segunda-feira, 25 de maio de 2009

ARTIGO DE AUTORIA DO PROF. ANTÔNIO FIRMINO DE SOUZA

"MARIA, MEDIANEIRA NOSSA"

O fenômeno religioso é inerente a toda humanidade e abrange povos do mundo inteiro. Entre as várias formas de expressão de crenças, está o Cristianismo, tendo, como centro, Jesus Cristo, que, como VERBO, coexistiu com o Pai desde a eternidade e, gerado no seio de Maria, assume a condição humana.

É reconhecido o papel importante que Maria teve na História da Salvação. Foi a ponte entre o Divino e o humano, fator preponderante que explica o motivo dos seguidores de Jesus, de modo especial, os fiéis católicos, dispensarem uma devoção tão fervorosa a Maria.

A presença de Maria torna-se indispensável para a expressão da fé dos cristãos; seu rosto passou a simbolizar a esperança de tantos rostos que esperam o encontro definitivo com Jesus.

Essa sensibilidade da devoção mariana é visível na variedade de formas e conteúdos que o povo encontra para registrar seu afeto por Maria: os gestos, as rezas, o terço, a literatura, as procissões e as imagens. Nestas, os artistas sintetizam as manifestações de fé do povo, seja ele o índio, o negro, o branco, o rico ou o pobre, perpassando toda a história.

Cada geração é diferente da outra, cada época cultiva seus próprios valores; porém, a presença de Maria é constante, e seu significado, imutável. Maria foi, é, e continuará sendo, a mediadora entre o povo e seu Filho , Jesus Cristo.

Leva-nos a refletir, o fato de Maria quase nunca aparecer sozinha nas imagens. Há sempre algo maior com ela: O Menino-Deus, uma estrela, uma auréola... Enfim, podemos ver que Maria, embora cultuada de várias formas e sob vários títulos, não quer chamar atenção para ela mesma, não se coloca como salvadora, mas, como na festa de cana da Galileia (Jo 2, 1-12), quer estar sempre atenta às necessidades das pessoas. Há quem diga que a presença de Maria simboliza o "olhar materno de Deus sobre a humanidade."

Prof. Antônio Firmino de Sousa
Paróquia de Piquet Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário