quinta-feira, 15 de julho de 2010

CRONOLOGIA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE IGUATU

CORRESPONDENTE AO ANO DE 1977

JANEIRO

Dia 13 - Chegam à Diocese de Iguatu as religiosas: Irmãs Vanda, Inês e Graciema, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que passam a residir no Centro de Treinamento (DIOCESANO).

FEVEREIRO


Dia 2 - Por incumbência de Dom José Mauro, bispo de Iguatu, a Irmã Tereza Rodrigues Bandeira assume a administração da Comunidade Paroquial de Piquet Carneiro, coadjuvada pelo Pe. José Joaci Cavalcante (então vigário de Senador Pompeu).

Dia 23 - Sua Santidade o Papa Paulo VI abre, direto do Vaticano, mediante alocução transmitida por cadeia de Rádio e Televisão, a 14ª Campanha da Fraternidade, promovida, desde 1964, pela CNBB. A CF 1977 teve como tema: Fraternidade e Família. O Lema foi este Comece em sua casa.

Dia 26 - A Paróquia de Icó dá as boas-vindas a um núcleo das Irmãs da Caridade, Filhas Espirituais de São Vicente de Paulo, que lá se instalam. Participam do ato religioso, o Bispo diocesano, Dom Mauro, e a Visitadora da Congregação, Irmã Rita de Cáscia Vasconcelos.

Dia 27 - A Paróquia de Nossa Senhora da Purificação, de Saboeiro, acolhe as irmãs Maria Lúcia e Rita Maria, que lá passam a fixar residência, a fim de auxiliar o vigário, Pe. Geraldo Slag, MSF, nas ações pastorais daquela comunidade.

MARÇO

Dias: de 7 a 10, Encontro do Clero e Religiosas, no Centro de Pastoral, sob a coordenação do Pe. Luís Carlos, da Comunidade Shalom, de Fortaleza. Como consequência das ações deste encontro, constituiu-se uma Equipe de Planejamento Pastoral, em nível de Diocese, integrada por esta equipe: Padres Afonso Queiroga e Brandão; e ainda pelas irmãs Gilza Menezes, Graciema e Orlanda.

JUNHO/JULHO

Dias: 30/06 a 03/07 - é realizado o 1º Cursilho Masculino da Diocese, com 47 participnates.

Dia: 14/07 - No Diocesano, reúnem-se 35 animadores do Dia do Senhor, para aprofundar e refletir acerca destes temas: Direitos Humanos (Pe. João Firmino), Comunidades Eclesiais de Base (Irmã Gilza Menezes), Ministério da Igreja (Irmã Orlanda), Oração (Irmã Tomellin) e Fé (Irmã Rosalina).

AGOSTO

Dia 3 - 15º aniversário de instalação da Legião de Maria, em Iguatu, que teve seus primeiros diretores nas pessoas dos reverendos padres Renato Bevort e Antônio Vieira.

Dias: 8 a 18 - Dom José Mauro, bispo diocesano, empreende longa Visita Pastoral em Arneiroz. Sua Excia. Revma. se fez acompanhar de distinto séquito, de que fizeram parte: Mons. Antônio Alves de Oliveira, Pe. Francisco Alcides Cericato e Irmã Zulmira.


Dados coligidos por
OSMAR LUCENA FILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário