domingo, 31 de maio de 2009


EX-VIGÁRIOS DE PIQUET CARNEIRO - CE

PE. FRANCISCO ALVES TEIXEIRA

3º VIGÁRIO ENTRE 1959 E 1966

Francisco Alves Teixeira nasceu em Maranguape-CE, em 1928. Após os estudos seminarísticos, cursados no vetusto e célebre seminário da Prainha, sob a sábia orientação dos Padres Lazaristas, é, portanto, ordenado presbítero. O oficiante é Dom Antônio de Almeida Lustosa; o cerimonial aconteceu no dia 30 de novembro de 1958. O neo-sacerdote preside, pela primeira vez, a Santa Missa, em sua terra natal, Maranguape, em 8 de dezembro subsequente.

Decorridos poucos meses de sua ordenação, no dia 9 de fevereiro de 1959 eis que o Pe. Francisco Alves Teixeira assume a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Piquet Carneiro, como sucessor do Pe. Alberto Nepomuceno de Oliveira. Fá-lo em cumprimento de ordem de Dom Lustosa.

No Livro do Tombo - fonte a que sempre recorro! - achamos esta nota, sobre a posse do Pe. Teixeira em Piquet, redigida de próprio punho deste: "Aos 9 de fevereiro de 1959, às 7 horas, eu, Pe. Francisco Alves Teixeira, tomei posse da Paróquia de Piquet Carneiro, a mandado de Sua Excia. Dom Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza. Feita a leitura da Provissão pelo supra-citado sacerdote seguiram-se as cerimônias estabelecidas. Em seguida, o novo vigário pela 1ª vez dirigiu a palavra aos novos paroquianos falando das boas disposições com que abraçava seu novo ministério junto às almas e contando com a cooperação dos fiéis da Freguesia. Tomados os paramentos sagrados o novo vigário celebrou a santa missa e em seguida confessou alguns fiéis presentes. Terminadas as funções paroquiais, procurei logo em palestras pessoais a tomar conhecimento do que havia sido feito por meu predecessor padre Alberto Oliveira que, apesar de uma seca causticante, muito fez pela boa ordem espiritual e material desta paróquia. Piquet Carneiro, 9 de fevereiro de 1959. Pe. Francisco Alves Teixeira - Vigário."

A exemplo de seu predecessor imediato (Pe. Alberto), também o Pe. Teixeira deixou um precioso resumo das atividades que procurou fazer como vigário de Piquet Carneiro, como se vê do seguinte registro:

1959: "Além da Visita Pastoral de Sua Excia. Revma. Dom Raimundo de Castro e Silva, no mesmo ano de 1959, fizemos o retiro das moças de Piquet Carneiro, num número quase de 80. As moças ficaram internas numa casa gentilmente cedida pelo Sr. Franco, ao lado da matriz. Todas ficaram o dia todo na referida casa,e só se retiravam à noite para suas residências. Pregou o retiro o Revmo. Pe. Elmas, Vigário de Milhã. No dia 9 de outubro de 1959 começamos a festa em Piquet Carneiro, campanha de um transporte paroquial. Apuramos Cr$ 129.897,00, na sede paroquial e Capela do Ibicuã. Em São Bernardo fizemos também um movimento material de Cr$ 46.000,00 para reparo da mesma capela. Fundamos, em março de 1959, uma escola preparatória de seminário com o 3º e 4º anos, mantida pela arquidiocese. Mandamos no começo de 1960 dois alunos de nossa escola para o Seminário: Valdenor Pinheiro e Carlos Paulino, além dos dois outros seminaristas Manoel Stênio e Oscar Dias, postos pelo vigário precedente (ndr: Pe. Alberto) no seminário."

1960: "Mosaicamos uma parte da Matriz. Fizemos a 1ª Comunhão das crianças do catecismo. Recebemos a visita de Fre Álvaro Formiga, que preparou retiro para as senhoras e a Páscos dos homens. Colocamos a primeira bancada de cadeiras na matriz."

1961: Durante este ano, no setor espiritual, fizemos, com o auxílio dos vigários vizinhos, de Milhã, Senador Pompeu, Mineirolândia, Solonópole, Pedra Branca, respectivamente, Pe. Elmas Feliciano, Pe. José Salmito Neto, Pe. José Aloísio Moreira, Pe. Agenor Tabosa Pinto e Pe. Geraldo Dantas. O mesmo trabalho foi feito em todas as paróquias acima citadas, com ótimos resultados espirituais." (sic!)

UM SACERDOTE EM SINTONIA COM AS EXIGÊNCIAS DE SUA ÉPOCA

Preocupado com os rumos da Educação em Piquet Carneiro, Pe. Francisco Teixeira instala, em março de 1962, com o apoio da Comunidade e do então gestor municipal, prefeito Luiz Aires de Souza, o curso de ensino fundamental; na época, chamava-se Curso Ginasial.

O paroquiato do terceiro vigário de Piquet Carneiro encontra uma feliz coincidência com a renovação pela qual a Igreja Católica vinha passando , em decorrência da realização, em Roma, do Concílio Ecumênico Vaticano II.

De fato, esta Assembléia de Bispos, convocada pelo Papa João XXIII, em 1962, e concluída em 1965, já sob o pontificado de Paulo VI, pôs a Igreja em perfeita sintonia com as exigências dos tempos modernos. Assim, por exemplo, a missa, que era celebrada, desde há séculos, em latim, passou a sê-lo em língua portuguesa. Por conseguinte, coube ao Pe. Teixeira o mérito, perante a História da comunidade eclesial de Piquet Carneiro, de celebrar a primeira missa em português, na matriz local.

A NOVA DIOCESE DE IGUATU

Outro fato histórico, que ocorre na ocasião em que Pe. Teixeira paroquiava Piquet Carneiro, foi a criação e instalação, por ordem de João XXIII, da nova Diocese de Iguatu. Em 4 de fevereiro de 1962, Pe. Francisco Texeira ruma para Iguatu, para tomar parte do solene ato de posse do 1º bispo de Iguatu, Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago.

Pelo disposto na Bula de João XXIII, a Paróquia de Piquet Carneiro, uma vez desmembrada da Arquidiocese de Fortaleza, passa a integrar o novo território diocesano.

O ano de 1964 assinala, ainda em pleno governo paroquial do Pe. Teixeira, a 1ª Visita Pastoral que Dom José Mauro, então novo e 1º bispo diocesano de Iguatu, faria a Piquet Carneiro.

Pe. Francisco Alves Teixeira teve a felicidade, por assim dizer, de colher, no fianal do seu vicariato, os primeiros frutos da benéfica árvore, que plantara: em dezembro de 1965 sai a 1ª Turma de Ginasianos do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Depois de um longo tempo durante o qual residiu na capital cearense, Pe. Teixeira volta ao sertão para assumir seu ministério sacerdotal em Deputado Irapuan Pinheiro.

Atualmente, por recomendação médica, reside o Pe. Teixeira no Centro Pastoral da Diocese de Iguatu, em Iguatu, colaborando, na medida do possível, nas atividades pastorais.

PESQUISA E TEXTO:

Prof. Osmar Lucena Filho

FONTE:

Livro do Tombo da Paróquia de Piquet Carneiro - Tomo I - 1948/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário