) tomaram parte.

ANO DE 1966

Dezembro: No Centro de Treinamento (Diocesano) é realizada a 1ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que, dentre outros assuntos, ocupa-se do tema "Comunidades Eclesiais de Base".

ANO DE 1967

6 de março: É instalado o Ginásio Diocesano de Iguatu, com 42 alunos no Curso de Administração e 30 na 1ª série ginasial. O diretor é o Padre José Aloísio Moreira.
26 de março: O Papa Paulo VI dirige ao mundo católico sua primeira encíclica, de tema social, que começa pelas expressões latinas "Populorum Progressio" (O Progresso dos Povos).

ANO DE 1968

Publicação da encíclica Humanae Vitae, de Paulo VI, sobre o controle da natalidade.

ANO DE 1969

Outubro: Visita Pastoral em Piquet Carneiro, sendo vigário o Pe. Agostinho Paulino de Melo. SÉQUITO EPISCOPAL: Dom Mauro, Mons. Alves, Pe. Fco. das Chagas e as religiosas: Tereza Bandeira e Lúcia Maria.

ANO DE 1970

29 de maio: Circula, nessa data, a edição "O" (uma espécie de número-ensaio) do Boletim da Diocese de Iguatu, trazendo à baila estas notícias: "A sêca chegou. Instalou-se: E nós, aonde vamos?"; 'Jubileu áureo de ordenação sacerdotal do Papa Paulo VI";. "Crateús: experiência de agricultores".

5 até 14 de setembro: D. Mauro percorre o território da Paróquia de Orós, em cumprimento de Visita Pastoral. Séquito episcopal: Mons. Antônio Alves de Oliveira, Pe. Francisco das Chagas Barros, Pe. Djalvo Alencar (então vigário de Orós), e, ainda, as religiosas: irmãs Maria Lúcia e Antônia Tereza.

14 até 18 de dezembro: No Centro de Pastoral, o "Diocesano", em Iguatu, ocorre a V Assembleia Diocesana de Pastoral, de cujos trabalhos sai oportuno "documento" acerca das "Normas para o Sacramento do Batismo": exigir-se-á, então, que pais e padrinhos participem de um curso e/ou reunião "preparatória".

Nenhum comentário:

Postar um comentário