sexta-feira, 22 de maio de 2009


O CONCLAVE DE 1963: ELEIÇÃO DE PAULO VI
O Conclave que se seguiu à morte de João XXIII foi dos mais breves da História da Igreja, e um dos que menos causaram surpresa em relação, claro, ao cardeal eleito: GIOVANNI BATISTA MONTINI.
Montini, em 1963, era, como Pacelli, em 1939, o cardeal mais em evidência, ante os olhos do Sacro Colégio, e até do mundo laico, pela sua habilidade pastoral e diplomática.
Verdade é que, em 21 de junho de 1963, que coincidiu com a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o cardeal Montini tornou-se o Papa Paulo VI. Ele estava, desde 1954, no alto posto de Arcebispo de Milão (antiga cátedra dos santos Ambrosio e Carlo Borromeo).
O Habemus Papam - anúncio oficial da eleição de um Sumo Pontífice, que vem da Idade Média! -, desta feita , foi realizado pelo Cardeal Alfredo Otaviani.
Paulo VI foi o último papa a ser coroado com a tríplice TIARA (coroa papal). Isso foi em 30 de junho de 1963.
O grande ato do reinado de Paulo VI - que durou 15 anos! - foi, não há dúvida, a conclusão do Concílio Ecumênico Vaticano II, iniciado por seu antecessor, João XXIII.
O Papa Montini levou a bom termo a importante reunião conciliar, encerrando-a, solenemente, no dia da Imaculada, 8 de dezembro, de 1965.
Paulo VI tornou-se o primeiro pontífice dos tempos modernos a viajar de avião. Sua primeira viagem foi à Terra Santa, em 1964. Houve, assim, um ciclo de Viagens Pastorais ao redor do mundo, tendo ele realizado o último périplo, no ano de 1970, com uma ida ao extremo Oriente.
Em 1967, Paulo VI instituiu o Sínodo dos Bispos.
Os documentos importantes do seu magitério pontifício foram estes: Populorum Progressio (de 1967, encíclica social sobre o "desenvolvimento dos povos"); Humanae Vitae (a polêmica encíclica , redigida em 1968, sobre o "controle" da natalidade); Octogesima Adveniens (de 1971, sobre os 80 anos da Rerum Novarum, a grande encíclica social de Leão XIII); Evangelii Nuntiandi (escrita em 1975, praticamente no final do seu papado, que reúne as decisões pastorais do Sínodo dos Bispos de 1974, sobre a Evangelização no mundo de hoje). Um dos mais belos textos já redigidos, acerca da atividade, eminentemente evangelizadora, da Igreja Católica.
Paulo VI morreu em Castel Gandolfo (residência estiva dos papas) no dia 6 de agosto de 1978, aos 80 anos (completaria 81 em setembro). Suas solenes exéquias aconteceram no dia 12 seguinte, sob a presidência do cardeal Carlo Confalonieri, então decano do Sacro Colégio Cardinalício.
Texto redigido e postado pelo Prof. Esp. Osmar Lucena Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário