quinta-feira, 14 de maio de 2009

HISTÓRIA DOS CONCLAVES - SÉCULO XX
O CONCLAVE DE 1922: NO QUAL FOI ELEITO PIO XI, O 259º PAPA DA HISTÓRIA DA IGREJA
Foi na noite da candelária (Nossa Senhora das Candeias), dia 2 de fevereiro de 1922, que se abriu o conclave em face da sucessão de Bento XV. 53 cardeais adentraram a famosa Capela Sistina, construída a mando do Papa Sisto IV, no século XV; templo esse, caprichadamente decorado pelo gênio de Michelangelo, no século XVI.
Na 14ª votação, no dia 6 de fevereiro de 1922, a "fumaça branca" - tradição que vem do século XVIII - anunciava URBI ET ORBI (à cidade de Roma e ao mundo) que um novo Papa acabara de ser eleito, e se chamaria PIO XI. Mas, afinal de contas, de quem se tratava? do cardeal AMBROGIO DAMIANO (Ambrósio Damião) ACHILLE RATTI, um antigo bibliotecário, ex-núncio apostólico na Polônia, e recentíssimo cardeal-arcebispo de Milão - pois ele estava, de fato, fazia poucos meses, nesse posto de comando.

Ao justificar o nome que adotara como papa, PIO XI, ele falou desta maneira: " Sob o pontificado de Pio IX, eu fui batizado na Igreja Católica, e fiz meus primeiros passos para a carreira eclesiástica. Pio X chamou-me a Roma. Pio é um nome de paz. Assim, desejoso de votar meus esforços à obra de pacificação, à qual se consagrou meu antecessor Bento XV, eu escolho o nome de Pio XI.". (Cf. História Secreta dos Conclaves. Paz e Terra. 1971.).

O anúncio oficial de sua eleição - o HABEMUS PAPAM - foi realizado pelo cardeal Gaetano Bisleti (então protodiácono do Sacro Colégio). Um novidade: Pio XI resolveu dar a sua 1ª bênção URBI ET ORBI, a partir da sacada "externa" da Basílica de São Pedro (a última bênção papal aí efetuada, havia sido dada antes de 1870, pelo Papa Pio IX).
O maior feito deste papado ficou por conta da assinatura do famoso "Tratado de Latrão", assinado em 11 de fevereiro de 1929, por Mussolini e Pio XI (representado, na ato diplomático supra, pelo seu dinâmico Secretário de Estado, o cardeal Gasparri) pelo qual foi criado o Estado do Vaticano.
Outro fato marcante deste pontificado foi a inauguração da Rádio do Vaticano, em 12 de fevereiro de 1931, a cuja solenidade compareceu Marconi, o inventor do rádio. Pio XI tornava-se, assim, o primeiro papa a servir-se das ondas do éter, para multiplicar o poder de sua palavra de Pai e Pastor de todos os crentes.

Pio XI "era de um temperamento vigoroso, de constituição forte. Gostava de caminhar à luz e ao ar livre, habituado a praticar alpinismo para repousar de seus trabalhos de bibliotecário. Era, além do mais, de aspecto gravepouco expansivo, falava lentamente, como se pesasse todas as suas palavras. Muito ordenado. Muito calmo. Muito seguro de si. Era dotado de um poder de trabalho extraordinário, estudando as questões com cuidado e lentidão e só tomando as decisões após ter minuciosamente estudado todas as peças do dossiê. (...) Era autoritário e pessoal." (Cf. História Secreta dos Conclaves - Editora Paz e Terra. 1971.)

O lema papal de Pio XI era "RAPTIM TRANSIT", ou seja: "Tudo passa muito rápido!". Uma referência, não há dúvida, à transitoriedade (passagem) das glórias deste mundo...
De Pio XI, é lícito afirmar que ele criou muitas dioceses no Brasil, e foi também quem inaugurou, direto do Vaticano, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Um ano antes, em 1930, ele havia declarado Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.
Faleceu Pio XI na manhã do dia 10 de fevereiro de 1939, quando os "sinais" do início da 2ª Guerra Mundial já eram bem evidentes...

UMA PESQUISA E TEXTO
Osmar Lucena Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário