domingo, 18 de julho de 2010

CRONOLOGIA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE IGUATU
ANO DE 1978
JANEIRO
Dia 1º - Celebração do Dia Mundial da Paz. Mensagem do Papa Paulo VI a todos os homens de boa vontade. “Não à Violência, Sim à Paz” foi esse o tema.
Dias: 5 a 10 – Encontro do Regional Nordeste 1, em Messejana. Presença da Diocese, representada nas pessoas do Sr. Bispo Diocesano, Dom José Mauro, do padre Afonso Queiroga, de Zé Vicente e de Ir. Gilza Menezes. Temas focalizados por ocasião deste encontro: A) Evangelização hoje e no futuro da América Latina B) Congresso Eucarístico Nacional C) Seminário Regional D) Problemas da terra E) Comissão Regional do Clero.
Dias: 16 a 20 – Curso de Pastoral, realizado no Diocesano, sob a direção de uma equipe perita em “Situação da América Latina”, compostas por estas pessoas: Pe. Marins, Ir. Teolide e Ir. Carolee
FEVEREIRO
Dia 2 – Dom Mauro vai a Saboeiro para presidir à missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Purificação, padroeira daquela comunidade eclesial. Concelebram com o Sr. Bispo os padres João Sticker e Geraldo Slag.
Nesta data, chega a Piquet Carneiro, para residir e colaborar nos trabalhos da Paróquia, a irmã Maria de Lourdes Macedo (Assunção).
Dia 8 – Por ocasião da Quarta-Feira de Cinzas, dá-se a abertura solene de mais uma Campanha da Fraternidade, a 15ª de uma série iniciada, nacionalmente, na Quaresma de 1964. A de 1978 teve por tema: Fraternidade no Mundo do Trabalho; e por lema: Trabalho e Justiça para Todos.
MARÇO
Dias: 7 a 9 – Encontro do Clero Diocesano (16 membros na ocasião). Na “pauta”, entre outros assuntos, a escolha do novo Conselho Presbiteral, composto por estes padres: Mons. Antônio Vieira Costa, Pe. Brandão Callanan, Pe. José Alves de Macedo, Pe. Crisares Sampaio Couto, Pe. Afonso Queiroga da Silva e Pe. José Gonçalves Landim.
ABRIL
Dias: 9 a 14 – Em Cedro, com um total de 111 participantes, ocorre mais um curso de Promoção Humana, coordenador, desta feita, pelo Padre Tomás Henriquez, tendo como colaborador o economista Carlos Alberto e a assistente social Maria de Lourdes Rocha.
MAIO
Dia 24 – Em Cariús, acontecem homenagens aos padres João Sticker e Tarcísio Weber (então recém chegado à Diocese), pelos exímios trabalhos pastorais ali desenvolvidos. A articulação do evento, que contou com a participação de Dom Mauro, coube às Irmãs Josefinas, residentes naquela paróquia.
JUNHO
Dias 19 a 25 – Dom José Mauro empreende Visita Pastoral em Piquet Carneiro. Equipe que acompanha o Sr Bispo: Mons. Alves, Pe. Queiroga , Pe. Brandão Callanan (Região de Ibicuã); para a Região Sede: Pe. José Doth de Oliveira, Pe. José Joaci Cavalcante, e as religiosas Tereza Bandeira e Assunção.
Dia 21 – Homenagens de todo o Orbe chegam à Cidade Eterna (Roma), por ocasião do 15º aniversário da eleição do Cardeal Giovanni (João) Montini, então arcebispo de Milão, ao Supremo Pontificado, com o nome de PAULO VI.
Dia 24 – Dom Mauro viaja a Cedro, a fim de presidir ao encerramento do novenário de São João Batista, padroeiro daquela localidade. Participam do Rito Sagrado – a missa em ação de graças – estes padres: Mons. Antônio Vieira Costa (Vigário local), José Alves Macedo (Icó), Crisares Sampaio Couto (Acopiara), Afonso Queiroga da Silva (Vigário da Sé Catedral, em Iguatu), e Gonçalo Farias Filho (Crato).
JULHO
Dia 7 – De ordem de Sua Excia. Revma. Dom José Mauro, bispo diocesano, os festejos em honra de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Jucás, foram suspensos em razão de abusos cometidos no que tange à infiltração de práticas mundanas, tais como jogos de azar, festas dançantes, não condizentes, pois, com o espírito religioso da Festa (novenário).
AGOSTO
Dia 6 – O mundo católico cobre-se de luto, em decorrência do falecimento de Sua Santidade o Papa Paulo VI.
Dia 26 – No Vaticano, confinados na Capela Sistina, os membros do Sacro Colégio Cardinalício elegem, como sucessor de Paulo VI, o eminentíssimo Cardeal Albino Luciani, na ocasião, Patriarca de Veneza, que adota, como papa, um duplo nome, João Paulo; um binômio assim, não tinha precedentes na História do Papado.
SETEMBRO
Dia 20 – Em Messejana (Fortaleza), na presença de seus irmãos de hábito (padres Geraldo Slag e Tarcíso Weber, missionários da Sagrada Família) falece o Pe. Aloísio Klur, vigário de Aiuaba.
Dia 28 – O mundo se surpreende com o falecimento do Papa João Paulo I, fulminado por um ataque cardíaco, apenas 33 dias depois de haver sido escolhido para ocupar a Cátedra de São Pedro. Nas “ACTA APOSTOLICAE SEDIS – 1978, o óbito é assim registrado: Summus Pontifex IOANNES PAULUS PP. I d. 28 m. septembris. a. 1978 Sanctissime obdormivit in Domino.
OUTUBRO
Dia 16 – Transcorre a histórica eleição do Cardeal Arcebispo de Cracóvia, Polônia, Karol Josef Wojtyla, como sucessor do Papa João Paulo I. O neo eleito assume o nome de João Paulo II. A sua, é uma eleição que rompe com mais de 400 anos de escolha de cardeais italianos. A tradicional fórmula latina (que vem da Idade Média) do anuncio da eleição foi proferida pelo Cardeal protodiácono, Pericle Felici, nestes termos: ANNUNTIO VOBIS GAUDIUM MAGNUM: HABEMUS PAPAM! EMINENTISSIMUM AC REVERENDISSIMUM DOMINUM... DOMINUM... CAROLUM SANTAE ROMANAE ECLESIAE CARDINALEM WOJTYLA, QUI SIBI NOMEM IMPOSUIT IOANNIS PAULI SECUNDI.
DEZEMBRO
Dias: 11 a 14 – Realização da 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no curso da qual são eleitos os integrantes da Equipe de Coordenação Pastoral face ao ano de 1979, ficando, assim, empossados estes membros: Dom José Mauro (bispo diocesano), Pe. Afonso Queiroga da Silva, José Vicente Filho (Zé Vicente), Senhoria Soares. REPRESENTANDO OS ZONAIS: Pe. Brandão Callanan, (Zona I); Maria do Socorro Lima (Zonal II); Severina (Zonal III) e Ir. Gilza Menezes (Zonal IV).
FICHA TÉCINCA DESTA POSTAGEM
TEXTO E POSTAGEM:
OSMAR LUCENA FILHO (PIQUET CARNEIRO-CE)
FONTE DE PESQUISA:
BOLETIM DA DIOCESE DE IGUATU (EDIÇÕES DE 1978) – LIVRO DE TOMBO DA PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO – LIVRO DE TOMBO DA PARÓQUIA DE MOMBAÇA – ACTA APOSTOLICAE SEDIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário