domingo, 18 de julho de 2010

CRONOLOGIA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE IGUATU
Correspondente ao Ano de 1975

JANEIRO
Dia 1 - Mensagem de Sua Santidade, o Papa Paulo VI, para a celebração do VIII Dia Mundial da Paz, com o Tema: A RECONCILIAÇÃO, CAMINHO PARA A PAZ.

A RECONCILIAÇÃO, CAMINHO PARA A PAZ

Dia 5 – Ordenação presbiteral do Pe. João Firmino da Cruz, por Dom José Mauro. Fazia, então, dez anos, que Dom Mauro havia ordenado seu último padre diocesano (para a Diocese de Iguatu).

MARÇO
Dia 12 – A CNBB lança, oficialmente, a 12ª Campanha da Fraternidade, com o lema: REPARTIR O PÃO.
Na mesma data, chega à Diocese de Iguatu o Pe. Ricardo Siuta, polonês, natural de Wroclaw.
Dia 23 – Posse do Pe. João Firmino da Cruz, na Paróquia de Bom Jesus, do Quixelô.
Em igual data, que coincidiu com a celebração do Domingo de Ramos, acontece o 3º RETIRO DOS JOVENS IGUATUENSES, no Colégio São José, sob a assessoria dos padres Afonso Queiroga e Ricardo, e das irmãs Gilza Menezes e Marlise Furini.
ABRIL
Dias: de 11 a 13 – Reúnem-se os Bispos da Provincia do Ceará (Regional Nordeste 1), no Centro de Treinamento da Diocese de Iguatu. Na pauta do encontro, estes temas: a) Revisão Pastoral, a partir do encontro de Quixadá (por Dom Antônio Batista Fragoso); b) Pastoral Familiar, a partir do último encontro da Comissão Representativa em Brasília (por Dom Aloísio Lorscheider, OFM); O Plano Nacional de Pastoral e a Província do Ceará (por Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte).
Dias: 15 a 19 – Recepcionados pelo vigário, Pe. Geraldo Dantas, Dom Mauro, Irmã Marlise e Irmã Gilza visitam a Paróquia de Pedra Branca. A Visita Pastoral supramencionada inicia-se na noite do dia 15, em Santa Cruz do Banabuiú. No dia 17, às 17h, Dom Mauro e sua Comitiva adentram, enfim, a sede da Paróquia (Pedra Branca).
JULHO
Dias: 12 a 25 – No Diocesano, sob a coordenação dos padres Afonso Queiroga e Brandão, acontece curso sobre ‘Igreja”. 45 é o total de participantes.
Dias: 17 a 20 – É realizado, no Centro de Treinamento, um Curso sobre Catequese, com um total de 82 participantes. A Coordenação Geral ficou a cargo das irmãs Tereza Bandeira e Maria Lúcia, auxiliada por esta equipe de Colaboradores: José Vicente Filho, Ir. Guedes, Luíz Gonzaga Araújo, Sebastião Sá, Luiza Ferreira Pinho, Margarida Barreto, Raimunda Lopes, Josefa Andrade e Edilson Vieira.
Dias: 22 a 25 – Curso sobre Bíblia. Local: Diocesano. Total de participantes: 72. Ministrante: Pe. José Doth de Oliveira (vigário de Mombaça). Equipe de Apoio: Ir. Tereza Bandeira, Ir. Maria Lúcia, Ir. Geralda, Sebastião Sá e Zaíra Soares.
OUTUBRO
Dias: 2 a 5 – Treinamento de Líderes Rurais, na Paróquia de Mombaça, num total de 30 participantes, provenientes destas localidades: Serrote Preto, Sabonete, Queimadas, Barra Grande, Lagoa Nova, Lagoa da Moita, Bonfim, Riacho Escuro, Travessão, Massapê, Boaventura, Barra da Forquilha, José de Araújo e Zorra. O tema do encontro foi o “aprofundamento do pessoal engajado na animação do Dia do Senhor e na Organização de Grupos. A coordenação coube aos padres Queiroga e Brandão, auxiliados pelas irmãs Gilza Menezes e Tereza Bandeira, e ainda pela leiga Zaíra Soares.
Dia 14 – Dom José Mauro, bispo diocesano, encontra-se no Vaticano, Roma, em Visita Ad Limina Apostolorum, quando é recebido em audiência particular pelo Papa Paulo VI. O Pastor diocesano estende este périplo pela Europa, indo às cidades alemãs de Aachen, Colonia e Esse – tendo, como guia e intérprete, o Pe. João Sticker (então vigário de Jucás) - cidades às quais a Diocese de Iguatu muito deve, pelas ações caritativas delas recebidas.
DEZEMBRO
Dia 8 – Paulo VI subscreve a Exortação Apostólica, Pós-Sinodal, Evangelii Nuntiandi, sobre a Evangelização no Mundo Contemporâneo. Belo e inspirado “Documento Pontifício” este, endereçado ao episcopado, ao clero e aos fiéis de toda a Igreja.

FICHA TÉCNICA DESTA POSTAGEM
Pesquisa e texto: Osmar Lucena Filho (Piquet Carneiro-CE)
Fonte: BOLETIM DA DIOCESE DE IGUATU - ANO 1975 / LIVRO DE TOMBO DAS PARÓQUIAS DE PIQUET CARNEIRO E MOMBAÇA. RELATÓRIOS DE ENCONTROS PASTORAIS (DIOCESE DE IGUATU)/ SITE DA SANTA SÉ: http://www.vatican.va/holy_father/paul_vi/apost_exhortations/documents/hf_p-vi_exh_19751208_evangelii-nuntiandi_po.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário