domingo, 31 de maio de 2009


EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO - CE

MONS. ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA

5º VIGÁRIO, ENTRE 1974 E 1975

"Mons. Antônio Alves de Oliveira nasceu no sítio Cipó, hoje pertencente ao município de Jucás, no ano de 1911. Fez o curso primário e secundário no seminário da cidade do Crato. Depois formou-se em Filosofia, no Seminário da Prainha, em Fortaleza, e em Teologia, em João Pessoa-PB. Foi ordenado padre em 1942. Por 11 anos exerceu o cargo de diretor de disciplina no seminário de Crato e por 36 anos foi capelão do Colégio São José, na cidade de Iguatu, onde lecionou Latim, Francês, Português, Filosofia e Psicologia. Foi vigário geral da diocese de Iguatu, no período de 1984 a 1988." (Cf. Texto extraído do Diário do Nordeste, edição de quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004).

ATO DE NOMEAÇÃO DE MONS. ALVES PARA VIGÁRIO ECÔNOMO DE PIQUET CARNEIRO

Em março de 1974, desejoso de nomear um sucessor para o Pe. Agostinho Paulino de Melo, que deixara a Paróquia de Piquet Carneiro, Dom José Mauro, então bispo diocesano de Iguatu, escreve ao Mons. Antônio Alves de Oliveira, nestes termos:

"Revmo. Sr. Monsenhor Antônio Alves de Oliveira

Saudação e Paz no Senhor.

Encontra-se vaga a Paróquia de Pquet Carneiro, com a saída do último vigário, Padre Agostinho Paulino de Melo.

Não podendo atender pessoalmente, pelas múltiplas obrigações, às necessidades espirituais do Povo de Deus, naquela Paróquia, e, enquanto não me é possível, na carência em que se encontra a nossa Diocese, de ministros sagrados, nomear pároco residente, segundo as leis canônicas, para atender ao bem espiritual do povo cristão daquela freguesia, concedo-lhe, por este Ato, as faculdades ordinárias que assistem aos Vigários Ecônomos, para, como lhe permitirem as forças, atender às necessidades espirituais de quantos precisarem de seus bons ofícios.

Queira dar a conhecer oportumente ao povo esta decisão da parte da autoridade diocesana, fazendo transcrever esse Ato no Livro do Tombo da Paróquia.

Iguatu, 21 de março de 1974.

Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago
Bispo da Diocese de Iguatu."

(Cf. Livro do Tombo - pág. 30v.)

SOBRE O CURTO PERÍODO DE SEU PASTOREIO EM PIQUET CARNEIRO, ASSIM ESCREVEU, NO LIVRO DO TOMBO, O MONS. ANTÔNIO ALVES:

"Por motivo de força maior, não fixei residência em Piquet Carneiro, mas lá me ia sempre, todos fim de semana, pelo trem da manhã de sexta-feira, e retornando a Iguatu, pela tarde de domingo.

Frequentei, assim, essa Paróquia, por todo um ano, precisamente, de 24 de março de 1974 a 30 de março de 1975, pregando sempre para o povo a Palavra de Deus, confessando os fiéis desejosos de reconciliação sacramental, batizando e casando, com a devida preparação dos pais, padrinhos e noivos.

Em nada alterei a disciplina paroquial dos vigários anteriores, celebrando, no primeiro domingo do mês, em Piquet Carneiro; no segundo, em Ibicuã; no terceiro, em Mulungu, e, no quarto domingo, em São Bernardo, as quatro principais comunidades da paróquia em pauta.

O povo é simples e predisposto à vida espiritual, embora deveras rotineiro, meio massificado em sua vivência cristã e paroquial." (Cf. Livro do Tombo - págs. 29v, 30 e 31).

Mons. Antônio Alves de Oliveira faleceu aos 25 de fevereiro de 2004, à altura de uma idade veneranda: aos 93 anos!

PESQUISA E TEXTO:

Prof. Osmar Lucena Filho

FONTES:

Livro do Tombo da Paróquia de Piquet Carneiro - TOMO I - 1948-2006.
Diário do Nordeste, edição do dia 26 de fevereiro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário